terça-feira, 21 de agosto de 2012

"A CINQUENTONA PSICOLOGIA: 50 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL"


Hoje, em um artigo no jornal A Tarde, da Bahia, uma reportagem assinada pela Sra. Mônica Daltro, Coordenadora do curso de psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública da Bahia, homenageou essa CORÔA DE CINQUENTA ANOS DE IDADE!

Antingamente, antes mesmo da psicologia ser reconhecida como uma ciência que cuida da nossa alma, ou seja, do nosso mundo interior e exterior, era normal que a família e amigos expulsassem os seus parentes e conhecidos do meio social, simplesmente, rotulando-o como DOIDO! Pessoas agressivas eram chamadas de "nervosas", mas, jamais com problemas psicológicos! Stress e Depressão não sabíamos o que representava! Acho até que não existia. Quantas vezes ouvíamos pessoas dizerem: irei tomar férias porque estou cansada! Hoje, qualquer contrariedade, falam: estou stressada; estou à beira da loucura; estou depressiva!

Passados uns tempos, na década de 70, quando ouvíamos dizer que alguem estava fazendo terapia, logo, diziam: fulano estar louco! Fulando pirô!

Mas, com os novos tempos, a psicologia cresceu, e, como cresceu! A terapia já faz parte de um tratamento preventivo! Com a intensa atividade dos nossos dias, onde é dificil encontrármos pessoas, confiáveis, para dialogármos, a solução é a terapia! Conheço um colega de trabalho que me disse : estou há 10 anos fazendo terapia; se parar ficou louco!

A seguir, alguns trechos dessa maravilhosa homenagem à psicologia: "A psicologia é eminentemente uma profissão feminina. E, tal qual uma mulher de 50 anos, tem no cerne de sua identidade contemporânea a multiplicidade, a possibilidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Cuidar, construir e transformar"

"A palavra psychologia surge nos século XVI para designar o estudo ou ciência da alma, estando diretamente ligada à teologia e ao conhecimento produzido relacionado às questões sobrenaturais. Com a contribuição da filosofia, há aproximadamente 200 anos, assume uma identidade própria e constitui-se como uma ciência"

"Ela chega ao Brasil aliada à Igreja católica, em seu trabalho de dominação e controle da população que reiterava a tendência de higienização da sociedade, proposta pela medicina e pelo discurso da pedagoia adaptada"..........Cinquentona que é, a psicologia aprendeu a negociar com as diferenças, issso lhe possibilitou crescer, aproximar-se da sociedade, das pessoas, do cotiiano, da política. Consolida-se no campo do trabalho, no amor, na escola, no esporte, na saúde pública, no hospital, na assistência social, na comunidade"!

Portanto, a psicologia é tudo isto, e mais, uma espécie de salva-guarda dos nossos problemas cotidianos! Com a eleição do ex-Presidente Lula, essa ciência se consolidou mais ainda. Antes, a psicologia era , exclusivamente, para ricos! Nem planos de saúde aceitavam! Hoje, não há um só município do Brasil, por menor que seja, que não haja uma unidade de atendimento psicológico, inclusive, vinculado ao juiz da cidade! Mulheres agredidas; famiilias desassistidas; crianças abandonadas e agredidas, enfim, tudo isto estar sendo oferecido aos brasileiros, do menor ao maior municipio do Brasil, repito-lhes, graças ao ESTADISTA LULA!

O que precisamos, urgentemente, é de instalações hospitalares voltadas para esse tipo de atendimento! Hoje, em Salvador, somente existe um, lotado, com atendimento à nivel de campo de concentração! Hospitais especializados em pacientes drogados, quase inexistentes! Precisamos, urgentemente, de CASAS DE AMPAROS PARA OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA MENTAL, MAS, DE GRAU MENOR, SEM PERIGO PARA A COMUNIDADE E A FAMILIA DO MESMO, INCLUSIVE, PARA DESAFOGAREM OS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS, para que eles possam conviver com tranquilidade, como se estivessem em suas casas, e não jogados nas ruas ou entregues aos seus familiares, sem condições, além das financeiras; físicas; e, também, de poder sustentar esse paciente!

Minha filha, hoje, fazendo especialização em psicologia familiar na PUC, SP, quando ainda cursava o seu último ano de psicologia pela UNIFACS, excelente faculdade de Salvador, FEZ UM ESTÁGIO DE UM ANO no Manicômio Judiciário de Salvador! Como pai, fiquei arrazado em saber que ela iria para lá, em um ambiente de pacientes condenados pela vida e pela justiça! E fui levá-la: na entrada, nos identificamos, e entramos em uma espécie de GAIOLA para ser filmado (com carro e tudo); no outro lado, estava o pátio do manicômio, gigantesco, e quase sem vida! Fomos apresentados ao Diretor, pessoa educada, mas, quando eu o olhei, fiquei perplexo: FUMAVA UM CIGARRO; E, NAS DUAS ORELHAS, DOIS CIGARROS APAGADOS; várias pontas de cigarros usados no cinzeiro da sua mesa, uns trinta, sem medo de errar! Em meia hora, ele fumou todos os três, e, quando retirava  um de uma orelha, tirava outro do maço e o colocava, novamente, na orelha! Logo, disse para a minha filha: AQUI TODOS SÃO PACIENTES, JAMAIS ASSASSINOS! Eu nunca mais esquecir dessa frase! E ela ficou, e adorou, trabalhar um ano nesse ambiente, com muitos ganhos profissionais!

Mas, já contei essa piada, em outros textos, mas, aproveitando o tema psicológico, repito-lhes: UM CIDADÃO ESTAVA INVOCADO QUE ALGUÉM DORMIA EMBAIXO DA SUA CAMA; E , ELE, APAVORADO, DESCIA E IA DORMIR EMBAIXO DA DELA; LÁ EMBAIXO, PENSAVA QUE O CARA PULOU PARA CIMA DA CAMA, E ASSIM, NOITES E NOITES BRIGANDO COM ESSA SOMBRA! Procurou um psicólogo. Esse profissional já foi logo o avisando: você precisará de uns SEIS MESES DE TRATAMENTO, e , o custo por cada consulta será de $200,00, duas por semana! O pobre invocado, ganhando pouco, disse-lhe que não podia pagar-lhe, e ai, a conversa acabou! O Psicólogo, ainda bonzinho, disse-lhe: TOME UM REMÉDIO PARA DORMIR E PRONTO! E o paciente: e se o cara me matar? Não, isto é o que você estar pensando; não existe ninguem embaixo ou em cima da cama! Mas, o INVOCADO NÃO SE CONFORMOU, E RESOLVEU ENCHER A CARA DE CACHAÇA; foi para um bar, e lá um bebão, o olhou e o perguntou: "COLEGA, VOCÊ ESTAR MUITO TRISTE, QUAL É O PROBLEMA?", e o invocado contou toda essa história. O Bebão o respondeu: "EU POSSO RESOLVER O SEU PROBLEMA, HOJE, AGORA"; "COMO?"; "VAMOS A SUA CASA"; Lá o bebão perguntou-lhe se tinha um SERROTE, e, de posse dessa ferramenta, pediu autorização ao INVOCADO PARA CORTAR AS PERNAS DA CAMA, e foi embora! Uns dez dias após, encontrou o INVOCADO DANÇANDO PAGODE, EUFÓRICO, FELIZ DA VIDA, e ai, perguntou-lhe: "COM ESSA ALEGRIA TODA, O CARA AINDA ESTAR NO SEU QUARTO?", e ele o respondeu: "QUE NADA, COMO VOCÊ CORTOU AS PERNAS, OU ELE FOI ESMAGADO PELA CAMA OU FUGIU"!

Mas, uma coisa séria: SE TENHO UM CACHORRO QUE MORDE E MATA, SOU RESPONSABILIZADO, PELA JUSTIÇA, PELOS DANOS QUE O MESMO CAUSAR A TERCEIROS; PORTANTO, POR QUE UMA FAMÍLIA , NO CASO OS PAÍS, OU SEUS SUCESSORES, NÃO PODEM SER ACIONADOS PELA JUSTIÇA NO CASO DE UM DOENTE DA FAMÍLIA ENTRAR EM UM CINEMA E ATIRAR EM VÁRIOS INOCENTES? Há dias, ao ser informado que o filho teria matado vários em um cinema nos EUA, a mãe respondeu ao xerife: "pelo que ele é, foi até pouco"! E ai, ela não seria responsabiizada em deixar um louco desse, solto, por ai para cometer assassinatos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário