quarta-feira, 20 de maio de 2015

QUANDO A TRISTEZA FAZ BEM PARA OS NOSSOS CORAÇÕES!



Assisti, há três dias, uma fantástica palestra em um Centro Espírita de Salvador, sobre esse tema, onde um médium, da linha psicológica da fantástica irmã de Luz, Joanna de Ângelis, nos disse:

'TODOS NÓS DESEJAMOS SER FELIZES, O DIA TODO, TODA HORA, MINUTO POR MINUTO, MAS, NÃO QUEREMOS, EM MOMENTO ALGUM, QUE A TRISTEZA NOS INVADA! É UM GRANDE ERRO DO SER HUMANO, POIS, TODOS NÓS TEMOS MOMENTOS DE ALEGRIA E DE TRISTEZA, APENAS, INFELIZMENTE, SOMENTE VALORIZAMOS , PARA O MAL, A TRISTEZA, ACHANDO QUE A FELICIDADE É COMO SE FOSSE UMA OBRIGAÇÃO', e nos pediu: 'PROCUREM, DE MEIA A MEIA HORA, FAZER PEQUENOS BALANCETES DO QUE ACONTECEU DE BOM E RUIM NESSA MEIA HORA, E, NO FINAL DO DIA, FAÇA UM BALANÇO, TENHO CERTEZA, QUE OS MOMENTOS DE FELICIDADES SÃO MUITO, MUITO MAIS DO QUE OS DA TRISTEZA! E disse mais: 'existem pessoas que não podem ficar felizes por muito tempo, pois, procuram, de qualquer maneira, momentos de tristezas, até inventam'!
 
Pois é, vamos meditar sobre isto. Eu acho que ele estar com total razão! Procuro valorizar as mínimas coisas da vida, mas, existem pessoas que somente valorizam as grandes coisas! E MAIS, PARA ESSE MÉDIUM NÃO PODE HAVER FELICIDADE PLENA, NEM TRISTEZA PLENA, E, SIM, MOMENTOS DE FELICIDADES, MUITO MAIOR NA NOSSA VIDA, E, TRISTEZA EM MUITO MENOR GRAU, mas, nós, humanos, esquecemos fácil a FELICIDADE e valorizamos demais a TRISTEZA! Por exemplo, eu ganhei milhões de reais na loteria, há décadas, já gastei tudo, e ainda penso que sou rico! Ou seja, me comporto como rico sendo um pobre, e ai, fico estressado, depressivo e com raiva da vida! O BOM É SABERMOS VIVER, E, COMO NOS DISSE O GRANDE 'FILÓSOFO' ZECA PAGODINHO: 'DEIXEM A VIDA ME LEVAR', claro, com moderação!
 
Será que existem justificativas para ficarmos felizes e tristes?
 
Segundo a psicologia, TRISTEZA se origina de estímulos internos, como, por exemplo, lembrar dos nossos familiares que já se foram, ou, que estão longe do nosso convívio; lembrar das chances que teve na vida para ficar rico e não as aproveitou, e , agora, fica lamentando em cada minuto, sem enxergar a realidade; ficar, também, se lembrando, sem parar, das conquistas, pois, elas já foram conquistadas, para que ficarmos lembrando, toda hora, esquecendo de novas realizações? Nós, adoramos VER O 'OUTRO', COMO SE ELE FOSSE MELHOR DO QUE NÓS! E AI, VEM A INVEJA, O ÚNICO PECADO MORTAL QUE ESTAR NA  BIBLIA SAGRADA, DAI, NASCEM TODAS OS DEMAIS INFELIZES PECADOS! Não é pecado você admirar uma roupa de alguém e dizer: que linda, irei comprar uma igual ou similar, agora, torcer para que a roupa se rasgue, se queime, ah, ai é INVEJA PURA, e faz mal ao invejoso, pois, ele esquece dos seus problemas! Na Constituição Americana estar escrita que a BUSCA DA FELICIDADE DEVE SER BUSCADA COMO UM 'DIEITO INALIENÁVEL' dos cidadãos, até ai tudo bem, porém, sem atropelamento, sem pressa, pois, dai surgem problemas de infelicidade, tristeza, pois, com essa busca, quase obrigatória, gera à ansiedade, um dos males deste século, muito presente na sociedade americana, e, da brasileira e de outros. EU PREFIRO O DITADO POPULAR DA CHINA: 'TENHA CALMA, PORÉM, FIQUE ATENTO QUANDO O 'CAVALO DA SORTE PASSAR', POIS, ELE SOMENTE PASSA CELADO E DE POUCAS VEZES EM NOSSA VIDA', ou, como aqui na Bahia, principalmente no interior, da 'boca' do tabaréu (caipira para os 'letrados'), 'NUNCA DURMA COM OS DOIS OLHOS FECHADOS, SEMPRE DEIXE UM ABERTO', ou seja, não fique sonhando que tudo chegará, de 'mãos beijadas' , para você, sem esforço, sem luta, ou, como bem nos diz a elite empresarial: 'NÃO EXISTE ALMOÇO DE GRAÇA NO MUNDO DA COMPETIÇÃO'!
 
É bom frisar que um dos momentos mais espetaculares do pensamento 'EU' (interno) de todos nós é quando podemos MEDITAR, pois é, COMO PODEMOS MEDITAR FELIZES? SOMENTE MEDITAMOS QUANDO ESTAMOS COM PROBLEMAS, portanto, a TRISTEZA NÃO É UM MAL DO SER HUMANO, PORÉM, UMA GRANDEZA QUE DEVEMOS SABER ADMINISTRA-LA.
 
Esse palestrante nos contou uma história, ele que é psicólogo profissional:  uma sua cliente, bonitona, riquíssima, estava muito chorosa pela morte do marido, há um ano, pasmem, há um ano! O psicólogo disse-lhe que a TRISTEZA, COM DOR , É PASSAGEIRA, ONDE, SEGUNDO A PSCIOOGIA SE ADMITE ATÉ UM MES, MAS, A PARTIR DAI, SE CONTINUAR, VIRA UMA DOENÇA QUE PRECISA SE CURAR, e ela, chorando sem parar, disse-lhe: ENTÃO EU ESTOU DOENTE, e ele, não, ainda há tempo: saia daqui, e ligue par algumas colegas e marque umas baladas, todas as semanas, claro, com moderação, mas, não deixe de ter saudade do 'falecido', jamais! E ai, ela sumiu, meses depois, ele a encontrou, perguntando-lhe : 'e a dor pela perda do marido?" 'Ah, que conselho maravilhoso Você me deu, pois, depois daquela consulta, cai na farra, onde não perco uma, inclusive, fico até preocupada , pois, há dias que esqueço que sou 'viúva'! E veja, 'mestre', como posso lembra-lo se não tenho tempo de parar de namorar?' VIU, PORQUE NÃO QUERO MORRER?
 
No próximo texto, falarei, brevemente, o que esse MÉDIUM FANTÁSTICO NOS DISSE SOBRE A 'FELICIDADE'! Antes, transcreverei a maravilhosa letra  da música 'FELICIDADE', do Pernambucano Marcelo Jeneci, e EPITÁFIO, do conjunto musical TITÃS que, para minha alma significam HINOS PARA UMA VIDA REAL, MUITO MELHOR!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário