domingo, 17 de junho de 2012

DEIXEM AS CRIANÇAS BRINCAREM: SERÁ UMA DAS BASES DO SEU DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, CULTURAL, PROFISSONAL, ALÉM DE SER, SEGURAMENTE, UM ADULTO COM SÓLIDA FORMAÇÃO PSICOLÓGICA!

As crianças de hoje estão perdendo o melhor das suas vidas: brincarem como crianças que são, de todo tipo de brinquedos, menos, claro, teclando computador, quase várias horas diárias, deixando-as como verdadeiras máquinas, insensíveis, sem diálogos, até mesmo dentro dos seus lares! JÁ SÃO CHAMADAS DE "CRIANÇAS DA ERA DA INTERNET: SEM VIDA; SEM INOCÊNCIA; SEM DIÁLOGO; SEM VISÃO DE UM MUNDO REAL, E, SIM, DE UMA IRREALIDADE , TÃO MARCANTE, NAS RÊDES DE COMUNICAÇÕES SOCIAIS, ONDE TUDO ESTAR "MARAVILHOSO DEMAIS" OU "TERRORISMO DEMAIS"! A mentira prevalece nessas redes, onde o feio diz que é lindo; o pobre diz que é rico; todos estão "felizes"! As amizades passaram de reais para virtuais, onde até namoros e casamentos são arranjados, friamente, pela internet! Até sexo virtual estão fazendo! Onde vamos parar, minha gente?

Hoje, pela bandenewsfm, São Paulo, três profissionais discutiam este tema: Suely Sayão, uma das melhores psicólogas do Brasil, especialmente, São Paulo; o correspondente da Bandnews, tv e rádio, em Nova  York, EUA, e mais uma apresentadora, que estava mediando o debate. Chegaram a conclusão que a criançada não estar brincando, nem nas horas vagas, em família, e, nem nos intervalos das aulas, tão salutar para as suas formações , como homem e como profissionais! Magalli, em uma visita a uma escola primária, perto de Nova York, muito famosa pelo seu método de ensino, encontrou um cenário espetacular, com muito luxo, mas, sentiu que haviam algumas coisas anormais, como: todas as professoras eram brancas, lindissimas, parecendo candidatas à concurso de beleza; os demais funcionários, também; ao perguntar por essa "coincidência", foi informado que o primeiro pré-requisto para ser contratado deveria ser "muito bonito" e "branco"; depois, a competência, pasmem, a competência, ou seja, o CARA PODERIA SER INCOMPETENTE , MAS, SE FÔSSE BONITÃO ESTARIA CONTRATADO! Outra anormalide: as crianças chorando, em sala de aula, onde não viu a professora ou qualquer outro funcionário inde ao encontro dessas crianças para, pelo menos, saber o motivo do choro! Outra anormalidade: no recreio, as crianças eram dirigidas para certos brinquedos, sem nenhuma liberdade para escolherem! E as que se recusassem o que foi sugerido, eram recolhidas para uma sala para assistirem programas de televisão, ou, para outra, para "brincarem" em computadores! A pscóloga Suely, logo, declarou: "Escolas prímárias que possuem televisão como um dos meios para divertimento da criança, os pais devem, ligeiramente, retirar o seu filho dessa escola", e, completou: "a criança precisa ter liberdade para decidir o que deseja brincar, jamais ser dirigida, obrigada a brincar com determinado tipo de brinquedo", e, completou: "conheci uma escola primária, onde o intervalo era de meia hora (há escola, segundo ela, que não passa de dez minutos!), e, nesse intervalo, as crianças brincaram de tomar ônibus; tomar metrô; e, táxi: as crianças tinham o direito de escolher que tipo de transporte público a criança desejaria usá-lo; depois da escolha (o ônibus ganhou , em quase 50% do metrô, ficando o táxi por último), a professora explicava como era o procedimento: motorista; cobrador; pontos de paradas e subidas; etc., etc.). E por que elas escolheram, na maioria, o ônibus? Porque , por serem crianças de famílias de poderes econômcos maiores, nunca tinham andado de ônibus!)", e concluiu: "quando as crianças terminaram de brincar, foram para as salas de aula, cujo tema seria: TRANSPORTES PÚBLICOS, OU SEJA, NESSE CASO É POSITVO A ESCOLA DIRIGIR AS CRIANÇAS EM SUAS HORAS DE LAZER, pois, além de brincarem, simplesmente, aprenderam o tema, com antecedência, que seria dado , logo após o recreio, em salas de aula!

Leiam, neste blogdopovão, um texto sobre uma escola de computador em São Paulo, para crianças nessa faixa de idade!

Mas, uma pequena história: eu estava em uma viagem, para o interior da Bahia, há uns 300 km de Salvador, onde paramos para um reabastecimento do veículo; perto do Posto de Combustível, ouvimos, sem parar um só minuto, quase trinta minutos que ficamos lá, uma gritaria, parecendo um coral, e , para matar-me a curiosidade, aproximei-me do local: era uma sala de aula, de alunos do primário, onde a professora (disse-me que tinha o primário completo), ensinava, parecendo uma maestra, sem parar, e, mais de quarenta alunos, também, sem parar, os primeiros números da matemática: mais ou menos assim: ELA: UM MAIS UM, DOIS; DOIS MAIS UM, TRES; TRES MAIS UM, QUATRO MAIS UM, CINCO; CINCO MAIS UM, SEIS; .............E OS POBRES REPETIAM A MESMA COISA! O que mais achei engraçado (e cansativo, ao mesmo tempo), era a força dos pulmões da pobre professorinha e os meninos! Um colega meu, muito gaiato, disse-me: QUANDO  CHEGAREM NO NÚMERO CEM, todos estarão desmaiados!

E a educação física, tão exigida no passado, extinta, praticamente, das escolas? Na minha época, e não sou tão usado assim, o meu professor era um Capitão do Exército, cuja aula começava às 7 horas e terminava às 9 horas, isto porque estudávamos no turno da tarde; as minhas filhas estudaram em escolas conceituadas em Salvador, onde a "educação física" era, pasmem, opcional, cujas quadras de esportes eram situadas no terraço do edificio, cuja temperatura média chegava aos 38º, lá para as 10 horas , e, às 15 horas para quem estudasse no turno matutino. Procurei a direção, protestando, inclusive, por ser opcional, além do local ser altamente irregular, desumano, onde vários estudantes desmairam pelo calor; etc.! Resolveram colocar um toldo, gigante, mas, continuou ser opcional essa matéria, tão importante para a formação física , mental e moral desses jovens! E culpo o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, JUNTAMENTE, COM AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS por esse estado de coisas, inclusive, é um dos fatores de sermos péssimos em olimpíadas; etc.!

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