segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"QUARTO MANDAMENTO: A FAMÍLIA, O POVO E A COMUNIDADE DOS DISCÍPULOS DE JESUS", DO LIVRO 'JESUS DE NAZARÉ', DO PAPA EMÉRITO BENTO XVI, UMA DAS SUAS ENCÍCLICAS (MENSAGENS AO POVO DE DEUS, NÓS!)



Como estamos falando de flores e menos de espinhos neste mês, mais um lindo texto escrito pelo Papa Emérito Bento XVI, no seu livro JESUS DE NAZARÉ, escrito três anos da sua renúncia, já citado, neste blogdopovão, várias vezes. Por sinal, comprem um, acho que custa R$30,00 nas livrarias católicas e leia, sempre, como um alívio da VIDA!
 
"HONRA O TEU PAI E A TUA MÃE, PARA QUE ASSSIM TENHAS LONGA VIDA SOBRE A TERRA QUE O SENHOR TEU DEUS TE HÁ DE DAR", assim diz o QUARTO MANDAMENTO NA VERSÃO DO LIVRO DO ÊXODO (20,12). O Mandamento dirige-se aos filhos e fala dos pais, instituindo, portanto, a relação das gerações e a comunidade da família como uma ordem desejada e protegida por DEUS. Fala da terra e da permanência da vida na terra; liga portanto a terra como espaço vital do povo à ordem fundamental da família; liga a permanência do povo e da terra à estrutura da família , que liga entre si as gerações.
 
O veículo desta universalização é a nova família, a qual tem como seu pressuposto a comunhão com JESUS e a comunhão com a vontade de DEUS. Na verdade, o EU DE JESUS está ai agora precisamente não como um voluntarioso eu que tudo centra à sua volta. "QUEM CUMPRE A VONTADE DE MEU PAI, ESSE É PARA MIM MEU IRMÃO E MINHA IRMÃ E MINHA MÃE" (Mc 3,34s). O EU DE JESUS corporiza a comunhão da vontade do Filho com o Pai.
 
É um livro fantástico desse grande escritor, pensador católico, um dos maiores filósofos que a Igreja Católica já teve em toda a sua história, iniciada pelo Santo Agostinho, o iniciador de tudo! Ele trata de tudo, resumidamente, na sua visão, de vários assuntos sagrados da Igreja Católica Apostólica Romana, tudo registrado na Biblia Sagrada!
 
Mas, conforme este texto, vejam como a FAMÍLIA é a base de tudo! Jesus Cristo, em uma das suas passagens, nos ensinou, mais ou menos assim: O QUE ADIANTA VOCÊ PRESENTEAR UMA CAMISA SUA PARA UM ESTRANHO E DEIXAR O SEU IRMÃO SEM ELA? O que Ele estar nos ensinando não é sermos ruins com os outros, mas, primeiro o nosso irmão de sangue, para, depois, outros irmãos. Se tivermos duas camisas, uma para o irmão de sangue e outra para o outro irmão. Existem pessoas que fazem todo tipo de caridade com terceiros mas não enxerga os seus irmãos de sangue! Eu conheço vários que são ricos de poderes econômicos e financeiros mas os seus irmãos de sangue passam necessidades diversas, até mesmo, de alimentação! É um pecado gravíssimo perante à Deus!
 
Vem ai o Natal, além das orações tradicionais, em família, por que não verificar as necessidades dos seus próximos antes de comprar presentes para outros, muitos deles em situações econômicas e financeiras excelentes? Depois dos irmãos de sangue, próximos, voltemos nossas vistas para os necessitados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário