quarta-feira, 27 de março de 2013

"I N D I G N A I - VOS"!


Pensador e autor do popular manifesto "INDIGNAI-VOS", escritor e diplomata francês STÉPHANE HESSEL, faleceu no dia 27 deste mes, uma das perdas que a humanidade, jamais, esquecerá!

Aos 95 anos, esse escritor, pensador e diplomata, descendente de uma família Judaica, nascido em Berlim e se naturalizando francês, aos 20 anos de idade! Fugiu da perseguição nazista, da sua terra, para Paris, logo no início da segunda guerra mundial, principalmente, ao ver a perseguição nazista ao seu Povo!

Ele se uniu a Charles de Gaulle na Resistência Francesa, onde, meses depois, foi capturado pela Gestapo (polícia secreta nazista), verdadeiros criminosos, em 1944, passando pelos campos de concentração de Buchenwald e Dora-Mittelbau, escapando com identidade trocada, e, logo em seguida, novamente capturado, e, novamente, ao ser transferido de um desses campos para outro, conseguiu escapar desses criminosos!

Quando terminou essa guerra, já considerado um Herói da Resistência Francesa, e, também, da Segunda Guerra Mundial, seguiu a carreira de Diplomata, no Ministério de Relações Exteriores Francês, indo como embaixador para a China.

Depois, foi escolhido como secretário da comissão que redigiu a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, em 1948. Era militante do partido socialista, desde 1986, ocupando diversos cargos nesse partido e no govêrno socialista de François Mitterand como presidente da França.

A sua fama, mundial, chegou pelo texto escrito denominado "INDIGNAI-VOS", um manifesto político publicado na frança, em outubro de 2010,  onde conclamava os jovens a se indignar.  Foram 32 páginas que inspirou jovens de todo o mundo a protestar contra tudo que chocava à sociedade daquela época, como: desrespeito à familia; aos velhos; à miséria dos continentes africanos , asiáticos e de outras partes do mundo; contra politiqueiros; maus govêrnos; contra o acúmulo da riqueza nas mãos de poucos e a pobreza nas mãos da grande maioria; contra guerras; etc., etc. Nesse manifesto, uma frase fatal: "A PIOR DAS ATITUDES É A INDIFERENÇA, É DIZER 'NÃO POSSO FAZER NADA, ESTOU ME VIRANDO'!

Escreveu um livro, tipo um manifesto, publicado em 2011, com o titulo "NOSSA OPORTUNIDADE", ONDE ELE LISTOU OITO ASPECTOS DO QUE ELE CONSIDERA DEMOCRACIA, COMPROMISSO, REBELDIA E INSURGÊNCIA! Uma outra obra prima, compre-o!

Eu, realmente, me indigno quando alguèm me diz: "esse problema é do govêrno, pois, pago impostos e ele é que deve resolver o problema"; Outra: quando um pobre nos pede uma ajuda, o cara, automaticamente, o diz: "DEUS O FAVOREÇA"! E nessa linha, me lembro de uma frase do Estadista Kennedy, em sua primeira campanha presidencial dos EUA, NOS EU ÚLTIMO COMÍCIO, ao começar a se pronunciar, um espectador o indagor, aos gritos: "CANDIDATO, O QUE O SENHOR FARÁ POR NÓS, QUANDO ELEITO?", e, Kennedy, irritado, aos gritos, o repreendeu: "SENHOR, ANTES DE PENSAR ASSIM, POR QUE NÃO SE PERGUNTA O QUE PODE  FAZER PELA NAÇÃO AMERICANA?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário