quinta-feira, 15 de novembro de 2012

15 DE NOVEMBRO DE 1889, PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, E, FIM DO IMPÉRIO, COMANDADO POR D.PEDRO II!



Todos nós já estamos cansados de ouvir falar sobre esse movimento, importante para o Brasil, dando fim ao Império Português neste País, onde somente fizeram nos roubar! Mas, um homem desse sistema de governo merece todo o nosso respeito: D. PEDRO II, que, criancinha ainda, virou Imperador do Brasil face a ida do seu Pai, Pedro I, para assumir o trôno de Portugal! Simples; caridoso; namorador; adorava o Brasil, onde dizia que era a SUA PRIMEIRA PÁTRIA! Adorava o Rio de Janeiro e o interior do Brasil, inclusive, esteve na Bahia, visitando a cidade de Cachoeira, distante 100 km de Salvador, e, lá autorizou a construção de uma ponte, até hoje em pé, para a passagem de trem e carros, alavancando a economia daquela época! Por sinal, a ponte estar quase caindo de podre!
 
Em Salvador, preocupado com centenas de crianças abandonadas, vivendo nas ruas de Salvador e interior do Estado da Bahia, criou um centro de apoio para eles, denominado de ÓRFÃOS DE SÃO JOAQUIM, perto do Mercado Modêlo, onde mais de trezentos jovens moraram lá, dia e noite, com educação e cultura, além de alimentação. Resultado: todos viraram hoemens de bem da nossa sociedade, um deles, famoso, o ator ANTONIO PITANGA, dai do Rio de Janeiro! Hoje, esse órfão estar fechado, há mais de cinquenta anos, cuja igreja serve para a elite de salvador realizar casamentos e outras solenidades, cuja taxa de utilização fica em tôrno de vinte mil reais! E o engraçado é que centenas de crianças vivem nas ruas de Salvador, passando todo tipo de misérias, parecendo que, com o fechamento desse Centro, desapareceu esse flagelo humano!
 
D. Pedro II, quando saiu do Brasil, foi morar em Paris, face ao seu estado de doença, onde nessa capital existiam especialistas médicos, e, próximo a sua morte, pediu que mandassem buscar, no Brasil, um punhado de terras para que colocassem sob a sua cabeça, em seu túmulo, como gesto de amor ao Brasil! Os que o derrubaram, desde aquela época até hoje, prometendo um Brasil moderno, sem corrupção, simplesmente, nos deixaram esse legado terrivel, excetuando-se, claro, o Presidente Lula, e, agora, a sua sucessora, Presidente Dilma, porque os demais............
 
Li uma biografia do estadista baiano Ruy Barbosa, um dos maiores críticos do regime imperial, e, ao saber da queda do império, foi, com um amigo, ver a partida da familia imperial, que passaria na praia de copacabana; ao ver a caravana, começou a chorar! O seu amigo, sem entender nada daquele gesto, perguntou-lhe: "Ruy, você que tanto lutou pela sua queda, agora chora?", ele, chorando, o respondeu: "Não tenho nada contra o homem D. Pedro II, tenho contra o regime"!
 
Mas, já contei, há uns meses, a história do recesso parlamentar, criado pela família imperial, que, tornarei a contá-los: a familia imperial, ao chegar no Rio de Janeiro vindo da Bahia, não aguentou o forte calor carioca, principalmente, de onde vieram, Lisboa, com temperaturas frias; deram ordens para procurar uma área que tivesse clima parecido com Lisboa, e, encontraram a região de Petrópolis, chamada pelos cariocas de "região das serras"; logo, mandaram construir palácios e casas dos assessores; mas, um problema não foi resolvido: o trajeto, horrivel, subindo e descendo serras; passando por rios; e outros obstáculos, cuja duração da viagem da familia real e seus inúmeros mordomos levava TRINTA DIAS PARA IREM E TRINTA DIAS PARA VOLTAREM PARA O RIO DE JANEIRO, E, MAIS, TRINTA DIAS DE FÉRIAS, ou seja, no total, NOVENTA DIAS DE RECESSO DA FAMILIA REAL E SEUS ASSESSORES, E O BRASIL VIVENDO QUASE PARADO! Com inveja, os parlamentares imperiais, também, desejavam os NOVENTA DIAS DE RECESSO; TAMBÉM, OS HOMENS DA JUSTIÇA, resultado, até hoje esse RECESSO VIROU NOVENTA DIAS PARA DEPUTADOS ESTADUAIS; FEDERAIS; SENADORES; MINISTROS DO STF; E DE OUTROS TRIBUNAIS, virando uma festa espetacular com o dinheiro do povo! No inicio do século XX, as estradas de acesso para a Serra de Petrópolis foram construídas, as mais modernas daquela época, até hoje continuam lá, onde se faz esse trajeto em menos de uma hora, mas, O RECESSO CONTINUA COMO SE O BRASIL FOSSE UMA NAÇÃO TRILIONÁRIA, ENQUANTO ISTO A CLASSE TRABALHADORA POSSUI TRINTA DIAS, ONDE, NORMALMENTE, VENDE DEZ DIAS PARA PAGAR OS SEUS DÉBITOS POR GANHAREM SALÁRIOS MISERÁVEIS!
 
O outro grande problema imperial foi a DOR DE BARRIGA QUE D.PEDRO I, PAI DE D.PEDRO II, FOI ACOMETIDO EM UMA DESSAS VIAGENS DE RECESSO, ONDE, EM PLENA MATA DE PETRÓPOLIS, o sofrido imperador cagou tudo que cagaria em meses, chegando ao ponto de um mordomo voltar ao Rio de Janeiro para providenciar lenços e toalhas para limpá-lo! Foi uma das maiores sujeiras ecológicas que essa serra já passou! O burro que o imperador montava (naquela época não existia cavalos no Brasil, e é por isto que um historiador duvidou daquela cena, armada, onde D. Pedro I dizia: SE FOR PARA O BEM DO BRASIL, DIGA AO POVO QUE FICO, montado em um cavalo) ficou tão sujo e fedorento que teve que ser trocado por outro! FOI UMA CAGANEIRA HISTÓRICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário