quarta-feira, 2 de maio de 2012

AYRTON SENNA , DO BRASIL, UM DOS MAIORES HEROIS DESTA PÁTRIA!


No ano passado, nessa data, primeiro de maio, fiz um texto homenageando esse grande homem, e, juntamente com Pelé e Maria Esther Bueno, os maiores idolos esportivos deste País, principalmente, por divulgar o Brasil para o Mundo!

Ayrton nos deixou saudades, como homem e como um fantástico pilôto de fórmula I, que, segundo a imprensa especializada, foi o maior da história dessa fórmula de corrida!

Como amava este País! Quando muitos de nós tinhámos vergonha de expor a nossa Bandeira, ele, em todas as corridas, principalmente, quando saia vencedor, a mostrava para o Mundo!

Era o melhor pilôto; era o melhor entendendor da mecânica do veículo; era o melhor acertador do veículo; era determinante; para êle, a derrota sòmente acontecia quando acaba a corrida!

Eu não me esqueço de alguns comportamentos desse grande homem e desportista:

lº) ele teve poucos amigos na fórmula I, um deles, o pilôto belga Berger, que, na mesma escuderia, Macllaren, era o seu escudeiro (o que empatava os adversários); nunca se preocupou em vencer, pois, para ele, Senna ganhando era o que bastava, mas, na última corrida, no Japão, um ano antes de Senna falecer, esse extraordinário piloto fêz questão de homenagear e agradecer ao Berger, onde, faltando poucos metros da ultrapassagem da linha de chegada, quase parou o seu carro, deixando o belga ser o ganhador dessa corrida, a última da temporada e a primeira do Berger! Muitos exigiram da FIA punição para Ayrton, mas, ele, no final da corrida, declarara: "fiz justiça; quantas corridas ganhei com ajuda do Berger; a minha decisão sòmente me atrapalhou em não ganhar mais um título, portanto, não prejudiquei a mais nenhum competidor, pois, inclusive, fui o vice; sei que ferir as normas, mas, não poderia deixar de homenagear esse grande amigo, que tanto me ajudou"! Berger, emocionadissimo, chorou como uma criança! Até hoje é um dos maiores colaboradores da Fundação Ayrton Senna, inclusive, um dos seus conselheiros!

2) um jovem, paraplégico, acidentado em uma corrida de bicicleta, na Itália, ficou condenado a viver em uma cama pelo resto da vida; mas, a sua consciência funcionava, onde assistia programas de televisão, especialmente, corrida de fórmula I; admirador, ferrenho, da Ferrari, mas, a família descobriu que êle vibrava com as vitórias de Senna, como, também, ficava triste com as suas derrotas; um dia, a sua família pediu a Senna que mandasse uma mensagem para ele, via televisão, no prêmio que seria realizado em Imola, Itália. Senna prometeu, mas, fêz mais: pegou um helicóptero, dois dias antes da corrida, e foi visitar esse jovem, presenteando-lhe com o seu capacête e macacão, além de outros prêmios; foi uma imensa alegria para todos eles! Senna ganhou essa corrida, e, no dia seguinte, antes de sair da Itália, tornou a visitar esse jovem, causando emoções, imensas, a esse jovem e seus familiares! Dizem que esse jovem faleceu dois anos após a morte de Senna sem tomar conhecimento do seu falecimento!

Por fim, a criação da Fundação Ayrton Senna, para mais de dois mil jovens, pobres, muito antes do seu falecimento! Segundo a sua irmã, antes daquela temporada que o vitimou, ele, preocupadissimo com o desamparo de jovens deste País, pediu-lhe que criasse uma fundação, cujo objetivo seria qualificar jovens, "jamais dar-lhes esmolas", "ensinando-os a pescar"! Do seu próprio patrimônio, destinou milhares de dólares! Milhares de jovens conseguiram uma profissão, como: digitadores; técnicos em computadores; profissionais liberais; cursos superiores; etc.!

ESSE É O NOSSO HERÓI SENNA, DO BRASIL, e, talvez, DO MUNDO DA FÓRMULA I!

Nenhum comentário:

Postar um comentário