terça-feira, 2 de dezembro de 2014

QUEM NÃO SE LEMBRA DAS PROPOSTAS DO AÉCIO NEVES E DA MARINA SILVA PARA QUE SE DIMINUISSE OS INVESTIMENTOS PARA COMBATER AS DESIGUALDADES SOCIAIS, SUGERINDO QUE SE MANTIVESSE O QUE JÁ EXISTIA, DANDO PRIORIDADE AO MERCADO! VEJAM, A SEGUIR, ENTREVISTA COM THOMAS PIKETTY, UM RESUMO, PhD pela Esocla de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) e London School of Economics, AUTOR DO BEST-SELLER 'O CAPITAL NO SÉCULO 21', DURANTE...



.....entrevista ao jornal FOLHA DE SÃO PAULO, edição de 28 de novembro deste ano. Um resumo sucinto:
"É evidente que todo o mundo se beneficiou do crescimento dos últimos 15 anos. Agora, em qual proporção exatamente os diferentes grupos se beneficiaram dele não sabemos muito bem..

É possível ter uma economia dinâmica e sistema capitalista próspero com imposto sobre herança alto. Para as novas gerações que não têm patrimônio familiar e procuram comprar apartamento em São Paulo, é muito difícil se você só tem a renda de seu trabalho. Não é normal que você ganhe CEM MIL POR ANO COM SEU TRABALHO E PAGUE MUITO MAIS DE IMPOSTO DO QUE SE VOCÊ RECEBESSE CEM MIL DE HERANÇA DE SUA FAMILIA.

Não conheço o contexto político brasileiro, não posso me pronunciar. Quem quer que seja colocado no comando da política, qualquer que seja a orientação, os níveis de desigualdade muito altos que temos no Brasil devem ser questionados e tratados pelo governo, assim como a baixa progressividade do sistema fiscal (essa é minha: VIRAM, ADMIRADORES DE AÉCIO E DILMA?)

Precisamos de mercado e também de poder público que tome decisões que permitam a cada um de se beneficiar da globalização e dos mercados.......CREIO QUE SERIA UM ERRO PENSAR QUE O BRASIL FEZ DEMAIS NA ÁREA SOCIAL, QUE FEZ DEMAIS PARA REDUZIR A DESIGUALDADE, QUE AGORA É PRECISO MAIS MERCADO, MENOS INTERVENÇÃO, EU ACHO QUE ISSO SERIA UM ERRO (essa é minha: VIRAM, ELEITORES DE AÉCIO E MARINA, QUE ELES DEFENDIAM ESSA 'LIBERALIZAÇÃO', COMO FEZ O FHC E SUA TRUPE?).

As lições de história são importantes, as elites que não querem pagar mais impostos no Brasil, nos EUA e na Europa devem se lembrar que não é uma boa solução esperar crise. Todo o mundo precisa de uma globalização que seja mais justa, que beneficie diferentes grupos sociais e proporção equilibrada. Se não é a própria globalização que arrisca ser questionada'.
 
Foi uma entrevista, fantástica, desse grande pensador Francês, jovem, de 43 anos de idade, concedida ao jornalista Rodrigo Vizeu, editor assistente de 'Mundo'.
 
Mas, ele citou, nessa entrevista, uma grande reivindicação de todos nós, há décadas. Desde quando eu estava na Universidade Federal da Bahia, especialmente, na Faculdade de Administração Pública, infelizmente, já extinta por ideia de alguns 'animais', onde se juntou com à Faculdade de Administração, voltada para a economia privada, totalmente diferente da pública, ou melhor, sempre dependendo da pública (nenhum contador, por melhor que seja , de uma organização privada possui condição para fazer uma contabilidade pública e vice-versa!), SE OUVIA, SE ESCREVIA, SE MOSTRAVA QUE O BRASIL PRECISAVA DE UMA LEI CRIANDO O IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS! O intragável demagogo, FHC, assim que assumiu o seu cargo de Senador da República, pela primeira vez, por São Paulo, para agradar a classe trabalhadora, e, especialmente, a classe média, deu entrada de um projeto desse tipo; ficou lá, por décadas e nada; assim que essa figuraça assumiu o cargo de Presidente da República, em sua primeira entrevista, ao ser questionado se faria gestões para o congresso aprova-la, simplesmente, nos disse: 'ESQUEÇAM O QUE ESCREVI' e mandou que esse projeto fosse arquivado, até hoje! O Grande Lula, que sempre defendeu nos seus comícios no ABC, como presidente da CUT, depois deputado federal, líder do PT, Presidente do Brasil, por 8 anos, nunca fez nada para aprova-lo!
 
O absurdo dessa lei é tão gritante, tão injusto, como toda a carga tributária deste País, que, uma casinha, na periferia de uma cidade, possui a mesma base de cálculo de uma mansão no Morumbi, em São Paulo, para fins de heranças! Nos EUA, Europa e outros países democráticos essa casinha seria excluída de se pagar impostos, mas, a mansão seria muito bem cobrada! MAS, A ELITE IRRESPONSÁVEL DESTE PAIS NÃO DESEJA. Eu sempre defendi, mandei vários e-mails para o Presidente Lula que defendia como defendo os programas sociais, MAS, QUEM DEVERIA PAGAR ESSA CONTA SERIA ESSA ELITE QUE TANTO CONTRIBUIU, OU  MELHOR, QUE MAIS CONTRIBUIU PARA ESSA MISÉRIA QUE TINHAMOS EM GRANDE ESCALA, MAS, MINORADA APÓS 8 ANOS DE LULA E 4 DE DILMA! Hoje, quem paga a conta, de forma igual, SÃO OS  RICAÇOS, RICOS, CLASSE MÉDIA, CLASSE MÉDIA ASSALARIADA, E ASSALRIADOS DO MÍNIMO, e essa burguesia ainda protesta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário