terça-feira, 3 de setembro de 2013

PAPA EMÉRITO BENTO XVI, EM SEU EXTRAORDINÁRIO LIVRO 'JESUS DE NAZARÉ, FAZ JUSTIÇA A UM HOMEM HISTÓRICO, TIDO POR TODOS NÓS, COMO UM DOS LADRÕES QUE FICARAM NA CRUZ ENTRE JESUS CRISTO QUANDO DA SUA CRUXIFICAÇÃO!



Ele faz justiça a Barrabás! O Papa nos pergunta: "QUEM ERA BARRABÁS?"  "Barrabás era um salteador" (Jo 18,40). Só que o termo grego salteador havia recebido um significado específico na situação política de então na Palestina. Ele significava o mesmo que LUTADOR DA RESISTÊNCIA. BARRABÁS HAVIA PARTICIPADO DE UMA REBELIÃO (CF.mc 15,7) E ALÉM DISSO ERA ACUSADO - NESTE CONTEXTO - DE MOMICÍDIO (lC 23, 19,25). QUANTO S. MATEUS DIZ QUE BARRABÁS TINHA SIDO UM 'PRESO CÉLEBRE, ISSO SIGNIFICA QUE TINHA SIDO UM DOS DESTACADOS LUTADORES DA RESISTÊNCIA, TALVEZ ATÉ O PRÓPRIO CABEÇA DESSA REBELIÃO (Mt.. 27, 16). Portanto, ele não era a figura histórica que nos apresentaram, até bem pouco, como um ladrão, um fora-da-lei!

Em outras palavras, segundo o Papa Emérito, Barrabás era uma figura messiânica. A escolha entre JESUS e Barrabás não é casual: estão em confronto duas figuras messiânicas, duas formas de messianismo. Isso se torna ainda mais claro quando pensamos que Bar-Abbas quer dizer 1filho do Pai'. Trata-se de uma típica designação messiânica, de um nome cultual de um destacado cabeça de um movimento messiânico. A última grande guerra messiânica dos Judeus fora conduzida no ano 132 por Bar-Kochba, 'filho da estrela'. É a mesma configuração do nome, a mesma intenção é representada.  Em muitos manuscritos dos Evangelhos até o séc. II, o homem aqui em referência chamava-se JESUS BARABBAS, ou 'Jesus filho do Pai'. A escolha entre JESUS CRISTO E BARRABÁS, enquanto o Barrabás se apresenta como uma espécie de sósia de Jesus; concebiam a mesma pretensão, mas de um modo totalmente diferente. Portanto, entre um Messias que encabeça um combate que promete A  liberdade e o próprio reino e este misteriosos Jesus que anuncia o perder-se como caminho para a vida. E ai estar a resposta porque a massa tenha dado prioridade a Barrabás, condenando Jesus Cristo à morte, quando foi solicitada a votar pelo Imperador Romano Pilatos!
 
Mas, uma pequena piada, talvez, sem graça como muitas que já contei aqui, mesmo eu achando graça! Um pobre padre, já velhinho, muito doente, pediu ao médico de plantão, em uma UTI, que desejava pegar nas mãos de Sarney e Renan Calheiros porque os conhecia muito por ter trabalhado no interior do Maranhão e Alagoas! O médico, sem entender nada, inclusive, irritado por essa deferência desse pobre padre para com esses politiqueiros, providenciou ligar para o Sarney e o avisou do desejo do Padre! Sarney vibrou, ligando logo para Renan, e, os dois combinaram convidar toda a imprensa nacional para esse evento, achando eles que seria um golpe , espetacular, de suas promoções. Ao chegarem ao lado do Padre, esse, abrindo bem os olhos, pediu-lhes as suas mãos, e, ao segurá-las, declarou: MEU DEUS, AGORA POSSO MORRER EM PAZ, POIS, SE O SEU FILHO MORREU ENTRE DOIS LADRÕES, POR QUE EU, TAMBÉM, NÃO POSSO TER ESSE PRIVILÉGIO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário