terça-feira, 3 de setembro de 2013

QUE PIADA! O MINISTRO LOBÃO COLOCOU A CULPA DO NONO APAGÃO ELÉTRICO EM UMA QUEIMADA DE CAPIM QUE ESTAVA EMBAIXO DA REDE ELÉTRICA, PASMEM, NO DISTANTE INTERIOR DO PIAUI!



É, realmente, uma grande piada, como aqui, na Bahia, dizem: "FOI PARA BOI DORMI" (foi para nos enganar!).

O grande problema do sistema nacional de energia do Brasil é que ele foi feito de forma incompetente, começando pelas barragens de armazenamento de água para gerar energia elétrica, e, dai pelas extensas e caras linhas de transmissão!
 
As barragens, construídas com tecnologias atrasadas, altamente prejudiciais ao povo, e, grandes beneficiadoras das elites exploradoras dessa fonte de riqueza econômica! Foram concebidas para armazenarem bilhões de litros de água, exclusivamente, para impulsionarem as turbinas geradoras de DÓLARES, AH, DESCULPEM-ME, DE ENERGIA ELÉTRICA, e, ao mesmo tempo, sem se preocuparem com a seca causada por elas, pois, armazenam toda essa quantidade de água, por meses, anos e o povo, na época da seca, sem ter direito a uma lata d'água, vivendo dos famigerados carros-pipa trocados por votos de cabrestos!
 
Lendo uma fantástica entrevista de um engenheiro especializado em usinas de energia, esse profissional condenava todos os projetos existentes no Brasil, pois, segundo ele deveriam haver duas extensos reservatórios de água, uma para segurar a água para geração de energia, e, outra, ao lado, para segurar a água nas enchentes, e, aos poucos, na seca, jogando essa água para que o povo e a região fosse beneficiada! Nada disso foi feito! Essa água acumulada é para, exclusivamente, gerar bilhões de dólares, ah, de água para gerar energia elétrica e ser vendida a peso de dólar! Nem vertedouro para passagem de peixes existe!
 
E as extensas linhas de transmissão de energia elétrica, de mais de mil km cada, onde se perde em toda a sua extensão quase 20% de energia, cuja perda é repassada para todos nós? Esse profissional, nessa entrevista, condena esse tipo de projeto, que, pela sua extensão, além da perda grande de energia, fica sujeita a todo tipo de agressões vindas da natureza e do homem! Nos EUA e Europa as linhas são construídas em cada intervalo de 100 km, para evitar desperdício, onde se encontra com uma subestação até chegar ao centro distribuidor. E nos disse que a perda não chega a 2% e o risco de apagão é quase zero!
 
Mas, vamos a essa esfarrapada e imoral desculpa dada pelo Lobão, da cozinha do Sarney: como uma queimada, embaixo da rede, criou tantos problemas? Se foi verdade, prova a incompetência do órgão do governo encarregado de manutenção do terreno que passa sob essa rede em não fazer a devida manutenção, como, por exemplo, limpeza da área! Lembro-me que em nossa fazenda passava uma rede de energia elétrica, da Chesf, onde nos indenizaram a área que passava essa linha, inclusive, éramos proibidos em fazer nada embaixo dessa linha, nem plantar algo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário