terça-feira, 6 de novembro de 2012

COMO É O PROCESSO ELEITORAL DOS EUA?


Cada Estado possui a sua legislação própria; o eleitor vota se desejar! Não há feriado: o cidadão vota em farmácias; padarias; tendas; etc.. As cédulas eleitorais, em muitos Estados, são extensas, com várias votações, até mesmo para xerife e juizes, além de certos plebiscitos, como, por exemplo, se a população é a favor do casamento gay!

O financiamento público da campanha, e, esta é a maior já registrada na história desse país, é feita pela população, onde cada eleitor pode colaborar com 250 dólares, no máximo, além de informar na sua declaração de rendas, sem deduções! As Empresas podem colaborar com qualquer valor, inclusive, uma família de trilionários, já colaboram com o adversário de B.O. com mais de 5 bilhões de dólares, e, a Coca-Cola com 1 bilhão de dólares para B.O., simplesmente, não podem deduzir do imposto de renda, além de todas as doações serem públicas e relacionadas nos sites dos partidos! Com isto, evita-se os caixas dois; as corrupções; etc.. Segundo um especialista nessas eleições, nada impedem que os doadores participem de licitações públicas, inclusive, são incentivados, porém, tudo dentro da legislação, e, se houver indícios de favorecimento, a justiça pega, pesadissimo, contra todos! Aqui, no Brasil, tudo é escondido, onde não sabemos quem fez doações! É mais um ralo que temos que acabar par aum Brasil moderno e limpo!
 
Mas, voltando ao processo eleitoral, cada Estado tem a sua eleição própria, onde o vencedor, até por um voto, recebe os delegados desse país, que são escolhidos por vários fatores, como população e território; esses delegados, um mês após essas eleições, votarão para escolher o presidente dessa Nação! São 270 no número chave do total de delegados. Portanto, muitas vezes o derrotado possui mais votos populares do que o eleito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário