segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VEM AI UM "NOVO ANO": "COMA POUCO: BEBA POUCO; GASTE POUCO; FALE POUCO, OU SEJA, CONTROLE OS SEUS INSTITOS QUE SERÁ FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO E A FELICIDADE!

Assim, a Revista Época, de 14 de novembro deste ano, trás uma excelente reportagem sobre esse tema, onde, a seguir, transcreverei alguns trechos:

"Os prazeres estão mais acessíveis, e ficou mais difícil resistir às tentações. Novos estudos mostram como ter mais disciplina para melhorar a qualidade de vida"

"Controlar emoções, como a raiva, é dificil, exaustivos e até mesmo indesejável. As pessoas podem se permitir ter o sentimento - mas devem tentar controlar sua reação a ele. Contar até dez respirando pausadamente, como sugere a sabedoria popular, pode ajudar a conter o impulso de reagir de maneira desproporcional. Muitas vezes, é preciso resistir à rapidez comum no mundo moderno para continuar no controle da situação"

"Crianças capazes de resistir a tentações tornaram-se adultos mais saudáveis"

"Na sociedade atual, as velhas tentações - como comida ou drogas - somam-se a novas, como a internet e o celular. Nem sempre essas novas dependências são vistas de forma negativa, mas é importante ficar o quando um novo elemento deixa de ser auxiliar e passa a ser essencial em nossa vida. É preciso saber se o hábito pode trazer vantagens a curto prazo, mas se pode significar problemas no futuro".


"O individualismo das sociedades modernas prejudica o autocontrole do ser humano"

"Mesmo pessoas que costumam controlar seus impulsos podem ter problemas diante de uma tentação específica. 'O primeiro passo é reconhecer que têm uma compulsão', afirma a nutricionista Andrezza Botelho. E, se você não confia na própria capacidade de resistir a esse prazer, crie estratégias de apoio. Tomar água quando surge a vontade ou deixar de ter o item em casa pode ajudar".

"Assumir um comromisso publicamente e pedir o apoio dos outros para vigiar nosso comportamento pode ser uma grande ajuda na hora de resistir a um impulso. Nossos contatos sociais podem nos incentivar a mudar o nosso comportamento. Esse é um dos elementos imortantes para o sucesso de grupos como o Alcoólicos Anônimos. O autocontrole se fortalece com o convívio"

"Um bom começo para controlar seus impulsos é saber quanto você pode confiar em sua capacidade de resistir à tentação".

'uma sociedade que exalta a satisfação imediata, pode parecer contraditório, mas o autocontrole é, ao lado da inteligência, o fator mais importante para determinar nosso sucesso no trabalho, nas relações pessoais e na manutenção da saúde. Com a diferença de que a inteligência não pode ser muito alterada ao longo da vida. Nossa pesquisa mostra que mesmo os adultos podem aprimorar seu autocontrole', disse a Época o psicólogo Roy Baumeister, autor do livro Força de Vontade (Willpower que será lançado no Brasil no proximo ano).

Uma das coisas que mais me irrita é vê a minha mulher comprar bolsas e mais bolsas e somente usar uma de cada vez! Ou uma pessoa possuir mil pares de sapato e somente poder usar um; ou uma adega, com dez mil garrafas e o seu colecionador não poder bebê-las no seu túmulo! Eu prefiro beber uma garrafa por semana e não ter adega em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário