sábado, 30 de março de 2013

AMORIZAR, O QUE SIGNIFICA PARA A NOSSA VIDA?


AMORIZAR SÃO ATOS QUE PRATICAMOS NO SENTIDO DE NOS APROXIMAR DE ALGUÉM, MESMO DESCONHECIDO, VISANDO UMA MELHOR CONVIVÊNCIA EM SOCIEDADE! Não quer dizer que desejamos fazer AMIZADE, MAS, SIM, ESTREITAR LAÇOS! Como um cidadão entra em um local, com a cara fechada, e não cumprimenta ninguém? Ou entra em uma cabine de elevador e não cumprimenta ninguém? Ou chega no local de trabalho e não cumprimenta ninguém?

Amorizar é isto, ou seja, abrir caminhos entre as pessoas! Daí poderá surgir a HARMONIA, E, QUEM SABE, A FRATERNIDADE E O AMOR!

Eu e minha esposa estávamos perdidos em uma estação do metrô, gigantesca, na cidade de Berlim, Alemanha, em outubro de 2012,  sem saber falar alemão e o inglês, pouco o Espanhol, quando apareceram duas mulheres, na faixa de 55 a 60 anos, onde perceberam que estávamos com dificuldades! Se apresentaram, gentilmente, perguntando-me de onde éramos e ai, na maior alegria, falando o Espanhol, também, fraco, nos levou à estação que fica perto da Catedral de Berlim, centro dessa linda e planejada Capital dos Alemães! Mas, para nos levar a essa estação, passamos por várias, umas doze, mudando de linhas, e, ai, com dificuldades, perguntei-lhes se nós não tínhamos empatados o seu dia, quando nos disseram que se sentiram felizes por isto, e que trinta minutos que perderam se transformaram em um grande prazer, mas, face a nossa insistência, nos disseram que quando nos viram estavam chegando ao seu bairro, distante uns cem metros! ISTO É AMORIZAR! E, não tenham dúvidas, se morássemos lá, faríamos o possivel para que esse gesto se transformasse em AMOR!

Ontem, minha filha, que reside, estuda e trabalha em São Paulo, capital, psicóloga, foi para a estréia do cirquo de Solead (é assim que se escreve?), sem pagar um só centavo, além de ter sido convidada para frequentar camarins, e, outros locais desse fantástico circo! Por que? Ela estava em um local da avenida Paulista, quando presenciou um casal de gringos passando por muitas dificuldades em se ccomunicarem, inclusive, tentando conversar com pessoas que passavam no local, mas, muitos com "pressa",  não paravam para os escutar , inclusive, com gestos de mãos como se não estavam entendo o que falava. Ela, como fala,  ouve e lê inglês, se aproximou ao casal, perguntando-lhes do que precisavam, gerando uma grande alegria que tiveram, onde minha filha os levou até a portaria desse circo, e, automaticamente, eles a convidaram para a sessão solene de inauguração da temporada dessa Companhia, dando-lhe dois ingressos! Quando Ela chegou, a mulher, que é sua  noiva, já  a esperava, na portaria, levando-a para um local especial! Ele era o ENGENHEIRO CHEFE DE SOM DE TODA A ORGANIZAÇÃO, e ela, GERENTE DE EVENTOS! Ao se despedirem, eles a convidaram para um jantar, fora do circo, e, face ao feriado da Páscoa, andaram muito, mas, acharam uma churrascaria que os mesmos adoraram, comendo um absurdo, onde até farofa de farinha nordestina comeram, dizendo-a que era o prato preferido dos dois quando voltam ao Brasil! Vejam só, um simples gesto, de grandeza, que é a base do AMORIZAR, gerou um ambiente de HARMONIA, e, quem sabe, o AMOR!

Um comentário:

  1. Gostei do texto!!
    Conheci essa palavra "Amorizar" na música do teatro mágico.
    Olha esse trecho:...Reconsiderar o ar, o andar, nossa absolvição, a escuta e a fala
    Nos AMORIZAR o dia, fio, corredor, a calçada, o passeio e a sala...

    ResponderExcluir