sábado, 16 de maio de 2015

'ECONOMISTA DEFENDE SALÁRIOS MAIORES E REDUÇÃO DOS BANCOS', REPORTAGEM NA COLUNA MERCADO, DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, DE 4 DE ABRIL DE 2015.




'Muitas das mesmas coisas que ena URSS podem acontecer conosco. De fato, elas já podem estar acontecendo agora. Ou poderiam estar,se os EUA não estivessem se aproveitando do boom do gás natural e de sua condição única como 'centro da finança global', declarou Galbraith.

Para rememorar: o colapso da URSS, no início dos anos 1990, significou uma queda de 40% na sua produção industrial, redução de dois anos na expectativa de vida, aumento de mortes e de violência. Antes disso, no seu auge, o país era uma superpotência como a Europa moderna ou, de certa forma, os EUA. A Guerra Fria foi tão forte os soviéticos representavam uma ameaça  real à economia norte-americana.

Todas essas reflexões estão no novo livro de Galbraith, 'The End of Normal'. Crítico dos otimistas que vivem prevendo a 'volta ao normal', daqui a pouco tempo, ele argumenta que o sonho do 'normal' (pleno emprego, recuperação da produção e alta taxa de investimento) FAZ PARTE DO PASSADO'.

Professor da Universidade de Texas, em Austin, o autor é filho do renomado economista Jonh Kenneth Galbraith, que atuou na administração Franklin Roosevelt (1933-1945). O livro condena previsões baseadas em estatísticas do passado e lembra como o então presidente democrata atacou a recessão, iniciada em 1929, sem ter a numeralha e os modelos que hoje cercam os governantes.

'Roosevelt trabalhou no escuro, com nada a guia-lo a não ser um senso de urgência e um conselho de observadores confiáveis. Acompanhou os resultados, tentando de tudo. Se tivesse tido o duvidoso auxílio dos especialistas em economia de hoje, ele nunca teria tirado o New Deal do nível de rascunho'.

Foi o arcabouço desse sistema dos anos 1930 que salvou os EUA de uma grande depressão em 2009, diz ele. Na análise de economista, grandes programas governamentais desempenharam um papel muito mais relevante para a recuperação do que os novos estímulos ou a resiliência do setor privado.

....

A principal função da matemática não é esclarecer ou conferir charme  é intimidar', declara, e contou essa piada:

'Quando Homero voltar para escrever a história do nosso tempo, ele dirá que, em 1991, os matemáticos russos foram varridos de Moscou. Em seguida, eles se apresentaram nos portões de Wall Street, trazendo como presente o modelo de gerenciamento de risco.

Foram recebidos com alegria, para  trabalhar e, em 20 anos, tinham destruído completamente  o lugar. Foi a maior operação cavalo de Troia desde Troia, dirá Homero'.

Pois é, minha gente, quantas vezes eu já escrevi neste BLOGDOPOVÃO denunciando esses 'pais de santo' da economia, com seus vassalos 'jornalistas econômicos', que, diariamente, nos apresentam caos e mais caos na economia nacional e internacional? São especialistas em fabricarem caos para que os seus patrões - bancos, especuladores e demais espertos do 'mercado' - ganhem fortunas na especulação, na ECONOMIA IRREAL, A ESPECULATIVA, ONDE O ÚNICO DERROTADO É O POVO E A NAÇÃO! Vejam o que esses 'pais de santo' nos diziam antes, durante e depois das eleições presidenciais de 2014, onde pintavam um quadro arrasador, com 'fugas de capitais', 'com falta de crédito para o Brasil', 'com a quebradeira da Petrobrás'; 'com taxas de desemprego assustadoras', mas, jamais, FALARAM QUE 45% de todas as despesas públicas em 2014, como em todos os anos, são referentes aos IMORAIS JUROS E AMORTIZAÇÃO DE CAPITAIS DE EMPRÉSTIMOS, que os seus patrões ganham fortunas e mais fortunas, e , eles, uma grande 'gratificação' por MENTIREM!
 
Vejam, companheiros, que 'ciência é essa' que: QUANDO O DÓLAR SOBE É RUIM PARA A ECONOMIA E O SEU POVO; QUANDO CAI, TAMBÉM; SE OS SALÁRIOS SOBEM É RUIM PARA A ECONOMIA, QUANDO BAIXA, TAMBÉM; QUANDO HÁ DÉFICIT NA BALANÇA COMERCIAL É RUIM, MAS, QUANDO HÁ SUPERÁVIT, TAMBÉM; QUANDO SE EXPORTA MUITO NÃO É BOM, TAMBÉM, QUANDO SE IMPORTA MUITO, NÃO É BOM PARA A ECONOMIA, OU SEJA, NÃO HÁ MOMENTOS BONS DE UMA ECONOMIA, PRINCIPALMENTE, ESSA QUE É DOMINADA PELA ESPECULAÇÃO, ONDE PARA ELES O BÁSICO É QUE HAJA INSTABILIDADE, POIS, COM ELA ELES ROUBAM E COMO ROUBAM! E ainda querem ser 'ciência'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário