domingo, 17 de maio de 2015

1PAÍS DEVERIA SE ORGULHAR DO BNDES', ENTREVISTA COM A DRA. MARIANA MAZZUCATO, PROFESSORA DA UNIVERSIDADE SUSSEX, NO REINO UNIDO, HOJE, NA FOLHA DE SÃO PAULO, DIA 17.5.2015



Ela é autora do livro 'O ESTADO EMPREENDEDOR - DESMASCARANDO O MITO DO SETOR PÚBLICO X O SETOR PRIVADO', em visita ao Brasil, quando teve um encontro com a Presidenta Dilma, Ministro Levy e mais cinco ministros:

Há uns seis meses, neste BLOGDOPOVÃO, escrevi sobre essa extraordinária economista, professora e pesquisadora dessa universidade, onde ela era considerada uma 'INIMIGA DO SETOR PRIVADO AMERICANO', simplesmente, porque ela protestava pelo fato do GOVERNO AMERICANO FINANCIAR TODAS AS PESQUISAS QUE APAREÇAM, DANDO TODO APOIO, INCLUSIVE, FINANCEIRO, para, quando dos términos dos trabalhos, todas as produções ficam com os seus autores , com empresas patrocinadoras, ficando o PREJUIZO PARA O POVO AMERICANO, pois, todos os produtos que saírem dessas pesquisas chegam ao mercado, com preços caríssimos, onde o próprio POVO AMERICANO, que os financiou, paga, novamente, preços altíssimos por eles! ELA DEFENDE QUE OS PRODUTOS VITORIOSOS, AO SEREM LANÇADOS NO MERCADO, PARTE DO LUCRO FINANCEIRO SEJA REVERTIDO PARA O TESOURO AMERICANO, INCLUSIVE, QUE TODO O CUSTO DA PESQUISA SEJA REEMBOLSADO!
 
Segundo ela 'STEVE JOBS era muito inteligente, mas sem o governo americano não existiria a APPLE. 'O Estado não faz tudo, mas é o gatilho na fase de alto risco, incerteza e de necessidade de muito capital', defende à autoria.
 
Vamos a sua entrevista:
 
'PAÍS (O BRASIL) DEVERIA SE ORGULHAR DO BNDES':
 
MARIANA MAZZUCATO:
Empresas inovadoras têm um alto risco e boa parte delas vai fracassar, pois entram em áreas de muita incerteza, lembra a professora.
 
M.M.:
O BNDES, por isso, precisa ter um portfólio(CARTEIRAS DE AÇÕES) grande, com empresas rentáveis para compensar e investir nas novas, onde o capital privado reluta em entrar', diz. O BNDES teve lucro de 8,6 bilhões de reaiss no ano passado.
 
M.M.:
Ao argumento de bancos privados de que o BNDES, onera o Tesouro, prejudica o mercado de capitais e oferece generosas taxas de juros com as quais não conseguem competir. Muzzacato contesta prontamente.
 
M.M.:
Os bancos privados são inerciais, não tomam risco real ao investir. Têm de parar de reclamar e agir, assumindo riscos' A professora refuta a visão predominante hoje de que o Estado é tão lento quanto inábil para estimular a INOVAÇÃO e que deve ter o menor papel possível.
 
M.M.
Ele tem papel crucial do ponto de vista do passado e do futuro Cita o Vale do ilício para dizer que o investimento governamental foi fundamental para o surgimento de internet, GPS, 'touchscreen e Siri, sem contar a biotecnologia, manotecnologia e as tecnologias  'verdes'.
 
M.M.
Nos maiores centros de inovação, como Israel, Estados Unidos e Alemanha, o ESTADO 1EMPREENDEDOR' criou novos mercados e financiou empresas. Nos EUA o governo atua com várias agências governamentais.
 
M.M.
O BRASIL PRECISA DECIDIR SE QUE TER 'APPLES' E 'JOBS'. SE NÃO QUISER, NÃO PRECISA DE INVESTIMENTO ESTATAL'.
 
Pois é, minha gente, quantas vezes ouvimos, lemos e assistimos o 'protesto' dos 'empresários brasileiros', dos agiotas do 'CASSINO BOVESPA', desses famigerados 'CONSULTORES ECONÔMICOS', todos empregados dessa trupe de especuladores, com apoio direto dessa trupe apelidada de 'JORNALISTAS ECONÔMICOS', condenando às ações do BNDES, inclusive, nos dizendo que esse banco estava falido por ter 'emprestado' sem nenhum controle? POIS É, ESTAMOS LENDO ESTA FANTÁSTICA ENTREVISTA, COM PENSAMENTOS ECONÔMICOS FANTÁSTICOS, verdadeiros, conceituada no mundo econômico e politico da INGLATERRA, NOS EUA, NA ALEMANHA, FRANÇA, ITÁLIA (terra onde ela nasceu), e outras nações, portanto, como podemos acreditar nesses FARSANTES, acompanhado por gente do tipo fhc, Aécio, serra e cia. ltda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário