quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

LAJEDINHO, UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA HÁ DÉCADAS!



A Bahia, e, também, o Brasil se assustaram com a tragédia da tromba d'água que devastou 50% dessa pequena cidade do interior da Bahia, na lindíssima região da Chapada, onde toda a mineração do Brasil Imperial começou, e, depois que extraíram tudo (roubaram) os Portugueses se mudaram para Minas Gerais, deixando lá crateras imensas, e, grutas gigantescas, hoje exploradas pelo turismo! É uma das mais lindas regiões do mundo! Rios e mais rios cortam toda a região, descendo e subindo montanhas! Essa cidade, de uns 10 mil habitantes, distante 85 km de Itaberaba, essa já com uns 60 mil km, a maior produtora e exportadora do fruto do abacaxi (os melhores para o exterior; os médios para São Paulo, Rio de Janeiro e demais Estados dessa região, os ruins, quase imprestáveis, para Salvador e o resto do nordeste, assim, também, fazem com as frutas, maravilhosas, da região de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, celeiros de furtas diversas para o exterior, onde dois aviões cargueiros, por semana, saem carregados de maçã, uva, vinhos, umbu; manga; melancia; melão, etc., todas as plantações irrigadas por canais, gigantescos, pagos por mim, por você e todos nós!), voltando a Lajedinho, mesmo com a defesa civil do Estado da Bahia e do Município condenar a instalação, há mais de 30 anos, de um bairro popular pela prefeitura, pois, a área fazia parte do leito do rio que corta a cidade, mas, por diversos problemas em seu percurso, principalmente, aterros, esgotos de outras cidades, e, da própria, simplesmente ele foi diminuindo, virando um rio com uns 50 m de largura; mas, a NATUREZA NÃO PERDOA A QUEM A OFENDE, E, UM DIA, ELA SE VINGA: o rio voltou ao leito normal, colocando todo esse bairro embaixo da água, onde mais de 12 pessoas morreram, principalmente, velhos, doentes e crianças, e, a catástrofe não foi maior porque vários saíram nadando ou ficaram presos sobre o telhado! Por exemplo, um senhor, de 104 anos, somente não morreu, primeiro porque não era o seu dia, e Deus o protegeu, segundo, os seus familiares o colocaram dentro da caixa d'água, em cima do telhado, onde ele ficou mais de 4 horas com água no seu peito!
 
Agora, a conta que será paga por todos nós! O PREJUIZO, TOTAL, ATÉ NA ÚLTIMA SEMANA, JÁ ULTRAPASSAVA OS VINTE E OITO MILHÕES DE REAIS, onde , por exemplo, duas ambulâncias, novas, doadas pela União foram destruídas; dois tratores, novos, doados pela união, quase foram destruídos, onde terão que passar por total manutenção: vários órgãos públicos foram destruídos! E ai, como sou gestor público, auditor público, com tristeza, vejo a realidade: A ROUBALHEIRA DOS COFRES PÚBLICOS DESSE MUNICIPIO, DO ESTADO E DA UNIÃO será assustadora, pois, QUAL O AUDITOR, O FISCAL, O ÓRGÃO FISCALIZADOS QUE MEDIRÁ QUANTOS MILHARES DE M3 DE LAMA FORAM RETIRADOS? QUANTAS CAÇAMBAS FORAM USADAS PARA RETIRAREM ESSA LAMA E DEMAIS ENTULHOS? QUANTOS HOMENS FORAM CONTRATADOS, EM EMERGENCIA, PARA SOCORRER ESSA POPULAÇÃO? E outras e outras maracutaias! Desses 28 milhões de reais, não tenham dúvida, boa parte deixara muita gente rica e outros mais ricos ainda! E AINDA SAIRÃO COMO HERÓIS!
 
Na minha concepção, se este País fosse sério como desejamos, todos os responsáveis que criaram esse bairro, sobre o leito desse rio, a qualquer época, deveriam ir para a prisão, e, depois, para júri popular! Até os prefeitos recentes, inclusive este de agora, deveriam ser responsabilizados, criminalmente, pelo fato da DEFESA CIVIL DO ESTADO E DO MUNICIPIO TER-LHES COMUNICADO DO PERIGO QUE EXISTIA! O problema que essa raça, além de acreditar na impunidade, jamais irá se indispor com seus 'eleitores', claro, de cabresto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário