quarta-feira, 8 de novembro de 2017

PRIMEIRO DE NOVEMBRO DESTE ANO, HÁ 517 ANOS, AMÉRICO VESPÚCIO, MEMBRO DA CARAVANA DE PEDRO ÁLVARES CABRAL, AO CHEGAR NAS COSTAS DA BAHIA, PERTO DE SALVADOR, DECLAROU, EMOCIONADO:...



....'FOI A BAIA MAIS LINDA QUE JÁ VI NA MINHA VIDA, COM SUAS ÁGUAS CLARAS, MANSAS, BANHANDO UMA IMENSIDÃO DE TERRA', ou seja, era a nossa querida BAIA DE TODOS OS SANTOS que banha todo o recôncavo baiano, com suas águas percorrendo desde o oceano atlântico, e, nesse caso especial, essa baia, recebendo águas vindas de outra grande baia, a de CAMAMU, perto do sul do Estado onde as caravanas chegaram primeiro!

Em termos econômicos essa baia foi a mair importante do Brasil na era Imperial, e, depois, muitos e muitos anos, até a década de 60, onde toda a riqueza da Bahia chegava através dessa baia, trazidas por grandes, médios e pequenos veleiros, aportando na região do mercado modelo e na feira de São Joaquim, que eram os verdadeiros portos de Salvador juntamente com um outro, também, de muita importancia histórica, que ficava quase em frente a Igreja da Conceição da Praia onde desembarcavam toneladas de mercadorias vindas da Europa, especialmente, Lisboa, Espanha, Inglaterra, e do resto do Brasil! Também, foi o maior PORTO DE RECEPÇÃO DE NEGROS DA HISTÓRIA DO BRASIL, que tanto manchou e manchará, para sempre, a nossa história!

Segundo um historiador americano, o solo brasileiro, especialmente, da Bahia, de Minas Gerais e Rio de Janeiro , talvez, esteja mais sujo de sangue humano do que os perpetrados pelos nazistas na alemanha e paises vizinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário