domingo, 3 de junho de 2012

COMO UM CIDADÃO, QUE SE DIZ TORCEDOR DE UM CLUBE, VAI PARA O ESTÁDIO DE FUTEBOL COM PENSAMENTOS PARA MATAR; AGREDIR; ETC., E ARMADO?


Para a nossa decepção, semanalmente, dentro e fora dos estádios, estamos assistindo cenas terriveis, com jovens feridos ; agredidos; e, até assassinados, por bandos, covardes, altamente armados, parecendo que estão indo para uma guerra e não para o lazer! E com isto os estádios, cada vez mais vazios, ou seja, a violência estar fazendo o novo tipo de torcedor: o de SOFÁ!

Pois é, como o nosso Brasil estar mudando, aos poucos, em todos os segmentos, vejam esta notícia que saiu no jornal Valor, na página Legislação, na edição de 1,2 e 3 de junho deste ano: "Torcedores processam times" e, em um sub título, registra: "Ações são propostas por acidentes e agressões ocorridos dentro ou fora de estádios de futebol", e continua: "Após assistr a uma partida de futebol entre Cruzeiro e Goiás, o advogado Cléscio César Galvão foi vítima de um arrastão em frente ao estádio do Mineirão. Agredido por assaltantes, Galvão ajuizou uma ação contra o Cruzeiro Esporte Clube, mandante do jogo, e receberá cerca de R$7 mil de indenização por danos morais e materiais. Assim como o advogado, torcedores têm entrado na justça após sofrerem agressões ou acidentes em estádios de futebol. Nesses julgamentos, a responsablidade tem recaído sobre os clubes. Galvão, que advogou em causa própria após o arrastão, afirma que se baseou na Lei nº 10.671, de 2003, o Estatuto do Torcedor, para alegar que a responsabilidade pelo que ocorreu é do Cruzeiro, mesmo que o Mineirão pertença ao Estado de Minas Gerais.

Em maio, a 8a. Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, responsabilizou o São Paulo Futebol Clube e a Federação Paulista de Futebol no caso de um torcedor que caiu de uma rampa dentro do Morumbi. Ambos deverão indenizar o autor da ação em 120 salários mínmos por danos morais e pagar uma pensão mensal de R$940,00, acrescida de juros!

Temos, também, que acabar com essas torcidas organzadas, verdadeiras quadrilhas, que se julgam superiores até mesmo ao clube, com faturamentos do tipo: associados; vendagens de produtos com o nome e as cores do clube, sem nada pagarem; dirigentes submetidos a essas organzadas, verdadeiros vassalos!

Temos que ter delegacias especializadas, com subdelegacias dentro de cada estádio, inclusive, com cadeias dentro delas, onde o baderneiro, logo, já fica lá, enjaulado, até a decisão do sr. delegado! E na decisão, como fizeram com os torcedores ingleses, violentissimos no passado, temidos em toda a Europa, hoje, pacatos cidadãos, por que? Por causa de penas severas, como, por exemplo, serem expulsos, definitivamente, de entrarem em qualquer estádio de futebol em toda a Europa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário