segunda-feira, 23 de setembro de 2013

HOJE, 24 DE SETEMBRO DE 2013 COMPLETA TRES ANOS DE CRIAÇÃO DESTE BLOGDOPOVÃO, COM MAIS DE UM MIL E SETECENTOS E CINQUENTA E DOIS ARTIGOS, GRANDES, MÉDIOS E PEQUENOS, TRATANDO DE VÁRIOS ASSUNTOS DA NOSSA SOCIEDADE, INCLUSIVE, COM HUMOR, COMO: RELIGIÃO, VIDA, PROBLEMAS DIVERSOS DO DIA-A-DIA; ECONOMIA; CORRUPÇÃO, POLITIQUEIROS, POLITICOS, MEIO AMBIENTE, ETC., ETC.!



Mas, para comemorarmos esses três anos, de muito cansaço para vocês, e, muita honra para a minha pessoa, passo-lhes um texto sobre o MAL, na visão do Papa Emérito Bento XVI, em seu fantástico Livro JESUS DE NAZARÉ, escrito um ano antes da sua renúncia, por sinal, UM BEM PARA TODOS NÓS, POIS, COM SEU CORAJOSO ATO, MOSTROU-NOS A PODRIDÃO DE DENTRO DO VATICANO, além da sua frágil saúde, como, também, nos trouxe o PAPA FRANCISCO, UM SULAMERICANO, PELA PRIMEIRA VEZ, E, O MAIS IMPORTANTE, preocupado com a riqueza espiritual e não material (ONTEM, ELE RECEBEU DE UM PADRE ITALIANO, VINDO DO INTERIOR DA ITÁLIA, DE PRESENTE,  UM CARRO DA MARCA RENEOUR, DE 1984, COM 300.000 KM RODADOS, onde ficou felicíssimo, inclusive, entrou nesse veículo, sozinho, sem segurança, e deu várias voltas pela vizinhança do Vaticano!). Também, uma visão do Espiritismo, através do Francês Allan kardec, considerado o 'PAI DO ESPIRITISMO', que, naquela França arruinada pela violência, pobreza extrema e uma BURGUESIA desumana, na onda DO ILUMINISMO, surgiu esse grande Homem humanista como foi! Também, uma visão do Psicólogo Philip Zinbardo, na revista VEJINHA, de 21 de agosto deste ano, cujo titulo, nas chamadas 'páginas amarelas' era: "O MAL ESTÁ EM TODOS NÓS" .

Segundo o Papa Emérito Bento XVI, em seu extraordinário livro JESUS DE NAZARÉ, no capítulo 'MAS, LIVRAI-NOS DO MAL', uma passagem da ÚNICA ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU E QUE SE ENCONTRA NA BÍBLIA SAGRADA:

O último pedido do PAI-NOSSO retoma o penúltimo e transforma-o numa proposição positiva; deste modo, ambos os pedidos pertencem intimamente um ao outro. Se no penúltimo pedido domina o 'nada' (não dar ao mal espaço para além do suportável), no último chegamos à esperança central da nossa fé no Pai. "SALVAI-NOS, REDIMI-NOS, LIBERTAI-NOS!". Trata-se em última instância do pedido pela salvação.

De que queremos ser salvos? A nova tradução do PAI-NOSSO diz "do mal' e deixa assim aberta a questão de se saber se se trata do  'mal' ou 'do mal' . Em última instância, ambas as leituras não podem ser separadas. Sim, nós vemos perante nós o dragão de que fala o Apocalipse (ap.12 e 13). S. João desenhou o 'animal do mar', dos abismos obscuros do mal com os elementos do Império Romano e, assim, formulou, concretamente, a ameaça perante a qual os cristãos do seu tempo se viram expostos: a total pretensão de domínio sobre os homens representada no culto do imperador, e o poder politico, militar e econômico culminado em total onipotência - como figura do mal que ameaça tudo devorar. Isso se alia à desagregação dos ordenamentos morais por meio de uma cínica espécie de ceticismo e de iluminismo. Nesta ameaça, o cristão do tempo da perseguição invoca o Senhor como o único poder que pode salvar: SALVAI-NOS, LIBERTA-NOS DO MAL.

Mesmo que já não exista o Império Romano nem as suas ideologias, tudo isto está , no entanto, bastante presente! Também hoje ai estão, por um lado, as potências do mercado, da negociação com armas, drogas e com seres humanos, que pesam sobre o mundo e envolvem a humanidade em violências, que são irresistíveis. Estão, também, por outro lado, a ideologia do sucesso, do bem-estar, que nos diz: DEUS NÃO PASSA DE UMA FICÇÃO. ELE NOS RETIRA O TEMPO E A ALEGRIA DE VIVER. NÃO TE PREOCUPES COM ELE! PROCURA APENAS AGARRAR DA VIDA TANTO QUANTO PUDERES. TAMBÉM ESTAS TENTAÇÕES PARECEM IRRESISTIVEIS.

O PAI-NOSSO, COMO UM TODO E ESPECIALMENTE ESTE PEDIDO, QUER DIZER-NOS: só quando tu perdeste DEUS é que te perdeste a ti mesmo; então não és mais do que um produto casual da evolução.

E conclui: PORTANTO ESTÁ CORRETO QUANDO A NOVA TRADUÇÃO NOS DIZ: SALVAI-NOS DO MAL"

Na visão de Allan Kardec, o PAI DO ESPIRITISMO, francês, que nasceu e morreu no ano de 1888, em plena convulsão que esse Pais passava, inclusive, nessa época nascia o ILUMINISMO, essa fonte de inspiração Divina, que deu uma nova visão ao Ser Humano, dai nasceram leis com direitos e deveres para todos nós, ou seja, um NOVO MUNDO ONDE O HOMEM ERA O OBJETO PRINCIPAL E RESPEITADO, diferentemente do passado, como um objeto, sem alma, como se ele não pensasse!

"AMAI OS VOSSOS INIMIGOS", "RETRIBUIR O MAL COM O BEM" "FAZEI BEM ÁQUELES QUE VOS ODEIAM, ORAI PELOS QUE VOS PERSEGUEM E CALUNIAM PARA QUE SEJAIS OS FILHOS DE VOSSO PAI QUE ESTÁ NO CÉU, QUE FAZ NASCER O SOL SOBRE OS BONS E OS MAUS E FAZ CHOVER SOBRE OS JUSTOS E OS INJUSTOS"

"SE AMAIS APENAS OS QUE VOS AMAM, QUE MÉRITO TEREIS? OS PECADORES TAMBÉM AMAM OS QUE OS AMAM. E, SE FAZEIS O BEM APENAS AOS QUE BEM VOS FAZEM, QUE MÉRITO TEREIS?"

"SE O AMOR AO PRÓXIMO É O PRINCÍPIO DA CARIDADE, AMAR OS INIMIGOS É A SUA APLICAÇÃO SUBLIME, PORQUE ESTA VIRTUDE É UMA DAS MAIORES VITÓRIAS OBTIDAS SOBRE O EGOÍSMO E O ORGULHO".

"AMAR OS INIMIGOS NÃO É TER POR ELES UMA AFEIÇÃO QUE NÃO É NATURAL, PORQUE O CONTATO DE UM INIMIGO FAZ BATER O CORAÇÃO DE UMA MANEIRA TOTALMENTE DIFERENTE DO DE UM AMIGO; É NÃO TER CONTRA ELES NEM ÓDIO, NEM RANCOR, NEM DESEJO DE VINGANÇA; É PERDOAR-LHES, SEM SEGUNDAS-INTENÇÕES E SEM CONDIÇÕES, O MAL QUE NOS FAZEM; É NÃO CRIAR NENHUM  OBSTÁCULO Á RECONCILIAÇÃO; É DESEJAR-LHES O BEM EM VEZ DE DESEJAR-LHES O MAL; É REJUBILAR-SE EM LUGAR DE SE AFLIGIR COM O BEM QUE LHES CABE; É ESTENDER-LHES UMA MÃO BENFAZEJA EM CASO DE NECESSIDADE; É ABSTER-SE, POR PALABRAS E AÇÕES, DE TUDO QUE POSSA PREJUDICÁLOS, E, ENFIM, RETRIBUIR-LHES SEMPRE O MAL COM O BEM, SEM INTENÇÃO DE HUMILHÁ-LOS"!

E, por fim, a visão de um cientista, acima citado, em sua entrevista na VEJINHA:

"A melhor vacina contra a prática do mal é o exercício permanente da autocrítica". Ele cita que "as circunstâncias podem fazer aflorar a maldade nos homens"; diz que "as prisões são inúteis e que o mal se autoalimenta".

"Se a pessoa comete um pequeno desvio, tende a considerar o seguinte só 'um pouco pior'. Isso abre uma fresta perigosa para que ela traia, minta ou machuque os outros cada vez mais"

A repórter perguntou-lhe: 'uma vez que alguém tenha cometido um ato de maldade, fica mais fácil repetir o gesto?

"Sim, todos os estudos mostram que o mal vai subindo de nível numa progressão gradativa. Se a pessoa comete um pequeno desvio, tende a considerar o seguinte só 'um pouquinho pior'. Então, vai se abrindo uma fresta perigosa para que ela traia, minta ou machuque os outros cada vez mais. E o indivíduo vai encontrando razões para justificar seus atos, de forma que suas atitudes não lhe pareçam malignas, mas, ao contrário, essenciais. Como é da espécie humana, acreditar que é movida pelo bem, os valores começam a se distorcer para legitimar aquela situação. Passamos a acreditar que o que costumava ser errado agora é certo, ou pelo menos apropriado para um determinado contexto"

Mas, em um texto anterior, pesquisei diversas capas das revistas VEJINHA, ÉPOCA E ISTOÉ, umas quinze de cada uma, e, todas, todas as edições traziam em suas capas manchetes referentes ao MAL, mesmo a que fazia referencia ao grande Papa Francisco, onde ele nos dava dez lições para o BEM, embaixo, outra manchete falava do MAL! Jornais, noticiários, diariamente, falam do MAL, COM GRANDES DESTAQUES, fazendo com que as pessoas pessimistas, estressadas, deprimidas, pensem que o MUNDO É CONSTITUIDO DO MAL, quando, na verdade, uma população de trilhões de habitantes, se fosse assim, o MUNDO SERIA UM INFERNO! O MAL, MINHA GENTE, É UMA MINORIA INSIGNIFICANTE! Apenas, ele aparece mais face aos MAUS ELEMENTOS QUE O USAM PARA GANHAR MAIS DINHEIRO, MAIS PODER! Se não fossem as discórdias, que geram as guerras, como iriam se manter as indústrias de armamentos, as mais poderosas do mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário