terça-feira, 29 de maio de 2012

O CARTEL DOS ÔNIBUS DE SALVADOR , NÃO ESPEROU 24 HORAS DO FIM DA GREVE, JUSTISSIMA FACE AO REGIME DE ESCRAVIDÃO QUE TRATAVA OS SEUS MOTORISTAS E COBRADORES, AGORA QUEREM MAIS DE 30% DE REAJUSTE EM UMA DAS MAIS CARAS TARIFAS DE TRANSPORTES COLETIVOS DO BRASIL, SE NÃO FOR DO MUNDO!

Pois é, minha gente, essa raça deseja, mais uma vez, nos roubar! Querem que a tarifa passe de R$2,50, hoje, carissima (loiam um meu texto, recentemente, neste blogdopovão) para R$3,15, ou seja, cêrca de 30% de reajuste para uma taxa inflacionária de doze meses de menos de 6%! Os próprios motoristas e cobradores, vítimas desses desumanos empresários, tiverem 7,50%. Ouvi, hoje, um engenheiro de tráfego, professor da Unifacas, na bandnewsfm-salvador, declarar que nada se justifica esse reajuste, pois, o que já recebem é suficiente, além de prestarem um péssimo serviço à comunidade soteropolitana e outros que aqui residem! Segundo esse especialista, nessa área se exige uma velocidade média de 40 km  de um ônibus, quando, aqui, não passa de 15 km/hora, fazendo com que a população passe mais horas dentro de um veículo desse, em pessimas condições humanas, deixando-a estafada e sem condições de trabalhar! Falou das péssimas condições físicas desses veículos, quase toda a frota, de mais de 2770 ônibus, em estado caótico, e, o mais grave, a maioria sem condições de transportar pessoas com deficiência física, como cadeirantes, conforme exige à legislação! Culpou a Prefeitura de Salvador que nada faz contra esse cartel, deixando-o livre como se fôsse o verdadeiro planejador da mobilidade urbana, como, por exemplo, um contrôle da frota, diária, sabendo quantos ônibus estão circulando e por quê outros estão na garagem dessas empresas controladas por esse cartel! Ele acha que menos de 50% dessa frota chega às ruas, e, a noite, esse percentual é quase mínimo, talvez, uns 5%, gerando um caos noturno, onde as pessoas passam horas e mais horas, até altas horas da madrugada, esperando um veículo desse! A não existência de uma fiscalização eficiênte, também, outra causa da ineficiência, pois, os poucos que existem, quase todos, agem como se fôssem funcionários desse cartel! Outro problema apontado, que, na sua ótica, gravissimo: não existe um sistema de horário para esses ônibus circularem, passando na hora que bem desejarem, fazendo com que as pessoas fiquem horas e horas no ponto, e, por SEREM "DONOS DA ÁREA", NÃO SE PREOCUPAM COM ESSES PASSAGEIROS, POIS, DEMORANDO OU NÃO, ELES TERÃO QUE ENTRAR NOS SEUS VEÍCULOS; nas rotas deficítárias, onde a Prefeitura deveria exigir a mesma quantidade de veículos para atender aquela população, como é feito nas rotas superavitárias, simplesmente, isto não acontece, onde quem decide é o cartel! E citou uma entrevista com vários moradores do bairro de Canabrava, que, segundo  um deles, se leva duas horas para se chegar ao trabalho, às 8 horas da manhã tendo que acordar as 5 horas e chegar no ponto de ônibus às 6 horas, pois, se perder esse veículo, pode desistir de ir trabalhar!

O mais grave, na minha opinião, mesmo ratificando tudo que foi dito, acima, por esse especialista, é o fato de nós ficármos reféns desse cartel pelo fato de Salvador, a PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, não ter trem; metrô ou outro tipo de transporte, como o maritimo, onde temos um litoral que vai da Peninsula Itapagipana até Lauro de Freitas, e, se continuármos, até Aracajú, Maceió; Recife; etc. etc., sem dispor desse meio de transporte, um dos mais baratos do mundo! Já pensaram se pudéssemos pegar um navio, na praia da Ribeira; passármos pela Ponta de Humaitá (o porto já estar pronto há anos); de lá para o Mercado Modêlo; depois Barra; Rio Vermelho; Amaralina; Pituba; Boca do Rio; Piatã; Itapuã; Stella Maris; Praia do Flamengo; Lauro de Freitas; Buraquinho; etc., como seria maravilhosa essa viagem? E os turistas ficariam maravilhados! Mas, qual o ex e atual Prefeitos, Vereadores, "Líderes" que iriam de encontro aos interesses desse poderoso Cartel, o maior financiador de eleições desta Capital e de outras cidades do Brasil? E o mais grave, e é ai que eu estou temeroso com essa reivindicação, absurda, de reajuste de tarifa, quase  cinco vezes a taxa de inflação do ano, pois, ESTAMOS NO ANO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário