domingo, 17 de março de 2013

"DEUS JÁ MAIS SE CANSA DE PERDOAR"


Frase do Papa Francisco, hoje, na missa do domingo, pela manhã, na praça do Vaticano, para milhares de fiéis e expectadores, seguindo uma tradição criada pelo extraordinário Papa João Paulo II, hoje, uma rotina do Povo Católico do Mundo todo, especialmente, os Italianos, turistas presentes em Roma, e, pelas redes de televisão de vários Países! Foi a sua primeira participação como Papa nesse Evento, onde se destacou essa linda e profunda frase, citada no título deste texto! Quantos de nós temos dificuldades, imensas, em perdoar, até mesmo os nosso familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos! Quantos crimes já aconteceram, acontecem e acontecerão se não procurarmos nos especializarmos na arte do Perdão, por sinal, faz parte de todo Ser Humano, mas, infelizmente, a maioria procurar escondê-la, ou, até mesmo, enterrá-la!

O Papa Francisco, acrescentando mais detalhes nessa arte de perdoar que todos nós trazemos conosco, desde a concepção até o final dos nossos dias, vai mais longe, ao nos dizer: "O PAI, A MÃE, ACHO POR MISERICÓRDIA DE DEUS, POSSUEM MAIS PODERES E FACILIDADES  PARA PERDOAR OS SEUS FILHOS DO QUE ELES PARA COM OS SEUS PAIS, QUE DEUS DEVE SABER  COMPREENDÊ-LOS POR ESSA DIFICULDADE, TÍPICAS DOS JOVENS, MAS, COM O TEMPO, PERDOAM"!

Quantas vezes ouvimos, vimos e presenciamos pais, desesperados, irritados com os seus filhos, por errarem uma, duas, três, .....várias vezes, e, em momentos de raiva decretarem: "CHEGA,.....NÃO AGUENTO MAIS......"! Mas, temos que aguentar uma, duas, três, milhões de vezes, infinitivamente, Um dia, eles compreenderão!

Mas, para terminarmos uma série de artigos sobre o Vaticano, Papa Emérito Bento XI e agora Papa Francisco, ontem, ouvindo um doutor em teologia, padre, da PUC, SP, falando sobre a crise da Igreja Católica Apostólica Romana, nos presenteou com uma análise fantástica: A Igreja Católica Apostólica, criada naquela época das impiedades do Império Romano, portanto, altamente influenciada por Roma e por toda a Europa, nasceu como se fosse uma religião dos ROMANOS E SEGUIDORES (demais Europeus), para que todo o resto do Mundo seguisse os seus rituais, atropelando países, línguas, costumes, etc. de todo o mundo, inclusive, da região de Nazaré , berço do Cristianismo. E, complementando, disse-nos que entrevistou um Cardeal de um país Africano, assim que ele foi nomeado, e o perguntou como enfrentava os problemas da nossa igreja no seu país e nos demais daquele continente. O Cardeal, sucintamente, o respondeu: "Pense os nossos problemas em levar as palavras da Igreja , baseada em principios Europeus, para a Capital do meu País, cidades médias, pequenas e centenas e centenas de aldeias, todas falando linguas difrentes, costumes de vida diferentes e outros fatores, jamais aceitos por um Europeu, Americano ou de outros Continentes menos atrasados do que o meu, onde, SOMENTE, ACREDITAVAM NO NOSSO DEUS E EM JESUS CRISTO"!

Seguindo a resposta, fantástica, desse Cardeal Africano, lembro-me da nossa Bahia, onde o sincretismo religioso é fantástico, levando centenas e centenas, todas as semanas, para as missas, diferentemente do restante do Brasil, e, mais ainda, do mundo! Com a forte presença africana, oriunda de várias países, aldeias, linguas, costumes, etc., como, também, a presença indígena, mais os invasores portugueses, franceses e holandeses, o catolicismo baiano virou uma mistura de valores, hoje, consolidados, apesar da forte pressão que exercia o Vaticano para que não permitissem essa união de povos, mas, graças a presença de Cardeais fantásticos na Bahia, como D.Lucas Mendes, muito conceituado no Vaticano, também, de outros, como D.Magela, um outro, D.Sales, que, posteriormente, foi ser o Cardeal do Rio de Janeiro, hoje Emérito, tudo foi aceito, onde hoje assistimos missas cantadas com músicas africanas, indígenas, romanas, de roberto carlos, etc., etc., MAS, COM A PRESENÇA DE UM DEUS FORTE, COM O SEU FILHO JESUS CRISTO presentes em nossas vidas! Eu acho que o catolicismo crescerá assim, respeitando todas as crenças, culturas, pegando as positivas de cada uma (inclusive, do Judaismo, Islamismo, Protestantismo, etc.), onde poderemos juntar forças para o mundo de paz , de progresso e sem sofrimento humano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário