segunda-feira, 18 de maio de 2015

O TERREMOTO DO NEPAL, UMA PROVA DO DESCASO PARA COM O POVO, MESMO SABENDO QUE ESSE PAÍS É UM DOS MAIS POBRES DO MUNDO, VIZINHO DA INDIA, DO PAQUISTÃO, NAÇÕES EM SITUAÇÕES ECONÔMICAS CEM VEZES MAIOR DO QUE ESSE POBRE ´PAÍS DO PACÍFICO, MAS.....




......vivendo em plena miséria! 88% do seu povo vive em estado de miséria, onde não ganham um dólar por dia! Vivem em habitações das piores que se pode imaginar! Sem as mínimas condições! A topografia desse País é uma das mais perigosas do mundo, principalmente, naquela região, onde as cidades ficam aos pés de imensas montanhas congeladas, e, em tempos de 'verão', correm riscos, quase todos os dias, com quedas de pedras, etc., etc.!
 
 
Mas, mesmo com tanta pobreza, porém, vivendo em estado de risco como viviam, como essas 'autoridades' não viram que teriam que se prepararem com catástrofes, onde não possuíam pás, enxadas, carrinhos de mão, tratores, pá-carregadeira, hospitais especializados, ou melhor, nem hospitais comuns? Um brasileiro, por sinal, baiano, que estava lá, declarou à rádio BANDNEWFMSALVADOR que viu um quadro de caos absoluto, tudo causado pela falta de equipamentos, de mão-de-obra especializada nesse tipo de catástrofe! Somente a situação mudou com a chegada das ajudas internacionais, como as dos EUA, onde trouxeram de tanques, máquinas diversas, como, também, cachorros especializados, hospitais usados em tempos de guerra, médicos, etc., etc., e, também, de outros países. Mas, antes, o que ele via eram socorros feitos com as mãos, cavando terras; cavalos puxando lajes, falta de medicamentos, de leitos, etc..
 
O que fiquei imaginado é o fato do NEPAL ser o maior centro de recepção de turistas ricaços do mundo, muitos americanos e europeus, que vivem lá meses esperando o tempo 'melhorar' para praticarem o esporte do alpinismo, e, essa gente nunca se preocupou em fazer algo para essa gente pobre! E vejam que eles somente podem praticar com ajuda desse pobre povo, pagando misérias em dinheiro e comida!
 
Por que agora as entidades nacionais e internacionais do alpinismo, as nações bilionárias, onde exportam os seus 'atletas' e mais a O.N.U. não fazem um plano de investimentos para melhorar esse pais e seu povo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário