segunda-feira, 2 de setembro de 2013

NÓS PODEMOS, SIM!



Hoje, a nossa Salvador vive um caos urbano sem limite! Não temos metrô; não temos trem; o serviço de ônibus um dos piores do Brasil, com o povo andando como sardinha em lata! Postos de Saúde quase fechados; Hospitais em situação caótica com pacientes em macas, nos corredores! Vários bairros sem água e sem energia; ruas emburacadas; esgôtos em céu aberto; etc., etc.. Até o Elevador Lacerda, um dos nossos maiores símbolos, há quase três anos, com a metade das cabines quebradas; e outras situações caóticas que passamos, todos os dias! Enquanto isto o governador Wagner andando de helicóptero, ao custo de dez mil reais por dia!

Na última sexta-feira , pela bandnewsfmsalvador, uma entrevista com um grande baiano, o historiador Francisco Sena, mais conhecido como CHICO SENA, que nos fez um relato, fantástico, do que foi Salvador no início do século XX, quando tinhamos verdadeiros missionários como gestores públicos, e não essa turma de hoje que só pensa neles! E o povo e a cidade que se f........!

Os primeiros meios de transporte urbano do Brasil, da América do Sul, e, um dos melhores do Mundo foi implantado em Salvador onde existiam bondes puxados por cavalos!

Em 1906 esses bondes foram substituídos por bondes puxados por motores a vapor, uma novidade fantástica para essa época, inédito no Brasil e na América do Sul!

Em 1901 o primeiro carro movido a motor movido a combustão foi importado da Inglaterra, estando , até hoje, em um Museu da Cidade! Com ele, o prefeito da época resolveu cortar a cidade, o centro, com várias avenidas, como a famosa AVENIDA SETE DE SETEMBRO, o principal circuito do carnaval da Bahia, onde ligava o Campo Grande (onde existe o Teatro Castro Alves) até a ladeira de São Bento (onde estar o primeiro mosteiro dessa Ordem religiosa do Brasil e da América do Sul), chegando a famosa praça Castro Alves (onde existem o tradicional ENCONTRO DE TRIOS ELÉTRICOS NO FINAL DO CARNAVAL E ONDE ESTAR A ESTÁTUA DESSE GRANDE HOMEM, UM DOS QUE MAIS CONDENARAM O FIM DA ESCRAVIDÃO, ESQUECIDO PELOS MOVIMENTOS NEGROS, RACISTAS); também,  nessa época, foi construida uma avenida ligando o bairro da Barra (onde chegou a esquadra de Cabral de Porto Seguro) até o Campo Grande, tudo para viabilizar a chegada do carro movido a motor de combustão!

Construíram diversas fontes de água potável, onde a população deixou de beber água de poços, sem tratamento, onde se pagava por cada lata de água para cobrir os custos desse serviço público, também, o primeiro do Brasil e da América do Sul! No ano de 1925 criaram a primeira empresa de água e saneamento de uma cidade do Brasil e da América do Sul, levando água encanada para residencias e comércio!

Em 1870 o Engenheiro Baiano, que tinha estudado em Londres, elaborou e executou a construção do Elevador Lacerda, com 70 metros de altura, o maior do mundo, suplantando o de Londres que tinha 50 metros, inclusive, servindo de base!

Em 1874 foi criado o PLANO INCLINADO GONÇALVES, que liga a Praça da Sé, perto do Pelourinho, ao bairro do Comércio, em Salvador, na época, o maior centro comercial e industrial da Bahia!

E outras e outras ações urbanistica, muitas delas, até hoje, em funcionamento, claro, em estados lastimáveis! O Plano Inclinado, por exemplo, há uns 5 anos sem funcionar! As cabines do elevador continuam quebradas! Vários bairros de Salvador continuam sem água encanada, sem as famosas fontes de águas potáveis, e, sem energia elétrica! Não temos metrô, trem e nem ônibus, como, também, não temos gestões públicas onde quase nada funciona, principalmente, para o povo!

Já pensaram se Salvador, que teve tudo isso,  acima citado,  se essa linda CAPITAL DOS BRASILEIROS, A PRIMEIRA DO BRASIL, TIVESSE TIDO CONTINUAÇÃO DESSA MENTALIDADE DOS ANTIGOS GESTORES ? Mas, não temos quase nada, principalmente, se comparármos com São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, até mesmo Recife, Brasília! Hoje, Salvador se parece uma cidade do século passado! Garanto-lhes que mais de 90% dos baianos nunca viram um metrô, excetuando-se pelos filmes! Ou, por um site na internet, onde pegaram 6 km do metrô que estar inacabado, há doze anos, onde já comeram mais de 400 milhões de corrupção, segundo reportagem nacional da Folha de São Paulo, recentemente, somente perdendo para o METROMENSALÃO DO PSDB DE SÃO PAULO, JÁ QUASE 600 MILHÕES DE REAIS DE ROMBO, onde colocaram uma kombi, velha, escrita METRÔ DE BAIANO, QUE SERVIU DE MUITA GOZAÇÃO!

Agora, por causa da Copa de 2014, estão nos prometendo, mais uma vez, mais 18 km, com mais os 6 km, totalizaremos 24 km, e, lá para 2020 estaremos com uns 50 km. São Paulo, hoje, já estar com quase 100 km, com toda a roubalheira do PSDB, nos seus 20 anos dominando São Paulo, Rio de Janeiro já com quase 120 km, Recife com uns 20 km; Brasilia com uns 18 km, e, pasmem, em Buenos Aires, com quase 120 km, construído na gestão de Peron, em 1930! O de Londres já estar com 250 km, e, já estão construindo outra de mais 30 km para atender a 'grande Londres! Nas grandes cidades européias já possuem metrô, desde o inicio do século XX, e, antes, linhas e mais linhas de trem! Realmente, é um atraso monstruoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário