terça-feira, 22 de maio de 2012

QUEM TEM MEDO DA MORTE, MORRA; QUEM TEM


Assim diz um ditado popular, repetido, por décadas, pelos meus País! A VIDA É MARAVILHOSA, FANTÁSTICA, DADA POR DEUS PARA TODOS NÓS, PARA QUE? Para podermos vivê-la, com intensidade, porém, com responsabilidade, o dia-a-dia. Ela é composta de duas fases: BOA, 95%, e, a RUIM, 5%. O problema de todos nós é que damos mais significados aos 5%, ou seja, são eles que marcam. Muitos pensam que a FELICIDADE É CORRIQUEIRA, TALVEZ ATÉ NORMAL, FÁCIL, e com esse pensamento não vibram com esses fantástico momentos! E o mais grave, quando estão nesses momentos, PENSAM QUE A VIDA SE RESUME A TOTAL FELICIDADE, ESQUECENDO-SE DA INFELICIDADE! Já citei em um trecho deste blogdopovão um ditado chinês: "A VIDA É COMO AS ONDAS DO MAR: ora em alta; ora em baixa. A SABEDORIA DE TODOS NÓS É SABERMOS NOS EQUILIBRAR NAS ONDAS ALTAS (a felicidade) e nas baixas (a infelicidade): ESTANDO EM AMBAS, SE NÃO HOUVER EQUILIBRIO, a vida se torna insuportável"! Outra mensagem, agora do Espírito de Luz, fantástico, de Joanna de Ângelis, ela nos diz: "PROCUREMOS DAR VALOR AS COISAS BOAS QUE A VIDA NOS OFERECE, EM GRANDIOSA QUANTIDADE, E, PROCURÁRMOS ENFRENTAR OS PROBLEMAS QUE ELA NOS OFERECE, COM MODERAÇÃO E TRANQUILIDADE, QUE TUDO PASSARÁ, E, QUANDO PASSA, ELA NOS TRÁS MAIS ALEGRIAS"!

Além da morte (ela surge em nossas vidas quando somos concebidos na barriga das nossas mães), portanto, é uma realidade, apenas, procuremos afastá-la, o máximo que pudermos, como? Hoje, pelo jornal da Tv Globo, um acidente, terrivel, com a morte de um jovem, motorista de um carro, que se chocou com um ônibus, parado no ponto de passageiros, em Brasília, tudo causado pela sua imprudência, andando em altissima velocidade. Portanto, êle estava enfrentando os destinos da vida, ou melhor, ele estava facilitando a sua morte! Sobre essa facilitação, esse Espírito de Joana de Ângelis , também, em uma das suas mensagens, nos declarou: "TODOS NÓS TEMOS UM DIA PARA DESENCARNÁRMOS, mais, dependendo de nós, podemos prorrogá-lo, e, Deus faz de tudo para isto. A caridade é um dos caminhos; a moderação no viver, principalmente, a precaução. Quando você estar viajando em uma estrada, ao ver uma placa com os dizeres CURVA PERIGOSA; PASSE COM 60 KM, e você não a respeita, e passa com velocidades acima desse limite, você estar querendo antecipar a sua desencarnação, pois, essa placa foi colocada ai devido a estudos feitos por engenheiros, que receberam DONS DIVINOS, onde identificaram que passando acima daquela velocidade existem chances de acidentes! Mas, como temos um costume de esquecermos a MORTE, por ser altamente temida, vamos falar de outro tema, também temido, mas, enfrentado:  A VELHICE!

Eu conheço pessoas "jovens" mas com pensamentos ultrapassados, rancorosos, maus humorados; etc., ou seja, SÃO JOVENS VELHOS; outros, com idade madura, até avançada, SÃO VELHOS JOVENS. O que precisamos é curtir todas as fases da vida, com tranquilidade e moderação. Vibrármos com tudo de bom; tentar resolver os problemas de cada dia, através de um planejamento, pois, o que adianta tentar resolver o problema de AMANHÃ E DEIXAR O DE HOJE? Na Bíblia Sagrada há uma parte que diz: PROBLEMAS DE HOJE SE RESOLVEM HOJE; OS DE AMANHÃ, AMANHÃ.

Wlcyr Carrasco, jornalista  e autor de livros, peças teatrais e novelas de televisão, em um artigo na Revista Veja, nos deu esse depoimento (parte desse fantástico artigo "NOVOS VELHOS"), que, a seguir, os passarei:

"Quando eu era criança, considerava-se velho um homem de 60 anos. Velho só, não. Velhissimo. Lembro meus avós de cabelos brancos, gestos cautelosos. Tinha essa idade. Ou até menos. Hoje, surgiu uma geração de NOVOS VELHOS. Não estou falando da baboseira de "melhor idade" e do lixo ideológico do politicamente correto, que tenta maquiar a realidade com palavras delicadas. Há alguns anos, um ator nessa faixa etária jamais seria galâ de novela. Se restrigiria ao papel de pai, tio, avô. Mas galã? Atualmente, o ator Antônio Fagundes, de 62 anos, é disputado pelos autores. No ano passado, em Insensato Coração, fez par com a bela Camila Pitanga. José Mayer, de 63 anos, acaba de atuar em Fina estampa. Tony Ramos, de 64, será um dos protagonistas de Guerra dos sexos, ao lado de Irene Ravache, de 67. Natália do Vale, presença constante nas novelas, está com 58. Suzana Vieira tem 68. Todos protagonizam histórias de amor, são aplaudidos pelo público e lideram as audiências. Às vezes, como no caso da própria Suzana Vieira, revelam também a vida pessoa, sem medo de mostrar que podem amar e ser amados, com a mesma intensidade dos jovens.

Fiz 60 no fim do ano passado. Absolutamente aterrorizado: "VOU ME APOSENTAR EMOCIONALMENTE", pensei. Aconteceu o contrário. Entrei numa fase que lembra minha adolescência. Tenho vontade de fazer mil coisas. Comecei a malhar todo dia. Quero voltar a pintar. Voltei a ler os clássicos e cozinho sempre. Vejo as novelas de meus colegas e todas as séries americanas de tv que consigo. Mais surpreendente, as pessoas não se comportam comigo como se eu fosse um idoso. Boa parte dos meus amigos tem metade da minha idade........

Reconheço: para ser um "novo velho" é preciso vaidade. Mas não só. Também não são só os remédios. O segredo é encarar a vida de maneira positiva. Antes, chegar à terceira idade era sinônimo de aposentadoria. Avôs e Avós descobriram os valores da velhice. Como os astros e estrelas nas novelas de Tv, também podem se apaixonar, reinventar o cotidiano e entrar numa gloriosa etapa da existência.

Afinal, a vida está só começando."

Leiam o restando do texto, através da revista Veja, de uma das edições de março deste ano. Mas, gostaria de acrescentar mais nomes: CAETANO VELOSO, 70; ROBERTO CARLOS, 71; ERASMO CARLOS, 71; CHICO BUARQUE, 71, etc., etc. E tem mais: HÁ NO CONGRESSO NACIONAL UM PROJETO DE LEI MUDANDO O TEMPO DE APOSENTADORIA, PASSANDO DE 60 ANOS PARA 75, HOMENS, E MULHERES, 70. Sei que o objetivo principal é que todos morram para que a previdência receba contribuições, durante toda a vida, e na hora de reembolsar ao cidadão, ele estar morto, ou, se der sorte, mais uns 15 anos, morrerá, e ai, apesar de toda a roubalheira aos cofres da previdência, ela estará com SUPERAVIT

Em tempo: Conversando com um Redator - Chefe de um grande Jornal deste Estado, perguntei-lhe por quê a maioria das notícias, inclusive, as DA CAPA, eram negativas; pessimistas; dando-nos a impressão que tudo estava um caos, e, ele, com muita sinceridade, declarou-me: "NEM VOCÊ COMPRARIA UM JORNAL QUE TIVESSE A MAIORIA DAS NOTÍCIAS POSITIVAS; O POVO, INFELIZMENTE, GOSTA MAIS DE LÊ AS QUE FALAM EM MISÉRIAS; PROBLEMAS; ETC.. AS DA CAPA, SELECIONAMOS AS MAIS NEGATIVAS, TALVEZ CATASTRÓFICAS, PARA DARMOS AS MANCHETES"! Infelizmente, é a realidade! O que precisamos é nos policiar, sem irmos nessas ondas negativas! Sempre eu pergunto: Uma cidade como Salvador, com mais de 3 milhões de habitantes, em uma semana acontecem  de cinco a dez assassinatos, quase todos causados em regiões perigosas, onde a droga domina, é um indicador negativo como se esta cidade fôsse perigosa para se viver? Não, infelizmente, essas mortes não podem ser catalogadas como se fôssem rotinas; a mesma tese para São Paulo; Rio de Janeiro; etc., etc.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário