terça-feira, 27 de março de 2012

RETIFICAÇÃO: ONDE SE LÊ PERANBULANDO, LEIA-SE PERAMBULANDO, POIS, ANTES DA LETRA B, COLOCA-SE M E NÃO N, BURRÃO!


Mas, gostaria de registrar o aniversário da minha , sua e de todos os brasileiros, SALVADOR, A PRIMEIRA CAPITAL DE TODOS NÓS BRASILEIROS! Nascida em 29 de março de 1549, fazendo, agora, 463 aninhos de eterna felicidade, apesar de milhares de problemas diários, mensais e anuais, desde quando Pedro Álvares Cabral, pensando que estava chegando nas Índias, ao saber que não era, e, sim, uma nova região, decepcionadissimo, em três dias, retornou ao mar, deixando uma parte da tripulação, infelizmente, 95% de degredados (bandidos, que viviam nas penintenciárias de Portugal, muitos condenados à morte, simplesmente, por exigência do Rei de Portugal daquela época à Pedro Álvares Cabral, esse, temeroso de não ter o seu projeto aprovado, aceitou essa inconveniente "carga", que, infelizmente, inferniza, até hoje, o nosso País!). Segundo historiadores, com essa "carga bandida", é a nossa pior herança deixada pelos portugueses!

Quado a frota portuguesa nos deixou , pensando que aqui não possuisse riquezas, simplesmente, abandonou Salvador e o Brasil à sua própria sorte por QUARENTA E NOVE ANOS! É por isto que esta maravilhosa Capital de Todos os Brasileiros é mais nova do que o Brasil!

Com a descoberta das qualidades do Pau Brasil e da Cana-de-açúcar pelos Holandeses e Franceses, simplesmente, os interesses portugueses voltaram para o Brasil, mais ou menos, nessa época de 1549, guerreando contra Holandeses e Franceses! Sòmente em 2 de julho de 1823, com muito sangue derramado dos Baianos, ficamos livres dos portugueses, para sempre! Como nos roubaram; como nos exploraram!

Salvador teve o seu primeiro nome como SÃO SALVADOR DA BAHIA DE TODOS OS SANTOS, face ser banhada pela maravilhosa Baia de Todos os Santos! Era apelidada como CIDADE DA BAHIA; pelos visitantes, nacionais e internacionais, como CAPITAL DA ALEGRIA E ROMA NEGRA.

Hoje é a terceira capital do Brasil em habitantes, tendo São Paulo e Rio de Janeiro como primeiro e segundo lugares!

Segundo o IBGE, 2010, o Baiano é formado, genéticamente, assim:

. 54,9% de pardos;
. 21,0% de negros;
. 18,3% de brancos;
.   O,7% de índigenas.

Salvador possui 365 Igrejas Católicas, uma para cada ano! O sincretismo religioso é total, onde um pai-de-santo frequenta uma dessas igrejas, de dia, e, à noite, promove cultos em um candomblé! O baiano coloca uma "encomenda" em uma encruzilhada, mas, à noite, frequenta uma missa de uma Igreja Católica! 15% dos Soteropolitanos são Evangélicos, e, 2,3% são Espíritas!

Por que somos chamados de SOTEROPOLITANO? Significa, em grego, "Cidade do Salvador"! Na Cidade residem , aproximadamente, 2.900.000 habitantes, e, na Grande Salvador, com pequenas cidades, residem, aproximadamente, 3.574.804 habitantes.

Salvador já foi a maior cidade da América do Sul e Latina, no fim do século XVIII, e, até meados do século XX; também, Salvador era considerada, JUNTAMENTE COM PARIS, NA FRANÇA, AS DUAS MAIS SUJAS CAPITAIS DO MUNDO! A sujeira era tanta que, em certa época, morreram 40% dos baianos com uma febre, denominada Amarela, cujos corpos eram enterrados em valas gigantes e transportados pelos bondes, até o teto!

As famílias ricas, possuidoras de escravos, faziam suas necessidades em um recipiente, denominado PINICO, que ficava embaixo da cama, e, no dia seguinte, se despejavam feses e urinas em um barril; em cada dois dias, escravos transportavam essas "cargas", terriveis, para um local, hoje um excelente bairro residencial, denominado "BARRIS", nome originário pelos milhares desse tipo de recipiente jogados lá! Os escravos, especializados nesse transporte, eram chamados de ZEBRAS, pois, de tanto carregarem urinas e feses, com o vazamento que saia do barril, caindo na pele desses pobres homens, com o sol e o salitre do mar, ficavam com marcas para toda as suas pobres vidas! As famílias pobres jogavam feses e urinas nas portas das suas casas, esperando que a chuva as levasse para bem longe! Não é à tôa que , até hoje, o BAIANO MIJA NOS POSTES E VIADUTOS, MUITOS JÁ CORROÍDOS POR INFILTRAÇÕES DAS SUAS URINAS, e eu, e sei que milhares de baianos, que temos horror a esse péssimo costume, sofremos, também, como MIJÕES!

Mas, para concluir este texto, mais uma informação: quando a família real portuguesa, perdidona no mar, trazida para a costa baiana por acaso, não puderam descer, de imediato, das suas naus, principalmente, as mulheres, inclusive, Rainha e Princesas face estarem cheias de piôlhos; como estavam cansadissimas de uma longa viagem, em naus desconfortáveis, sem sanitários, onde tudo era jogado no mar (vejam que os problemas de Salvador vieram dai), resolveram que todas as mulheres tivessem os seus cabelos raspados, totalmente, e ai inventaram uma TÔCA, DAQUELA QUE AS BAIANAS DE ACARAJÉ USAM, ATÉ HOJE, para camuflarem o fato de estarem carecas: era um segrêdo do Império! As baianas, vendo aquela Côrte, potente, começaram a copiar essa moda, ficando, até hoje, sòmente, com as baians de acarajé!

Mas, lembrei - me de mais duas: a primeira, eu não entendia por quê as Igrejas da Bahia eram construídas "com pedras portuguesas", sabendo que na Bahia , e, no próprio Brasil, existiam milhares de metros cúbicos de pedras; pesquisando e ouvindo historiadores, a resposta: as naus portuguesas, leves, vinham vazias para levarem as nossas riquezas, e, para não terem problemas no mar, vinham carregadas de pedras, onde eram jogadas nas praias para, em seus lugares, carregarem pau-brasil; açúcar; ouro; diamentes; etc.! A outra, a tradicional FITINHA DO SENHOR DO BONFIM! Um Comandante português, já próximo a costa baiana, desesperado pelo quase afundamento do seu navio, prometeu ao SENHOR JESUS que, se chegasse à praia, com toda a sua tripulação, construiria uma capela, cuja imagem seria do SENHOR JESUS, VINDA DE PORTUGAL; COMO NÃO ACONTECEU O NAUFRÁGIO, êle declarou: "OBRIGADO, SENHOR PELO BOM FIM", e , mandou construir uma capela, hoje, a tradicional IGREJA DO SENHOR DO BOM FIM, cuja fitinha representa a MEDIDA, EXATA, DA IMAGEM TRAZIDA DE PORTUGAL!

Segundo informações da Prefeitura de Salvador e do Govêrno do Estado da Bahia, hoje, 20% da população desta Capital é constituida de aposentados vindos de São Paulo e Rio de Janeiro; a maior comunidade da Espanha mora na Bahia, expulsa ou fugindo do ditador Franco! Hoje, eles não querem os Brasileiros e Baianos na Espanha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário