segunda-feira, 25 de maio de 2015

'CADEIRADAS NA EDUCAÇÃO', UM TEXTO PUBLICADO NO JORNAL A TARDE, DE SALVADOR, DE AUTORIA DA REDAÇÃO GERAL DESSE JORNAL, MOSTRANDO QUE, APESAR DA PÉSSIMA SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, NO GERAL, UM DOS FATORES QUE MAIS INFLUENCIA ESSA SITUAÇÃO É A FAMILIA!





'CADEIRADAS NA EDUCAÇÃO':

'A qualidade de um sistema de educação é diretamente proporcional à de seus professores. Estudos mostram que eles são mais importantes para a construção do conhecimento do que as metodologias de ensino e o material didático. Selecionar os melhores, inclusive, é um dos mandamentos preconizados pela consultoria McKinsey para as nações que têm por objetivo chegar ao topo no que diz respeito à educação.

É o que tem feito, por exemplo, a Coreia do Sul, um modelo a seguir. Naquele país asiático, para ser professor de ensino fundamental é preciso situar-=se entre os 5% melhores alunos do ensino médio. Eles são atraídos por salários elevados (cerca de 4 mil dólares, o equivalente a 11 mil reais, na etapa inicial), valorização social e possibilidade de ascensão na carreira.

Na Alemanha, paga-=se ainda melhor: 5 mil dólares (ou 14,5 mil reais), e, em Luxemburgo 8 mil dólares (aproximadamente, 24 mil reais).

E no Brasil, o que recebem os professores? Cadeiradas dos alunos. É o que acaba de acontecer em uma escola de Jequié, interior da Bahia. Humilhado por quem lhe deveria ter respeito, alvo de piadas frequentes, um professor atracou-se a cadeiradas, empurrões , socos e pontapés, com estudantes.

Na Coreia do Sul, o respeito é tanto que o estudante nem ao menos ousa pisar na sombra do seu mestre (o mesmo no Japão, essa é minha), como diz um ditado popular daquele país: imagine atirar-lhe uma cadeira.

No Brasil dá-se o avesso. A profissão de professor está tão em baixa, tão desvalorizada, que poucos estudantes sinalizam desejo de segui-la, o que suscita uma série d questões: quem serão os professores do amanhã, em sua maioria? Aqueles que não conseguiram seguir outro tipo de carreira por falta de capacidade ou oportunidade? Quem formará as novas gerações de brasileiros? Como dar o salto de qualidade imprescindível para escapar do subdesenvolvimento?

É preciso mais do que professores abnegados. É necessário que a educação, no Brasil, de uma vez por todas seja encarada com seriedade. COMO NUNCA O FOI'.

Essa é mina: esse texto, com muitas verdades, sem dúvida, mas, esqueceu de tocar em um ponto, o MAIS FUNDAMENTAL, que é o BERÇO QUE A CRIANÇA NASCEU E FOI CRIADO! Não toca no aspecto familiar, onde, na minha concepção, e, de especialistas em educação, inclusive, o atual Ministro da Educação, o DR. JANINI, um dos melhores nesse tema no Brasil, inclusive, respeitado no exterior, a FAMILIA É A BASE DE TUDO, mas, infelizmente, como a maioria estar desestabilizada, sem dúvida, toda a ressonância bate na escola, nos professores, funcionários, somando-se as péssimas condições de trabalho, tanto física com mau remuneração, do professor ao funcionário, antes passando pelo quadro diretivo, sem dúvida, vira um caos. MAS, NÃO ADIANTA ESCOLA LUXUOSA, COM COMPUTADORES, INTERNETS, SALÁRIOS BEM REMUNERADOS PARA TODOS, SE, O ESTUDANTE VEM DE UM LAR DESESTABILIZADO, onde de lá ele sabe, é treinado que o professor 'não presta'; que 'indo para a escola' ficará livre dos 'problemas de casa', etc., etc.. NA MINHA CASA, DESDE OS PRIMEIROS DIAS DAS NOSSA VIDAS ESCOLARES, OS MEUS PAIS NOS AVISAVAM: 'estudem, não filem aulas, não adiantam criticar, não faltem as aulas; façam seus deveres de casa, assim que tomarem banho e jantares para que a memória continue fresca; 'somente podem brincar após fazerem os exercícios', não perdiam uma só reunião de pais, etc. etc.. Quando vinha reclamações da escola, logo iam lá, e, o 'pau comia solto'; claro, existiam exceções, mas, 98% o 'PROFESSOR TINHA RAZÃO', e ai não adiantava reclamar. Hoje, como ontem, os pais incentivam aos filhos a fazerem todo tipo de miséria na escola, onde o professor é sempre o culpado! Não se preocupam com a vida escolar do filho, como bem nos disse, abaixo, o GRANDE CHICO XAVIR, afirmando que os pais querem que os professores se comportem como eles, inclusive, assumindo as suas formações como homem e educacional!

AS NOSSAS ESCOLAS, OS NOSSOS ENSINOS SOMENTE SERÃO EFICIENTES, COMO ESSES EXEMPLOS CITADOS NOS PAISES  COREIA DO SUL E ALEMANHA, APÓS O EQUILIBRIO FAMILAIR. Mas, como é que um jornal desse deseja comparar uma população de 1,5 milhão e quinhentos mil pessoas, da Coréia do Sul, e, da Alemanha, 40 milhões de habitantes, cujo território do primeiro é menor do que o do Estado de Aracajú, e, o da Alemanha, metade do da Bahia, com o nosso, o quinto maior do mundo, com uma população de mais de 200 milhões? Eu acho engraçado essas comparações!

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