terça-feira, 29 de novembro de 2011

TRÊS GRANDES LIDERES MUNDIAIS FORAM RESPONSÁVEIS POR UM MUNDO MAIS SEGURO! AH, MEU DEUS, SE NÃO FOSSEM ELES!

PAPA JOÃO PAULO II; MIKHAIL GORBACHEV; E, RONALD REAGAN! A seguir, escreverei um pouco sobre cada um, fazendo a minha homenagem a esses grandes homens que nos deram mais segurança neste Mundo!

Karol Józef Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920, na pequena cidade polonesa de Wadowice, e, morreu em 2 de abril de 2005, com 84 anos de idade, no Vaticano, Roma, Itália: ERA O EXTRAORDINÁRIO E SANTIFICADO PAPA JOÃO PAULO II, eleito Papa em 16 de outubro de 1978, e, entonizado em 22 de outubro de 1978, antecedendo o Papa Italiano João Paulo I, e, sendo sucedido pelo atual Papa, o Alemão BENTO XVI. Foi o único Papa eslavo e polaco té a sua morte, além de ter sido o primeiro Papa não-italiano da história da Igreja Católica Apostólica Romana! Foi o terceiro maior pontificado da história da Igreja Católica Apostólica Romana.

Foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Santificou 1.340 pessoas e canonizou 483 Santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados.

Alguns dos seus diálogos que ficaram famosos: "o diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois, na realidade, a VIDA NÃO ESTÁ LIMITADA PELOS HORIZONTES DO MUNDO"! "Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calça jeans e tênis (.....) Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo (.....). Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos". "Não é possivel compreender o homem a partir de uma visão econômica unilateral, e nem mesmo poderá ser definido de acordo com a divisão de classes". Falando, pessoalmente, com o Ditador Fidel Castro disse-lhe: ".....as duras penas impostas a numerosos cidadãos cubanos e, também as condenações à pena capital não podem continuar" (ah, se o Lula tivesse feito isto! Foi um dos seus grandes erros nos seus oito anos de excelente govêrno. No dia que ele esteve com esse Ditador-Assassino acontecia a morte de um Dissidente, em greve de fome, que esse Lider Brasileiro comparou com um dos mortos de Carandirú! Foi terrivel!).

João Paulo II foi aclamado como um dos mais influentes Líderes do século XX, onde teve papel fundamental para o fim do Comunismo em toda a Europa Comunista, dominada pela antiga União Soviética, especialmente, na sua Polônia!

Promoveu, significamente, a melhoria da Igreja Católica com outras Religiões, como: o jadaísmo; islã; igreja Ortodoxa e a Comunhão Anglicana.

Tive a felicidade de visitar o seu túmulo, localizado no subsolo da Igreja de São Pedro, no Vaticano, em Roma, em novembro de 2010, que me deixou, e a todos os presentes, emocionados, principalmente, por ser o túmulo mais simples, daqueles que vemos em qualquer cemitério do Brasil, principalmente, no interior do País, ou seja, uma placa, de concreto, pintada de branco e com o seu nome, e, datas de nascimento e morte. Segundo informações dadas pelo nosso Guia turistico, uma das suas principais exigências é que fôsse enterrado sem roupa e em um simples caixão de madeira! Comparando-se com os túmulos dos outros Papas falecidos, verdadeiros monumentos de granitos, o d'ele parecia de uma pessoa bem pobre! Por sinal, nesse local, haviam dezenas e dezenas de pessoas, ajoelhadas, rezando e acendendo velas, enquanto nos demais túmulos, apenas, visitas rápidas!

Foi o Papa que mais escreveu Encíclicas (Mensagens aos Católicos) na história do Vaticano, quatorze, verdadeiras obras literárias e orientações de vida para todos Nós!

Como combateu o regime comunista da União Soviética! Visitou o Muro de Berlim, e, sobre o mesmo, fêz um pronunciamento histórico, convidando os Líderes da União Soviética e dos Estados Unidos a derrubá-lo. Poucos meses depois , para a felicidade de todos nós, o muro caiu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário