quarta-feira, 2 de novembro de 2011

TRISTEZA: UM SENTIMENTO HUMANO!

Vocês já pensaram se todos nós não tivéssemos tristeza? Que chateação! Tudo alegria! Morreu fulano e todos festejavam! Fulano foi atropelado e todos festejavam! Perdi dinheiro em uma transação financeira e todos festejavam! Ou seja, temos que ter o balanceamento entre a TRISTEZA E Á ALEGRIA , CUJO RESULTADO É O BEM ESTAR DE TODOS NÓS! Não podemos é pender mais para um ou para o outro! Se fôssemos um ROBÔ, tranquilamente, não teríamos TRISTEZA E NEM ALEGRIA! Ambos são sentimentos humanso que temos que convivê-los com sabedoria, dosando as suas doses! Se estamos tristes procuremos as suas causas com perseverança e muita fé em Deus!  Uma das táticas mais usadas por especialistas, etc. para combater esse sentimento negativo do ser humano é procurármos substitui-lo por sentimentos positivos, como: filhos; a própria saúde da pessoa; etc., etc..
Muitas origens da TRISTEZA VEM de emoções exageradas; egoismo; insegurança; baixa autoestima; incerteza; medo; desilusão.
Se não procurármos tratá-la, com rapidez, a consequência será o STRESS E DEPOIS A DEPRESSÃO!
Uma pequena história: um viajante, chegando em um pensão do interior do estado do Piauí, pediu uma vaga para passar uma noite; a dona da pousada disse-lhe que não havia, e, de tanto o viajante insistir, ela resolveu colocá-lo em um mesmo quarto com um antigo hóspede, gente boa, mas, todos as noites, chegava bêbado , caindo das pernas; a dona da pensão disse-lhe a verdade, dizendo-lhe que bastava abrir a porta que o bêbado já cai no chão; de madrugada o pobre do viajante sentiu uma tremenda dor de barriga, e, sem saber onde era o sanitário, resolveu aprontar: tirou a calça do bêbado e defecou nela e, logo depois, a vestiu no pobre bebão; trinta dias após, ao chegar nessa pensão, pediu a dona uma vaga, e, como sempre, lotação esgotada; o viajante, lembrando do bêbado, pediu-lhe que ficasse no quarto com "aquele bêbado" quando veio a triste notícia: O BÊBADO MORREU DE TRISTEZA! O viajante, "comovido", perguntou o motivo, e a dona da pensão o disse: ÊLE FICOU INCABULADO COMO TINHA DEFECADO NA CALÇA SEM SUJAR A CUECA! Pois é, se alguém tivesse dito ao bêbado o que tinha acontecido, tranquilamente, êle não teria morrido! Sempre há um motivo, se tentármos com dedicação e calma, o(s) motivo(s) que gerou(geraram) a Tristeza; para o Stress, evitando-se a DEPRESSÃO, que, como muitos pensam erradamente, há cura, como: ter fé em Deus, ajuda da Família e de um Psicólogo, e, com a sua fõrça de vontade tudo será resolvido! O êrro é achar que a pessoa triste, ou stressada, ou depressiva não mereça um cuidado especial, e deixá-la sem apoio algum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário