terça-feira, 29 de novembro de 2011

DEPOIS DE JOÃO PAULO II, O LÍDER MIKHAIL GORBACHEV!

MIKHAIL SERGUÉIEVICH GORBACHEV, onde nasceu em 2 de março de 1931, em Stavropol, RSFS da Rússia, União Soviética. Hoje, 81 anos de idade e que tenha uma vida longa e maravilhosa, apesar da morte da sua espôsa e amiga Raíssa Gorbachova, que, como Primeira Dama da União Soviética, além de companheira fantástica, teve importantissimo papel pela queda do muro de Berlim , como, também, pelo fim do comunismo!

Estudou direito na Universidade de Moscovo, onde conheceu a sua espôsa Raissa, indo morar em sua terra natal, Stavropol, no sul da Rússia. Em 1966 concluiu outro curso universitário de economista-agrônomo.

Em 1988 , Gorbatchev anuncia que a União Soviética abandonava , oficialmente, a Doutrina Brejnev (implantar o comunismo em todo o mundo, tendo, como meta, combater o capitalismo, tendo os EUA como adversário maior), ao admitir que a Europa de Leste adotasse regimes democráticos, se desejassem. Com isto várias revoluções, pacíficas, estouraram em toda essa parte da Europa, como na Alemanha, acabando com a derrubada do muro de Berlim!

Gorbachev é bem visto em todo mundo ocidental graças à sua contribuição para o fim da Guerra Fria (disputa militar e de poder entre o mundo comunista e o capitalista), e, por essa contribuição para a Paz, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 15 de outubro de 1990, onde, nesse mesmo ano, as duas Alemanhas, capitalista e comunista, se reunificariam. Assinou, também, com os Estados Unidos da América a diminuição do poderio atômico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário