quinta-feira, 28 de junho de 2012

QUE PENA PARA A DEMOCRACIA DO BRASIL: ELIANA CALMON, ESSA FANTÁSTICA BAIANA, CORREGEDORA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA DEIXARÁ ESSE CARGO PRÓXMOS TRES MESES!


Mas, o que ela já fez por uma justiça imparcial, para todos nós, já estar na história do Brasil! Essa fantástica mulher enfrentou a corrupção , corruptores e corruptos, dentro da justiça brasileira, inclusive, vergonhosamente, dentro do S.T.F., que, vários dos seus Membros, sòmente não a expulsaram da ANJ, naquele vergonhoso processo de limpeza que realizava em todos os Tribunais de Justiça dos Estados, onde as suas corregedorias nada faziam contra os "bandidos de toga", porque a Sociedade Brasileira deu-lhe apoio incondicional, rejeitando todos os tipos de maracutaia, principalmente contra os pobres!

Hoje, em uma das suas maravilhosas entrevistas concedidas, pela bandfmbahia, deu-nos uma visão da sua nova "bandeira de moralização" para esse Judiciário, que é a reorganização do setor de Precatório em todos os Tribunais de Justiça do Brasil que, segundo essa extraordinária Ministra, a situação desse setor, em todos os tribunais, excetuando-se o de São Paulo, estava em estado caótico, como ela mesmo nos disse , "uma bagunça", indo de encontro a todo o processo descrito em nossa Constituição Federal! A maioria deles não tinha o responsável principal, que, pela CF, deve ser um Desembargador! O Auxiliar desse Desembargador deveria ser um Juiz, mas, infelizmente, esses setores eram "administrados" por servidores da justiça, os quais não possuiam nenhum poder de ações, como, por exemplo, fazer uma relação, atualizada, de todos os precatórios, por ordem cronológica, e, conforme exigência da C.F., os seus credores devem ter poder de acompanhá-los via internet!

Nos deu uma grande notícia: dentro de sessenta dias todos os tribunais serão obrigados a colocarem nos seus sites a relação dos precatórios para que os interessados possam tomar conhecimento. Também, acabarão as desculpas dos poderes executivos que jogava a culpa em não orçar os valores para o pagamento desses débitos judiciais, em seus orçamentos anuais, porque não eram informados pela Justiça os valores correspondentes, ou seja, era briga de LADRÕES! Para vocês terem uma idéia, o primeiro titulo precatório para ser pago pela Bahia, é datado de 1920, onde já morreram duas gerações de credores! Não existe um só real no orçamento do Estado da Bahia, e, sei que os demais, também, para que haja pagamentos dessa ordem! É UM CALOTE NACIONAL, HÁ DÉCADAS E DÉCADAS! Para cobrar o Estado é um LEÃO; para pagar é um CALOTEIRO DOS PIORES, que nem SPCS; SERASAS, ETC. AGUENTARIAM REGISTRAR OS MILHARES DE CREDORES DESSES PODERES!

Mas, a Sra. Ministra não falou nessa entrevista, acima citada, mas , a Folha de São Paulo, há meses, informou que Juizes; Desembargadores; e, todos os servidores do Poder Judiciário recebem todos os seus créditos em precatórios, pois, "SEGUEM, RIGOROSAMENTE, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL"! Portanto, estar explicado porque nós, de fora dessa "justiça", não recebemos um tostão!

Mas, voltando a essa extraordinária Ministra, nessa entrevista, a repórter a perguntou sobre a Bahia, origem dessa fantástica Baiana, e ela nos disse: "Marquei uma reunião inicial para esses serviços, e, a Presidente do Tribunal avisou-me que no TJBA. ESTAVA TUDO LEGAL, portanto, não precisaria da sua presença; dias depois, recebi centenas de protestos sobre precatórios da Bahia, e, ai, mandei um assessor a esse Tribunal, e, para a nossa surprêsa, era o pior dentre todos os demais Estados"! É ai que achei que a nossa querida Ministra falhou: POR QUÊ NÃO MANDOU PRENDER ESSA PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, OU, SE FOR O CASO, ABRIR UM PROCESSO PARA EXPULSÁ-LA?

Esse Tribuna de INJUSTIÇA DA BAHIA, HÁ UM ANO, QUASE FOI INTERDITADO POR ESSE ÓRGÃO FEDERAL, ONDE O MOTIVO PRINCIPAL, DENTRE VÁRAS IRREGULARIDADES "CABELUDAS" (como o baiano chama uma bronca), foram DEZ MIL PROCESSOS, PRONTOS PARA SEREM JULGADOS PELO PLENO, HÁ MAIS DE DEZ ANOS, ESCONDIDINHOS EM UM PORÃO DO PRÉDIO QUE ABRIGA ESSES MARAJÁS ACASTELADOS! E o mais grave, até hoje não sabemos o que aconteceu com os seus autores desse crime!

Uma historinha: trabalhei com um militar, que era meu assessor na Assembléia Legislativa da Bahia, onde o mesmo tinha trabalhado, como assessor militar do TJB, por uns vinte anos; um dia, decepcionei-me com alguma coisa que tinha acontecido, e, ai esse militar, aposentado, respondeu-me: "esse Poder é um paraíso de 'anjos"; você precisa ver é o inferno que é o Poder Judiciário, e, completou: eu vi desembargador receber uma bolada para segurar um processo, por anos, para deixar um cara, que já tinha cumprido a sua pena,ficar mais anos na penintenciária, tudo por vingança da família que foi vítima do cidadão, e, o mais grave, o cara não aguentava, e, muitos se suicidavam"!

Um vigia que trabalhou em meu setor, antes tinha trabalhado, à noite, no Fórum Ruy Barbosa, o maior da Bahia, talvez, o primeiro do Brasil, e nos afirmou que ninguém aguentava dormir durante esse turno, de tantas as portas se baterem; gritos; risadas; e outros horrores, típicos de filmes de terror! Segundo ele, um velho funcionário do tribunal, da linha espiritual, o disse que se tratava das injustiças cometidas em julgamentos feitos ali!


Nenhum comentário:

Postar um comentário