terça-feira, 19 de março de 2013

UM MIL TREZENTOS E VINTE E SEIS TEXTOS PUBLICADOS NESTE BLOGDOPOVÃO, COM TEMAS DE DIVERSOS SEGMENTOS DA NOSSA SOCIEDADE E DE OUTRAS! QUASE TODAS EXTENSAS, MAS, CHEIAS DE INFORMAÇÕES OBTIDAS EM PESQUISAS DE JORNAIS, REVISTAS, NOTICIÁRIOS DE TELEVISÕES E RÁDIOS, ALÉM DO DIA-A-DIA OUVINDO PESSOAS! SE NÃO FORAM DO AGRADO DOS MAIS DE 35.000 COMPANHEIROS, DO BRASIL, MAIS DE 20.000, E, DO EXTERIOR, PAÍSES DA EUROPA, ÁFRICA, ÁSIA, AMÉRICA DO NORTE, E, INFELIZMENTE, MUITO POUCO DA NOSSA AMÉRICA DO SUL, MAS....É ASSIM MESMO!


Já pedir-lhes mil desculpas por erros, por escolha de temas que talvez não seja de agrado de muitos, textos extensos, talvez com dificuldades de interpretação, mas, como todo blog, fazemos o que achamos que é o melhor, e, do outro lado, Vocês, analisem e descartem, porem, nunca deixem de sugerir ou criticar!

Mas, estou assistindo, agora, pela Globonews, uma excelente entrevista com o maior historiador do Irã, o iraniano TOURAY ATABAKY, hoje professor em uma universidade  dos EUA, onde fora morar, estudar e ensinar História do Oriente Médio, recebendo, também, o passaporte, definitivo, para residir e trabalhar nesse País!

Nos deu uma aula sobre o Irã e seu Povo! Dentre outras qualidades que possuem, falam do alto nível educacional e cultural; da harmonia que existe entre toda a sociedade iraniana, onde desejam ser livres, em todos os segmentos da sociedade, principalmente, ao não aceitar a vinculação entre RELIGIÃO X IDEOLOGIA, como os religiosos do islamismo desejaram impor ao seu Povo! Lembrou o Império Otamano onde o Irã era a peça chave de tudo, mas, com todo o Poder que existia juntamente com a vizinha Turquia, simplesmente, procuraram não impor a sua cultura e religiosidade aos povos dominados, além de não terem tomado territórios dos povos dominados, e, com isto, com o fim desse Império, o Irã como a Turquia ficaram com os seus territórios intactos,além de conviverem com esse povos que sofreram intervenções desse Império.

Mas, critica, violentamente, o regime atual, que, dentre várias arbitrariedades, deseja que toda a sociedade seja islamita, xiita, esquecendo que a maior parte da população do Irã é católica, protestante, sem religião, etc., etc.! Segundo esse historiador esse é o maior problema do regime atual, onde, segundo ele, é o fator principal do estado de insegurança desse País! Não acredita que estão próximos a construir a bomba atômica, temida pelo Ocidente e vizinhos, achando ele que se trata de tentativas para obtê-la, mas, longe de ser conseguida, inclusive, pelos boicotes econômicos e militares, achando ele que se trata de uma PROPAGANDA DO REGIME PARA TENTAR UNIR A DIVIDIDA E INSEGURA SOCIEDADE IRANIANA, principalmente, a de Tearã e de grandes cidadess do interior do País!

O atual presidente, esse louco, que até hoje diz que Hither não fez nada contra os judeus e outros povos, dizendo que o holocausto é uma mentira de Israel e seus países amigos, é um homem desacreditado pelo mundo urbano do Irã, apenas, por ter vindo do mundo rural, filho de um pequeno agricultor, mas, com muita penetração, desde jovem , entre os religiosos, onde fazia o papel que conhecemos de um coroinha de igreja,  chegando a esse alto posto, porém, um vassalo do poder religioso!

Ele é contra o boicote econômico, pois,, somente a parte pobre da sociedade iraniana está sofrendo, passando todo tipo de miséria, mas sem consciência política para mudar algo, e, a outra parte, pequena, de ricaços, vivendo como se nada faltasse! Ele acha que a ONU e outros Organismos internacionais deveriam dialogar, diretamente, com os religiosos, deixando esse louco presidente em um plano insignificante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário