quinta-feira, 10 de maio de 2012

"PSICOTERAPIA DEVE TER METAS E NÃO SE ESTENDER POR ANOS"!, entrevista do psicoterapeuta americano Jonathan Alpert, no jornal Folha de São aulo, de 7.5.2012!

Pela Jornalista desse Jornal, Luciana Coelho, da sucursal de Washington: Segundo essa profissional "terapeuta dos EUA causa polêmica ao defender que a maioria dos pacientes precisa só de poucas semanas de tratamento e que terapia deve ter objetivos para não ser um DESABAFO", e continuou:

Há quinze dias, o psicoterapeuta americano Jonathan Alpert mexeu com os brios dos colegas ao publicar um artigo no Ney York Times em que questionava a eficácia de tratamentos de longo prazo.

Citava um estudo de 2010 no "American Journal of Psychiatric" para dizer que só 10% dos pacientes fazem mais de 20 sessões e um de 2006 no "Journal of Consulting and Clinical Pshychology" para afirmar que o progresso cai de 88% para 62%, após a 12a. sessão. Culpava os pares.

A resposta, diz, veiu numa avalanche de e-mails tanto mandando-o para o infrerno, como, elogiando por contestar algo pouco questionado.

Mas ele nega que ofereça solução mágica, como acusam os críticos que viram no artigo uma autopromoção.

Sua defesa, diz, é de uma terapia que mostre resultado, em que paciente e analista tracem metas e que não sirva apenas PARA DESABAFAR: PELA MINHA EXPERIÊNCIA, A MAIORIA BUSCA AJUDA PARA QUESTÕES MENORES E TRATÁVEIS: INSATISFAÇÃO NO TRABALHO OU NO RELACIONAMENTO. NÃO É PRECISO ANOS DE TERAPIA PARA ISSO"

A repórter o perguntou:"QUANDO VOCÊ DIZ QUE TERAPIA DE LONGA DURAÇÃO É POUCO EFICAZ, VOCÊ SE REFERE AOS CASOS DE FORMA GERAL OU QUER DIZER QUE TERAPEUTAS RUINS MANTÊM O PACIENTE POR MUITO TEMPO?", onde êle a respondeu: "O segundo caso. E meu argumento é que se você está na terapia e não está melhorando, você tem de sair. Há muita diferença entre SE SENTIR BEM E DE FATO MELHORAR. Eu costumo usar a analogia do cabeleireiro - SE VOCÊ VAI E ODEIA O CORTE, VAI VOLTAR PARA QUÊ? SE VOCÊ VAI Á TERAPIA, SEMANALMENTE, HÁ ANOS, E, NÃO VÊ NENHUMA MELHORA, SAIA FORA". Continuando, a repórter o perguntou: "Mas como medir se a psicoterapia é eficaz?", e êle a respondeu: "O QUE EU FAÇO, E MUITOS FAZEM, É DEFINIR METAS DESDE O COMEÇO E MONITORAR O PROGRESSO. SE ALGUÉM COM ANSIEDADE SOCIAL VEM ME VER, A META É A PESSOA SE SENTIR CONFORTÁVEL EM UM BAR OU UM ENCONTRO. VAMOS TRABALHANDO E VENDO COMO ELA SE SAI", onde essa repórter o perguntou: "Você ja tratou alguém por mais do que 12 semanas?", "SIM, CLARO, HÁ GENTE QUE EU TRATO POR MESES E DEPOIS FAÇO SESSÕES DE MANUTENÇÃO UMA OU DUAS VEZES POR MÊS". E, continuou: "ALGUNS TRANSTORNOS PRECISAM DE MAIS TEMPO PARA SEREM TRATADOS, COMO ESTDRESSE PÓS-TRAUMÁTICO. E CONDIÇÕES PSIQUIÁTRICAS OU PSICOLÓGICAS MAIS GRAVES PRECISAM NÃO SÓ DE MAIS TRATAMENTO, MAS TAMBÉM DE MANUTENÇÃO", e, uma das suas informações que eu as achei fundamentais: "NÃO ACHO QUE PSICOTERAPIA SEJA INDICADA PARA TODAS AS PESSOAS. ACHO QUE A PESSOA, REALMENTE, TEM DE QUERER OLHAR PARA SI MESMA E QUERER USAR. SE NÃO É UM GRANDE DESPERDÍCIO DE TEMPO E DE DINHEIRO"; "AS RAZÕES QUE LEVAM MAIS GENTE AO CONSULTÓRIO,HOJE EM DIA, - AO MEU, AO MENOS - SÃO ANSIEDADE, PROBLEMAS DE CARREIRA;PROBLEMAS NO RELACIONAMENTO E ESTRESSE. NADA DISSO PRECISA DE ANOS PARA SER TRATADO"!

Eu já contei, neste blogdopovão, mas irei repetir uma piada nessa área: Um cidadão estava com problemas piscológicos, terriveis, onde já estava sem dormir, há meses, ou melhor, dormindo muito mal. Por que? Porque ele achava que havia, todas as noites, um HOMEM QUE SE ESCONDIA EMBAIXO DA CAMA; nesse momento, ele descia dessa cama e olhava para debaixo dela e não via ninguem; voltava para cima da cama, mas, o pensamento continuava, FICANDO, A NOITE INTEIRA, DESCENDO E SUBINDO NA CAMA!. Indicaram-lhe consulta com um psicoterapeuta, e, esse, ao saber do problema, pediu-lhe R$200,00 por consulta, cujo prazo duraria anos! O paciente, desempregado, ficou desesperado; foi a um bar e encheu a cara de bebida; um bêbado, ao lado, o perguntou-lhe: COMPANHEIRO, O QUE ESTAR ACONTECENDO? E, o paciente o contou; o bêbado, que, na hora, o respondeu: EU POSSO RESOLVER O SEU PROBLEMA; como? Perguntou-lhe o paciente; VAMOS A SUA CASA, E, CHEGANDO LÁ, PEDIU -LHE UM SERROTE, cortando as PERNAS DA CAMA, DIZENDO-LHE: pronto, seu problema estar resolvido, pois, sem as pernas o MALANDRO NÃO PODERÁ FICAR EMBAIXO, E VOCÊ FICARÁ LIVRE DO MESMO! Meses depois, se encontraram, no mesmo bar, todos felizes, onde o EX-PACIENTE O ABRAÇOU E O DISSE: GRAÇAS Á DEUS, QUE O INDICOU-ME, FIQUEI BOM, pois, com a solução dada, TIVE CERTEZA QUE EXPULSAMOS O CARA QUE DESEJAVA ME ASSASSINAR, ESCOLHENDO O MOMENTO EM QUE EU ESTAVA DORMINDO, E, O MAIS IMPORTANTE, NÃO GASTEI COM AQUELAS CONSULTAS, CARISSIMAS, DAQUELE PICARÊTA EXPLORADOR!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário