quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DUAS GUERRAS MUNDIAIS; VÁRIAS ENTRE SUAS NAÇÕES!


Essa bomba, territorial e humana, um conjunto de vários pequenos países, uns poderosos economicamente, outros, pequenos, mas, como são desunidos? E, o mais grave, dentro deles próprios, existem povos , religiões e línguas diferentes! A Espanha, menor do que o Estado de Sergipe, possuem vários povos: espanhois; catalães; galegos da galícia; Bascos, etc.! Por exemplo, o Rei da Espanha nasceu em Madrid; o seu Pai, também foi Rei, nasceu em Barcelona, portanto, catalão, virando uma fórmula perfeita de coexistência! O Palácio de gestão fica em Madrid, o de veraneio em Barcelona!
 
A Itália vários povos: é uma ofensa chamar um veneziano de italiano; chamar um romano de italiano; chamar um napolitano de italiano, mas, no conjunto, se acham italianos!
 
Eu não entendo como um País, distante do outro cerca de 280 km, como de Londres/Paris para Bruxelas, Bélgica, e todos falando línguas diferentes, com costumes diferentes! Vejam o nosso Brasil: saimos de norte ao sul; do sudeste ao oeste; da Bahia para dentro da floresta Amazônica, todos falam a mesma língua, apenas, com sotaques diferentes! É uma riqueza fantástica! E essa diferença de línguas; religiões; costumes; e, de povos é a principal característica da Europa! Eles não se julgavam nações amigas e vizinhas, e, sim, possíveis inimigos. Mas, veio a criação da COMUNIDADE EUROPÉIA, que muitos, erradamente, pensam que se trata, sòmente, do aspecto econômico-financeiro, mas, na verdade é UMA COMUNIDADE POLÍTICA, onde se criou, como um passo de mágica, um PARLAMENTO SUPERIOR, COMO MEDIADOR DE TODOS OS DEMAIS DE CADA NAÇÃO! Depois da sua criação, há décadas, o mundo ficou melhor! Criaram uma fôrça militar única, a OTAN, acabando-se com as diversas forças militares de cada país, uma querendo guerrear com outra!
 
Essa vitória diplomática dos Europeus, e, de todos nós, foi reconhecida, agora, COM A PREMIAÇÃO DO PRÊMIO NOBEL DA PAZ, comemorada em toda a Europa, onde eu tive a felicidade de estar lá, inclusive, no país mais famoso pelas guerras que participou: a Alemanha!
 
Espero que se crie a COMUNIDADE POLÍTICA DA AMÉRICA DO SUL, pois, hoje, temos o MERCOSUL, comercial, mas, em têrmos políticos quase nada, onde vemos, quase sempre, golpes politicos e armados, como, o recente golpe que o Paraguai foi vítima por ações ditatoriais do Brasil; Argentina; Uruguais, tudo para aceitar o ditador venezuelano Chavéz, que, mais uma vez, ganhou uma eleição que, pode até ser legal na legislação que ele criou para legalizá-la, mas, como democracia, jamais! Ora, se foi o CONGRESSO PARAGUAIO QUE DESTITUIU O PADRE-TARADO DA PRESIDENCIA, RATIFICADO PELA SUPREMA CORTE DESSE PAÍS, COMEMORADO PELO POVO, INCLUSIVE POR BRASILEIROS QUE JÁ MORAM LÁ HÁ MAIS DE VINTE ANOS, COMO SE JULGAR QUE FOI GOLPE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário