quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"NÃO DÁ PARA TER VERGONHA DO LUCRO", segundo a pensadora sul-africana Ann Bernstein.

A seguir, na íntegra, uma excelente reportagem da Revista Época, de maio deste ano, com essa extraordinária intelectual, de autoria da jornalista Tatiana Gianini:

SETE PERGUNTAS:

PRIMEIRA: O que a motivou a escrever o livro "em defesa dos negócios em economias em desenvolvimento"?

. "Sempre trabalhei em instituições de pesquisa financiadas por empresas privadas e percebi, ao longo do tempo, que havia certo preconceito. Volta e meia eu tinha de explicar por que trabalhava para o 'império do mal'. Isso me fez concluir que as empresas são malvisas pela sociedade de países em desenvolvimento o que não deixa de ser chocante, dado o enorme bem que a iniciativa privada faz para as cidades e as regiões desses países"

SEGUNDA: O livro diz que o diferencial da África do Sul são as empresas. O que mais explica o sucesso do país?

. "Na época do apartheid, o Estado era muito discriminatório, o que é totalmente condenável.Mas não podemos esquecer que, em outras áreas, esse mesmo Estado era muito inteligente. Usava, por exemplo, a receita gerada pelos impostos para ajudar a desenvolver a infraestrutura, uma raridade entre as nações em desenvolvimento" (que pena, somente após o ex-governo Lula, com PACs, tivemos esse item avançando!).

TERCEIRA: Por que o resto da África se mantém no atraso?

. "A África tem muito poucas empresas. Mas todos os governos da região sabem o que é preciso ser feito. É preciso investir em infraestrutura, eliminar a burocracia e criar um sistema de leis que funcione. Paul Kagame, presidente de Ruanda, abriu o país, chamou as empresas e a iniciativa está funcionando. É disso que a África precisa, e não de ajuda" (aqui, precisamos levar a industrialização e o agronegócio para o interior do País, principalmente, nas regiões pobres. Exemplos? Juazeiro, na Bahia; Petrolina, em Pernambuco, ambas, grandes produtoras e exportadoras de frutas para o Brasil e o exterior, é pena que para nós, Brasileiros de classes médias, somente CHPAMOS A SOBRA, COM DEFEITOS!; Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, grandes produtores de soja, talvez, já ultrapassando o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, principalmente, porque as áreas produtoras são extensas planícies diferentemente desses Estados do Sul, com isto, aumentando a produtividade por ha. (mas, o litro de óleo de soja, produzido nessa região, é o mesmo preço cobrado em todo o Brasil!


QUARTA: Por que a senhora diz ser contra a responsabilidade social?

. "As empresas precisam parar de pedir desculpa por sua existência. Se uma empresa é bem-sucedida, lucrativa e cumpre as leis locais, ela é boa paa a sociedade e essencial para o desenvolvimento. Isso porque paga impostos, então se pode conversar sobre o que mais deve ser feito para ser postos, gera empregos, estimula a inovação e a pesquisa Isso é o principal. Tendo atingido esses objetivos, então se pode conversar sobre o que mais deve ser feito para a sociedade". Concordo com essa Pensadora, em parte, mas não podemos deixá-las livres, sem compromissos sociais. Por exemplo, uma mineradora, depois de explorar todo o minério existente naquela mina, vai embora, deixando tudo devastado, e, ai, como ela sugeriu, se pagou impostos, etc., deve deixá-la partir sem nada em troca? Não, hoje, ela é obrigada a refazer essa área, deixando-a pronta para outras produtividades, como, por exemplo, agricultura! No País d'ela, Àfrica do Sul, tão rico no seu subsolo, existem centenas e centenas de hectares degradados, verdadeiras crateras lunáticas, imprestáveis para quaisquer outras atividades!

QUINTA: Mas não é lucrativo ter responsabilidade social?

. Você acredita nisso? Eu respondo: O Lucro Social, hoje, nas empresas modernas já fazem parte do balanço contábil de qualquer empresa moderna! Nos EUA e Europa moderna as empresas que não se preocupam com o meio-ambiente os seus produtos já estão sendo rejeitados pela Sociedade!

SEXTA: A senhora não?

. "Se uma empresa melhora sua eficiência energética e o valor da conta de luz cai 30%, não é responsabilidade social. É inteligência." Eu respondo, também: se o custo da luz cai, logicamente, o lucro dessa empresa aumentará, mas, quem garantirá que essa empresa repassará parte dessa lucratividade para a população?
SÉTIMA: A África do Sul tem um programa para incentivar a presença de negros em posições de liderança nas empresas. Esse programa funciona?

. Não muito bem. O programa não estimula o empreendedorismo. Os negros apenas dizem: posso ser seu sócio, vamos fazer um acordo. Muitas vezes acabam conseguindo algo só por causa da cor da pele. Não posso pensar em nada pior para construir uma sociedade. Sou a favor de uma sociedade construída com base na igualdade de oportunidades. O objetivo deve ser uma educação de alto nível para todos"
Em tempo: um IMBECIL, VEREADOR DE SALVADOR, QUE ME PERMITAM NÃO FALAR O SEU NOME, com todos os demais imbecis dessa fajuta Câmara, elaboraram um projeto-de-lei, inconstitucional e imoral, RESERVANDO TRINTA POR CENTO DAS VAGAS DE QUALQUER CONCURSO PÚBLICO QUE A PREFEITURA DE SALVADOR PATROCINAR PARA NEGROS! Engraçado: esse RACISTA É NEGRO E CARECA! Graças à Deus o João, Prefeito, vetou! EU SOU A FAVOR, COMO TODOS ANTIRACISTAS, DA RECUPERAÇÃO SOCIAL DO CIDADÃO, para que ele deixe a vergonhosa condição de pobreza, independentemente que seja negro, branco, índio, amarelo; etc.. LEIAM, POR FAVOR, O LIVRO "GOTAS DE SANGUE", de um extraordinário sociólogo Demétrios, da UFRJ! Segundo ele foi HITHER QUEM CRIOU CLASSES HUMANAS, através da política nazista de GOTAS DE SANGUE: quem não tivesse sangue ariano estaria em outras classes: judeus; ciganos; negros; etc., e ai, todos seriam condenados à morte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário