domingo, 24 de março de 2013

NÃO É FÁCIL QUEBRAR OS CARTÉIS DESTE PAÍS! EM UM TEXTO, ABAIXO, FALAMOS QUE 70% DAS AÇÕES CONTRA CARTÉIS FOI ARQUIVADA PELA CADE! HOJE, CONVERSANDO COM UM COMANDANTE DA TAM, PENSANDO QUE ELE ESTARIA FELIZ COM O FIM DO CARTEL DAS EMPRESAS AÉREAS, COMO GOL E TAM DOMINANDO 85% DOS VOOS NACIONAIS, ELE, DEMONSTRANDO CERTA REVOLTA CONTRA O GOVERNO, DEFENDEU ESSE CARTEL!



Eu, não entendo nada, perguntei-lhe que receio ele teria se era um comandante de boeing, veterano, onde emprego não faltaria em lugar nenhum! E me respondeu: "todos que trabalham em aviação, dentro do avião, desejam que a sua base seja em um local que a sua família resida, como, no meu caso, Salvador! E deu-me mais explicação: "Quando a VASP acabou, onde eu era piloto de boeing, tive que deixar a família e fui morar e trabalhar na Índia, onde fiquei lá dois anos; depois, voltei para a Gol! Vejam as suas explicações: ele não está pensando em milhares de passageiros, que ficam humilhados em filas e em aeroportos; sujeitos a todos os tipos de obrigações por parte dessas aéreas; além de pagarmos as passagens mais caras do mundo, e, mesmo assim, ele defende o cartel!

Portanto, nós , sempre, criticamos o governo não entendendo por quê tanta proteção a esses cartéis sem sabermos que existem várias variáveis, por sinal, quase todas contra o povo, e, quase todas favoráveis a um corporativismo infernal!

Lembrei-lhe que conversei com um brasileiro, piloto de uma empresa de Catar, quando estávamos em Berlim, outubro de 2012, dizendo-me que ganhava 15.000 dólares mensais, com toda a mordomia possível, além de trabalhar pouco, ou seja, dois vôos semanais ligando esse País com Berlim e vice-versa! A única dificuldade que tinha era a língua árabe! Disse-me, também, que enquanto no Brasil um avião, de grande porte como o dele, possui uns seis comissários de bordo, o dele possui vinte, com todo apoio para os pilotos! Ficou abismado quando o informei que a Gol estava demitindo pilotos e comissários, onde o plano era para ter três comissários, à bordo, por voo, inclusive, internacionais! Esse piloto da Tam,  que fazemos referencia neste termo, achou que o piloto do Catar estava chutando!

E ai, passam anos e anos, e ficamos reféns desses carteis! E a Marta Suplicy, quando Ministra do Turismo, vendo milhares de brasileiros sofrendo nas filas dos aeroportos, até dormindo nos chãos, simplesmente, nos mandou que deveríamos GOZAR E RELAXAR!

Vejam só: minha filha mora em São Paulo e para nos visitar, em Salvador, pagamos cerca de R$1.200,00, ida e volta! Ou seja, uns 600 dólares! Em novembro de 2012, pegamos um avião no Aeroporto de Lisboa, Portugal, de lá fomos para Barcelona, Espanha, e, voltamos para Portugal, onde gastamos 200 dólares para três pessoas, vejam o que estou afirmando, para três pessoas! Nesse mesmo período, pegamos um avião em Nápole para Milão e de lá para Roma, três pessoas, pagamos 150 dólares! No ano passado, saímos de Zángrab, capital da Croácia, de trem, para Munique, seis horas de viagem, e, de lá, para Berlim, mais 4 horas, também, de trem, confortáveis, onde paguei 400 euros (mais ou menos R$1.200,,00, claro, não foi de avião, mas, para mostrar-lhes o quanto pagamos caro neste País!

Nenhum comentário:

Postar um comentário