domingo, 1 de dezembro de 2013

COMO DEZEMBRO, O ÚLTIMO MES DO ANO DE 2013, PROCURAREI ESCREVER MAIS DE COISAS MARAVILHOSAS, DE FLORES, QUE REPRESENTAM QUASE TUDO DA VIDA, FICANDO OS ESPINHOS, QUE, TAMBÉM, FAZEM PARTE DA VIDA, EM SEGUNDO PLANO!



Leio, sempre, o fantástico livro JESUS DE NAZARÉ, do Papa Emérito Bento XVI, essa ENCÍCLICA (Mensagens para todos nós da Igreja Católica Apostólica Romana), dois anos de renunciar ao seu papado, JOSEPH RATZINGER, Para Emérito Bento XVI,  nos deu esse presente!
 
A única Oração que JESUS CRISTO NOS ENSINOU FOI O 'PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU", que esse Religioso a interpretou, fantasticamente! Vejamos:
 
PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU:
 
Começamos com a locução PAI. Reinhold Schneider escreve a propósito na sua explicação sobre o PAI-NOSSO: 'O Pai-Nosso começa com uma grande consolação; nós podemos dizer PAI. Nesta única palavra está contida toda a história da redenção. Nós podemos dizer PAI, porque o FILHO era nosso irmão e nos revelou o PAI; porque nós nos tornamos de novo FILHOS DE DEUS através da ação de JESUS'. Para os homens de hoje, a grande consolação da palavra PAI não é tão importante, porque a experiência do PAI está de muitos modos ou totalmente ausente ou obscurecida pela insuficiência dos pais.
 
Por isso devemos então aprender com JESUS o que realmente PAI significa. Nos discursos de JESUS, o PAI aparece como a fonte de todo o bem, como a medida do homem tornado verdadeiramente reto (perfeito): "EU, PORÉM, DIGO-VOS: AMAI OS VOSSOS INIMIGOS E REZAI POR AQUELES QUE VOS PERSEGUEM, PARA QUE VOS TORNEIS FILHOS DO PAI QUE ESTÁ OS CÉUS": Ele de fato faz nascer o sol sobre os maus e sobre os bons..."
 
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME:
 
O primeiro pedido do PAI-NOSSO recorda-nos o SEGUNDO MANDAMENTO DO DECÁLOGO: não deves desonrar o nome de DEUS. Mas o que é isso, "O NOME DE DEUS"? Quando falamos disso, aparece diante de nós o quadro em que Moisés no deserto vê uma sarça que arde, mas que não se queima. No primeiro momento, ele é impelido pela curiosidade de ver este misterioso acontecimento mais de perto, mas então uma voz chama por ele de dentro da sarça, e essa voz lhe diz: "EU SOU O DEUS DOS TEUS PAIS, O DEUS DE ABRAÃO, DE JESUS E O DEUS DE JACÓ" Este Deus manda-o de volta para o Egito com a missão de conduzir o povo de Israel do Egito para a Terra Prometida, Moisés deve, em nome de Deus, exigir do faraó a libertação de Israel.
 
E ESTE PEDIDO - que Ele mesmo tome na mão a santificação de seu nome, que Ele proteja o admirável mistério da sua INVOCABILIDADE PARA NÓS e que sempre Ele mesmo vá para fora da nossa DESFIGURAÇÃO -, este pedido representa para nós um enorme exame de consciência como eu me relaciono com o santo nome de DEUS? Situo-me com respeito diante do mistério da sarça ardente, diante do modo inefável da sua proximidade até a presença na Eucaristia, na qual Ele realmente se entrega nas nossas mãos? Preocupo-me que a presença de DEUS no meio de nós não seja jogada na lama, e que nos puxe para cima, para a sua pureza e santidade!
 
VENHA A NÓS O VOSSO REINO:
 
No pedido sobre o REINO DE DEUS, recordamo-nos todos do que antes refletimos sobre a expressão "REINO DE DEUS"(essa é minha: O REINO DE DEUS É A TERRA ONDE VIVEMOS!, ah daquele que pense ao contrário!). Com esse pedido reconhecemos, antes de mais nada, o primado de DEUS onde Ele não está, nada pode ser bom. Onde Deus não é visto, o homem arruina0se e arruína-se o mundo. Neste sentido, o SENHOR nos diz: "Procurai antes de mais nada o REINO (de Deus) e a sua justiça, que tudo o mais vos será dado" (Mt 6,33).
 
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU:
 
Das palavras deste pedido duas coisas se tornam imediatamente claras: há uma vontade de DEUS conosco e para nós, que deve tornar-se a medida do nosso querer e do nosso ser. E: a essência do 'CEU' consiste em que lá a vontade de DEUS acontece inviolavelmente, ou, dito de outro modo: onde a vontade de DEUS acontece, ai é o CÉU. A essência do CÉU É A UNIDADE COM A VONTADE DE DEUS, A UNIDADE DE VONTADE E DE VERDADE. A terra torna-se CEU se, e à medida que, a vontade de DEUS nela acontece, e ela é simplesmente TERRA.
 
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE:
 
O quarto pedido do PAI-NOSSO aparece como o 'MAIS HUMANO' DE TODOS: o senhor, que orienta o nosso olhar para o essencial, para o único necessário, SABE TAMBÉM DAS NOSSAS NECESISDADES TERRENAS E CONHECE-LAS. ELE, QUE DIZ AOS SEUS DISCÍPULOS: "não vos preocureis com a vossa vida nem com o que haveis de comer (Mt 6,25), convida-nos a pedirmos o nosso alimento e assim transpor para DEUS as nossas preocupações. O PÃO é o 'fruto da terra e do trabalho do homem', mas a terra não produz nenhum fruto se não receber do alto o sol e a chuva. este jogo das forças cósmicas, que não está nas nossas mãos,esta ai contra a tentação do nosso orgulho em nos darmos a vida a nós mesmos e apenas por meio do nosso próprio poder. . Tal orgulho torna o homem violento e frio. No fim, estraga a terra; não pode ser de outro modo, porque ele se coloca contra a verdade, segundo a qual nós estamos referidos para a auto-superação, pois só na abertura diante de DEUS é que nos tornamos nós mesmos grandes e livres.
 
PERÇDOAI AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO:
 
O quinto pedido do PAI-NOSSO pressupõe um mundo no qual há culpa - culpa de homens para com homens, culpa perante DEUS: toda culpa entre homens inclui, de algum modo, uma ferida na verdade e no amor e contrapõe-se assim ao DEUS que é verdade e amor. CULPA chama VINGANÇA: é assim que se forma uma cadeia dos culpados na qual o MAL DA CULPA CRESCE CONTINUAMENTE E SE TORNA SEMPRE MAIS INEVITÁVEL.
 
Com esse pedido,  o SENHOR NOS DIZ: A CULPA PODE SER VENCIDA POR MEIO DO PERDÃO, NÃO POR MEIO DE VINGANÇA.
 
E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO:
 
A formulação deste pedido é para mitos escandalosa: DEUS NÃO NOS CONDUZ Á TENTAÇÃO. Na realidade, diz-nos S. Tiago: "Ninguem que caia em tentação pode dizer: fui levado por DEUS À TENTAÇÃO. pois DEUS NÃO PODE SER TENTADO A FAZER O mal Ele  MESMO NÃO LEVA NINGUÉM À TENTAÇÃO " (Tg 1, 13).
 
A tentação vem do DEMÔNIO, mas faz parte da missão messiânica de JESUS vencer as grandes tentações que desviaram a humanidade de DEUS e continuam a desviar. Ele deve, como vimos, suportar as tentações até a morte na cruz e assim nos abrir o caminho da redenção. Não é só depois da morte, mas também nela e em toda a sua vida, porque, por assim dizer, deve 'descer ao inferno', ao espaço das nossas tentações"
 
MAS LIVRAI-NOS DO MAL:
 
O último pedido do PAI-NOSSO retoma o penúltimo e transforma-o numa proposição positiva; deste modo, ambos os pedidos pertencem intimamente um ao outro. Se no penúltimo pedido domina o "NADA" (não dar ao mal espaço para além do suportável), no último chegamos à esperança central da nossa fé no PAI. "SALVAI-NOS, REDIMI-NOS, LIBERTAI-NOS!" Trata-se em última instância do pedido pela SALVAÇÃO.
 
Nós podemos e devemos conceber esta extensão do último pedido do PAI-NOSSO como um exame de consciência, como apelo para colaborar para que a superpotência do MAL seja quebrada. Mas para isso deve permanecer diante dos nossos olhos a autêntica ordem dos bens e a relação das desgraças com o mal: o nosso pedido não deve cair no que é secundário; também nesta explicação do PAI-NOSSO permanece central "que nós somos libertos do pecado", que nós reconhecemos o mal como a autêntica "desgraça" e que o nosso olhar nunca seja desviado do DEUS VIVO"
 
Pois é, minha gente, é a ÚNICA ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU; É A ÚNICA ORAÇÃO QUE ENCONTRAMOS NA BIBLIA SAGRADA! Portanto, leiam, diariamente, se possível, várias vezes, principalmente quando dormirem e quando acordarem, nos momentos maravilhosos, agradecendo, claro, e, nos difíceis, pois, como a Oração nos ensina, DEUS sabe de tudo sobre nós!
 
Em tempo: eu já escrevi neste blogdopovão: O PRIMOGÊNITO, JESUS CRISTO, filho único de DEUS, nosso Irmão, é assim chamado porque naquela época quando uma MULHER FICAVA GRÁVIDA era o sinal DIVINO QUE ELA ERA UMA VERDADEIRA MULHER, POIS, ASSUMIRIA O PAPEL DE MÃE, mas, com o tempo, passaram a dizer que o PRIMOGÊNITO ERA O PRIMEIRO DE UMA FAMILIA, e, assim, sucessivamente, e o último chamado de CAÇULA! Naquela época somente o PRIMEIRO FILHO RECEBIA ESSA HONRA, os demais, irmãos!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário