terça-feira, 22 de maio de 2012

LISTAS QUE SALVAM!


Li em uma revista, em um consultório médico, aqui, em Salvador, um excelente artigo, que passarei, a seguir, um resumo :

"Sua vida está uma confusão e você não sabe por onde começar a arrumar? Tente uma lista de prioridades. Um novo livro diz que elas resolvem (quase) tudo.

"A idéia de fazer listas escritas de tarefas que os anglo-saxões chamam de checklists, existe há séculos. Uma receita de bolo é, no fundo, uma sequência de procedimentos a realizar. Sem a lista não seria possível controlar missões complexas, como levar uma nave à Lua, fabricar um automóvel ou pilotar um avião. A novidade captada por pesquisas recentes é que as listas podem ser úteis numa gama muito maior de situações - sobretudo na vida prática. No mundo moderno, qualquer pessoa realiza tarefas complexas ou lida com um número exagerado de tarefas todos os dias. "As listas são simples e acessíveis. Podem contribuir com melhorias impressionantes em qualquer área", afirma Atul Gawande, cirurgião e jornalista americano, autor de Chcklist- Como fazer as coisas bem feitas". O livro inclui uma série de exemplos de aplicação de listas em várias áreas de atividade. Gawande diz que a vida se tornou muito complexa e que é praticamente impossivel tomar decisões e realizar tarefas sem algum tipo de controle ou de ajuda. A memória não da mais conta".

E nos diz mais ainda: "A eficácia de uma lista baseia-se em dois elementos: o conhecimento acumulado de quem a organiza e a simplicidade, que permite que ela seja entendida por qualquer um".

E continua: "A grande preocupação dos defensores das listas é evitar erros. Eles fazem distinção entre erros de ignorância (que acontecem porque não sabemos fazer algo) e erros de inépcia (que ocorrem quando não fazemos bom uso do conhecimento que temos). A maior parte dos erros que cometemos são dos tipos causados por inépcia, portanto, perfeitamente evitáveis".

Segundo esse Autor "Criar filos é uma das atividades mais complicadas da vida moderna", E eu acrescentaria: EXISTEM PAIS QUE PENSAM QUE CRIAR FILHOS SE RESUME EM UM SÓ PERIODO: QUANDO NASCEM ATÉ CONCLUIREM O SEGUNDO GRAU, dai em diante, como falam, "ENTREGO Á DEUS", e DEUS NOS ENSINA: "FAZEI QUE EU O AJUDAREI"! Tenho duas filhas, formadas, profissionais atuantes, uma psicóloga, fazendo especialização na PUC, São Paulo, e, a outra, Arquiteta, ambas vitoriosas em suas profissões, mas, até hoje, eu e minha espôsa nos preocupamos com as suas vidas, dando-lhes dicas (e não gostam!), além do carinho permanecer eterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário