segunda-feira, 21 de maio de 2012

SE VOCÊ NÃO PEDIU, FAÇA LOGO!

A seguir, passo-lhes um lindo texto, escrito pelo Padre Eduardo Dogherty, sj, da Catedral da cidade de Campinas, São Paulo:

l) SANTIFICADO SEJA VOSSO NOME:
Ao pedir isso, entramos no PLANO DE DEUS. SEU NOME, revelado a MOISÉS e apresentado por JESUS, deve ser santificado em todas as nações e por todos os seres humanos. Esse pedido, que contem todos os demais, é atendido pela ORAÇÃO DE CRISTO, como os seis outros que seguem. A ORAÇÃO A NOSSO PAI É NOSSA ORAÇÃO SE FOR REZADA NO NOME DE JESUS. JESUS PEDIU: PAI SANTO, GUARDA EM TEU NOME OS QUE ME DESTE (Jo 17,11)

2) VENHA A NÓS O VOSSO REINO:
Com esse segundo pedido, a Igreja tem em vista principalmente a volta de CRISTO E A VINDA FINAL DO REINO DE DEUS. Ela reza, também, pelo crescimento do REINO DE DEUS no "HOJE" de nossas vidas! (Essa é minha: O REINO DE DEUS É AQUI, NA TERRA!). Esse desejo não desvia a Igreja de sua missão neste mundo: ela sente que é sua obrigação empenhar-se para que a justiça, a paz e a alegria no Espírito Santo cresçam sempre mais aqui na terra.

3) SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU:
No terceiro pedido, rezamos a nosso PAI para que una nossa vontade à de SEU FILHO, a fim de realizar SEU PLANO DE SALVAÇÃO DO MUNDO. Ora, a Vontade do Pai é "que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Tm 2,3-4). JESUS NOS ENSINA QUE ENTRAMOS NO REINO DOS CÉUS NÃO POR PALAVRAS, MAS "PRATICANDO A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ OS CÉUS" (Mt 7,21).

4) O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE:
Esse quarto pedido, feito em comunhão com nossos irmãos, exprime nossa confiança filial em nosso PAI DO CÉU. "PÃO NOSSO" designa o alimento terrestre necessário à subsistência de todos nós, mas significa, também, o Pão da Vida: a Palavra de DEUS e o corpo de CRISTO. Trata-se de um alimento indspensável para nossa vida e essencial no Banqete do Reino que a Eucaristia antecipa. Segundo Santo Inácio de Loyola, "devemos  rezar como se tudo dependesse de DEUS, e trabalhar como se tudo dependesse de nós". Tendo realizado nosso trabalho, o alimento fica sendo um dom de nossso PAI, um dom que temos obrigação de Lhe agradecer. É esse o sentido da bênção da mesa numa failia cristã.

5) PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS QUE NOS TÊM OFENDIDO:
O quinto pedido implora a MISERICÓRDIA DE DEUS para ossas ofensas - MISERICÓRDIA que só pode penetrar em nosso coração se soubermos perdoar nossos inimigos, a exemplo de CRISTO. De um lado, pois, constatamos que não deixamos de pecar, de desviar-nos de DEUS. De outro, declaramos ter entendido as lições do Evangelho: se nos recusarmos aperdoar nossos irmãos e irmãs, nosso coração se fecha e sua dureza o torna impermeável ao amor misericordioso do PAI.

6)NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO:
Aqui, pedimos a DEUS que não permita trilharmos o caminho que conduz ao pecado. Esse pedido implora o pedido de discernimento e de fortaleza; solicita a graça da vigilência e a perseverança final. "Ser tentado" faz parte da vida. É uma das consequências do pecado original em nós. O problema nasce quando consentimos a tentação. "Não cair em tentação" envolve uma decisão do coração. Só conseguiremos sair vitoriosos desse combate pela ORAÇÃO.

7) MAS LIVRAI-NOS DO MAL:
No último pedido, o cristão pede a DEUS, com a Igreja, que maifeste a vitória já alcançada por CRISTO sobre o "príncipe deste mundo", sobre satanás, o anjo que se opõe a DEUS E A SEU PLANO DE SALVAÇÃO. O mal, aqui, não é uma abstração, mas designa umapessoa - O PAI DA MENTIRA. A vitória sobre o "príncipe deste mundo" (Jo 14,30) foi alcançada, de uma vez por todas, por JESUS. Quem se entrega a DEUS não teme o deônio. Afinal, "se DEUS é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8,31). Essa é minha: eu pensava que essa frase não era da Biblia sagrada, e, sim, de um ditado popular!

Pelo "AMÉM" final, exprimimos nossa concordância total em relação aos pedidos feitos: "QUE ASSIM SEJA!" Como DEUS, "rico em  misericórdia" (Ef 2,4), PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, deixaria de atender a nossos ousados pedidos, já que feitos com tanta confiança?

Em tempo: PROCUREM, EM TODOS OS SEGUNDOS DAS SUAS VIDAS, AGRADECER Á DEUS, POR TUDO CONSEGUIDO, E POR CONSEGUIR, ALÉM DE NÃO PROCURAREM COLOCAR CULPAS EM DEUS E SEU FILHO, JESUS CRISTO, CASO ALGUMA COISA SAIA ERRADO. Por exemplo, é comum ouvirmos pessoas dizerem quando uma pessoa morre: "FOI DEUS QUE QUIS ASSIM", é uma tremenda injusta à Deus, pois, ELE NUNCA DESEJA ISTO PARA NINGUEM, APENAS, APARA NOS MOMENTOS DIFICÉIS QUE PASSAMOS, INCLUSIVE, NA MORTE!

Leiam, acho que foi no ano passado, outra linda mensagem sobre esta ORAÇÃO, A ÚNICA DITADA POR DEUS AO SEU FILHO JESUS CRISTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário