quarta-feira, 3 de julho de 2013

CENTO E NOVENTA ANOS DE INDEPENDENCIA DO BRASIL, NA BAHIA, 2 DE JULHO DE 1823!



Quase um ano de lutas, sangrentas, do Povo da Bahia, COMPOSTO DE INDIOS, NEGROS E BRANCOS BRASILEIROS, VEJAM O QUE ESTOU AFIRMANDO, BRANCOS BRASILEIROS(por que fiz esta ressalva? Porque RACISTAS NEGROS, TÃO PERIGOSOS COMO RACISTAS BRANCOS, querem que nós, brancos brasileiros, sejamos responsabilizados por todos os massacres que brancos portugueses, franceses e holandeses fizeram contra Índios e o Povo Negro que vieram para o Brasil, como homens de bem, honestos e trabalhadores, e, quando entraram nos navios negreiros, vejam a verdade, VENDIDOS PARA BRANCOS PORCOS POR NEGROS VITORIOSOS EM GUERRAS TRIBAIS,E AINDA QUEREM RESPONSABILIZAR O BRANCO BRASILEIRO COMO RESPONSÁVEIS POR ESSES MASSACRES!), QUE, inconformados com as injustiças do Império Português no Brasil e na Bahia, resolveram expulsar, definitivamente, esses invasores que tantos nos roubaram, desde o seu primeiro dia neste País, começado na cidade baiana de Santa Cruz Cabrália, e, de lá, passando pela bacia de Camamu, uma das maiores do Brasil, três vezes maior do que a de Guanabara, duas vezes maior do que a da Baia de Todos os Santos, chegou no Porto da Barra, em Salvador, ONDE PENSAVAM QUE ESTAVAM NA ÍNDIA, e, poucos dias depois, acho que uns cinco dias, zarparam para encontrar esse caminho, deixando aqui um bando de corruptores e corruptos, OS CHAMADOS DEGREDADOS, ONDE O ESPETO D. MANOEL, REI DE PORTUGAL, EXIGINDO DO PEDRO ÁLVARES CABRAL QUE, PARA APROVAR ESSE PROJETO DE CHEGAREM AS INDIAS POR ESSE NOVO CAMINHO, SOMENTE AUTORIZARIA SE AS ESQUADRAS LEVASSEM TODOS OS CONDENADOS, ONDE LIMPARAM AS PENITENCIÁRIAS DE PORTUGAL, e, as consequências, até hoje, pagamos caro, com tantos malandrões, espertos e ladrões, inclusive, no CONGRESSO BRASILEIRO! Alguns argumentam que não é bem assim, inclusive, citam o país AUSTRÁLIA, que, no seu início, era uma GRANDE PENITENCIÁRIA INGLESA, ONDE LEVAVAM PARA LÁ OS PERIGOSOS INGLESES CONDENADOS, e, hoje, uma grande Nação! Mas, a verdade, não se se é pela nossa origem, a bandidagem é uma das pragas desta Nação!
 
Neste BLOGDOPOVÃO, em 2011, já escrevi sobre a verdadeira data da Independência do Brasil, na Bahia, iniciada por vários movimentos de liberdade, inclusive, o 7 de setembro de 1822, em São Paulo, nas margens do Rio Ipiranga (dizem que nunca aconteceu esse momento, onde nem o rio existia, mas......, hoje, há um monumento, inclusive, onde estavam os restos mortais da família imperial brasileira, e, o rio, hoje, um canal de esgoto, infelizmente! Por sinal, o quadro de arte que registra a presença do Imperador D. Pedro II, com aquela famosa frase, que não repetirei, pois, tenho complexo dela, desde criancinha, onde era obrigado, juntamente com os colegas, REPETÍ-LA MAIS DE CINQUENTA VEZES ATÉ GRAVÁ-LA (por sinal, já estou formado desde 1975 pela universidade, trabalhando em vários lugares nesse período, até hoje, nunca me perguntaram sobre essa frase! Como, também, nunca me perguntaram sobre a QUANTIDADE DE ÁGUA DO RIO AMAZONAS, DO RIO NILO, QUAL O MAIOR RIO ENTRE OS DOIS, QUAL O MAIOR PICO DO BRASIL E O DO MUNDO; QUAIS AS CAPITAIS DA EUROPA E DA AMÉRICA DO SUL; DOS ESTADOS DO BRASIL, ah, um inferno de perguntas, ocupando as nossas mentes para pensarmos em coisas importantes e concretas, como fazem os americanos, europeus, por exemplo, se o cara possui dotes para fazer uma panela de pressão, tudo é dedicado a ele, e esse vira um dos maiores construtores de panelas! Aqui, ficamos igual a um limpador de para-brisa de carro: prá lá e prá cá, e , quase nada sabemos de prática! Mas, há dez anos mudamos isto, onde já estamos fazendo boas panelas!
 
Hoje, 2 de julho de 2013, o Governo do Estado da Bahia, a Fundação Gregório de Matos e o Jornal A Tarde , na sua edição de hoje, nos trás uma importante revista, anexada a essa edição, contando a história do 2 de Julho, que, a partir do dia 5 de junho deste ano, passou a ser uma DATA NACIONAL SOBRE A INDEPENDENCIA DO BRASIL, por ato da Presidente Dilma Rousseff, cumprindo um anseio de todos os BAIANOS, há décadas e décadas! O maior legado será para que todo o Brasil tome conhecimento dessa vitória do Povo Brasileiro, especialmente, o Baiano, naquela época, conhecido como BAHIENSE (povo da Bahia) CONTRA  OS MAROTOS (tropas portuguesas). Vários extraordinários livros foram escritos sobre a nossa história, do Brasil e da Bahia, especialmente um, de um fantástico historiador baiano, graças à Deus, vivo e com saúde, em plena produção literária, o professor, doutor e catedrático da Universidade Federal da Bahia, Dr. Luis Henrique Dias Tavares. O seu fantástico livro, escrito em 1975, já premiado em vários prêmios literários, se encontra na biblioteca da Universidade Federal da Bahia, e, na Faculdade de Filosofia, inclusive, para ser vendido! Por sinal, um outro seu livro, sobre a historia da Bahia, fazia parte do calendário de livros de história da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, mas, sem ninguém entender, até hoje, foi retirado da série obrigatória de ensino, principalmente, para os jovens iniciantes! São coisas do nosso Brasil, e, hoje, estamos pagando caríssimo!
 
Vamos, a seguir, baseado nesse extraordinário trabalho, registrar o diálogo entre dois extraordinários BAHIENSES (baianos), em plena revolução pela Independência do Brasil, na Bahia: De um primo de Ruy Barbosa para o mesmo que se encontrava no Rio de Janeiro:

"Salvador, 21 de fevereiro de 1822,

Prezado Primo Ruy,
Desculpe a demora em responder vossa última missiva. Não foi por falta de vontade. A situação aqui em Salvador se complicou seriamente nos últimos dias.

Tudo piorou depois que os portugueses tomaram o forte de São Pedro à base de D]disparos de armas de fogo e baionetadas.

Não satisfeitos, começaram a invadir casas de família para lhes roubar os pertences. Muita gente morreu e muita gente que sobreviveu ficou sem um tostão.

E você pensa que foram só os soldados a cometer barbaridades contra as pessoas comuns? Acredito que você ficará surpreso em saber que muitos civis portugueses também tomaram parte na pilhagem e espancamentos que se seguiram à queda do forte. Jovens e senhores, até então respeitáveis, transformados em feras. A coisa mais horrível que já vi.

Lembra-se do mestre José Bento? Aquele senhor tão distinto, professor de latim aposentado? Pois o mataram sem dó, a troco de algumas alfaias de prata. Dizem que foi um tal de Serrão, crápula com patente de major. Ainda tiveram a audácia de justificar a vilania, acusando o desafortunado professor Bento de sedição e conspiração contra a Coroa. Mas o pior ainda estava por vir.

Pois tiveram os portugueses a empáfia de macular o Convento da Lapa, meu amigo, pior, eles feriram de morte a Abadessa do Convento , Sóror Joana Angélica.

Corre pela cidade que a coitada da Freira tentou, em vão, proteger a entrada do convento com o próprio corpo.

Os soldados da Coroa não hesitaram nem por um segundo: empalaram a religiosa na ponta das baionetas.

O Capelão Daniel Lisboa quase teve igual destino, mas sobreviveu.

A Cidade parece sufocada. Muitos temem pelas suas vidas e as de suas famílias"

Obs.: essa carta, verdadeira, encontra-se no Museu de Ruy, com várias outras.

 
 
 
 
Finalmente, para que todos Nós, jamais o esqueçamos, o HINO AO DOIS DE JULHO, OFICIALIZADO, HÁ DIAS, COMO HINO DA BAHIA:

NASCE O SOL A 2 DE JULHO
BRILHA MAIS QUE NO PRIMEIRO
É SINAL QUE NESTE DIA
ATÉ O SOL É BRASILEIRO.

NUNCA MAIS O DESPOTISMO
REGERÁ NOSSAS AÇÕES
COM TIRANOS NÃO COMBINAM

BRASILEIROS CORAÇÕES
CRESCE OH! FILHO DE MINHA ALMA
PARA A PÁTRIA DEFENDER
O BRASIL TEM JURADO
INDEPENDENCIA OU MORRER

NUNCA MAIS O DESPOTISMO
REGERÁ NOSSAS AÇÕES
COM TIRANOS NÃO COMBINAM

BRASILEIROS CORAÇÕES
SALVE OH! REI DAS CAMPINAS
DE CABRITO E PIRAJÁ
NOSSA PÁTRIA HOJE LIVRE
DOS TIRANOS NÃO SERÁ.

Obs.: Cabrito e Pirajá fazem parte da área suburbana de Salvador, onde, naquela época, eram distantes do 'centro' como falavam; todos os movimentos começaram nessa região, e, também, na Ilha de Itaparica, onde vieram centenas de índios e caboclos. Os portugueses foram surpreendidos porque ficavam , quase toda a tropa, na Cidade, principalmente, na região do Pelourinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário