sexta-feira, 15 de maio de 2015

COMO A MORTE, A MAIOR VERDADE DA NOSSA VIDA, QUANDO CHEGA, AINDA NÃO NOS ACOSTUMAMOS, COMO SE NÃO ACEITÁSSEMOS! EXISTEM PESSOAS, ESPECIALMENTE, FAMILIARES, AMIGOS E CONHECIDOS QUE, POR MAIS RELIGOSOS QUE SOMOS, AINDA NÃO ACEITAMOS AS SUAS AUSÊNCIAS, MESMO PARA PESSOAS QUE ACREDITAM EM VIDAS PASSADAS E FUTURAS, COMO EU, FICAMOS COMO UMA 'REVOLTA' PELAS SUAS AUSÊNCIAS FÍSICAS!



Faleceu a querida historiadora, sua especialidade principal, por sinal, uma profissional das melhores do Brasil, se não do mundo, professora da Ufba., titular da cadeira 'TUPY' (especializada em assuntos indígenas, por ser, também, antropóloga conceituadíssima!) CONSUELO PONDÉ DE SENA, com 81 anos de idade, que, por sua energia, por amar tanto à vida, por ser uma trabalhadora fantástica, aguerrida, não parecia que tinha essa idade! VINTE E UM ANOS PRESIDENTA DO INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA (IHGB), lindo por fora, com uma arquitetura da época portuguesa no Brasil, e, no seu interior, uma maravilha de interior, com um acervo fantástico de livros da Bahia, do Brasil e do Mundo! Pela sua luta, diária, ou melhor, em cada minuto do dia, fez desse INSTITUTO respeitadíssimo em todo o Brasil, também, no mundo, onde pesquisadores vinham fazer estudos, como pesquisas, etc..! Como ela incentivou os jovens, especialmente, os carentes da Bahia a gostarem de ler, de pesquisar, numa terra com tão poucas bibliotecas! Diversas caravanas de estudantes de escolas do interior da Bahia vinham para esse Instituto fazerem pesquisas e outros estudos! De família tradicional, os PONDÉ, casada e viúva de um médico, especializado que era em neurologista, um dos mais conceituados da Bahia, também, filha de médico. Deixou quatro filhos e centenas de amigos e admiradores! Como bem registrou o jornal CORREIO, de Salvador: 'BAHIA LUTO: ADEUS Á SENHORA HISTÓRIA', realmente, nos deixou em luto, também, um ADEUS, POIS, ELA NUNCA SERÁ ESQUECIDA, tanto pela geração passada, como da presente e do futuro, pelas suas sementes plantadas!
 
Pela sua força de trabalhar, pelo conceito desse IHGB, promoveu dois SEMINÁRIOS NACIONAIS NA BAHIA, dois eventos marcantes nesse Instituto e para todo o mundo da história da Bahia, com nomes notáveis , ela uma das 'estrelas'! ESPERO QUE ESSE INSTITUTO CONTINUE FORTE E ATUANTE COMO NA SUA GESTÃO, por sinal, somente DEUS sabe da sua importância. Essa sua herança, jamais, deverá ser enterrada!
 
Eu tive a honra de ser sua colega na Assembleia Legislativa da Bahia, no período de 1994 a 1995, onde ela chefiava um setor especializado em pesquisas legislativas, história da Bahia, do Brasil, etc., onde deixou um legado fantástico para esse Poder Legislativo, como, por exemplo, a biografia de grandes nomes que passaram pelo legislativo, desde o início da república, além de outros nomes da história da Bahia! Tivemos momentos maravilhosos! Como ela nos ensinou a trabalhar com garra, competência, em muitas vezes incompreendida, principalmente, por querer implantar um ritmo de 'fórmula I' para trabalhar, e, infelizmente, uma parte possuía ritmo de 'corrida de cágado'! Nos deixou, também, saudades e exemplos de luta, determinação, honestidade, competência, etc., etc.!
 
DEUS JÀ A RECEBEU AO SEU LADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário