terça-feira, 21 de agosto de 2012

JORGE AMADO: GRANDE BAIANO, ESCRITOR DO MUNDO!



Como divulgou a Bahia e o Brasil ao mundo! CEM ANOS DE IDADE COMPLETARIA neste mês! A sua obra mostrou como vivia o Povo da Bahia naquela Bahia antiga! Retratava a paisagem urbana como ninguem!  Trinta e sete livros editados, em várias linguas, em 55 países! 30 milhões de livros vendidos! Filmes; novelas; teatros; etc.! Mas, Seu Jorge esqueceu de uma coisa: FEZ FORTUNA FALANDO DO POVO POBRE E HUMILHADO DA BAHIA E DO BRASIL, até das mulheres que vendiam os seus corpos; dos pescadores; dos agricultores sofridos das plantações de cacau, onde a sua terra, Ilhéus, era a capital do Brasil, PORÉM, NÃO DEIXOU UMA SÓ OBRA SOCIAL PARA AJUDAR A ESSES POBRES PERSONAGENS DOS SEUS MILHARES DE LIVROS, QUE O RENDEU E AOS SEUS FAMILIARES, HOJE, TODOS VIVENDO, EXCLUSIVAMENTE, DAS RENDAS DESSES LIVROS E OUTRAS PRODUÇÕES, onde nunca moveram uma só palha para trabalharem! Por sinal, o seu neto é candidato a vereador: talvez, seja "eleito" pelas personagens dos livros do seu querido vôvô! A mãe, que se diz escritora, lançou um livro, há uns dez anos, de CULINÁRIA BAIANA, COMPLEMENTADA COM O CARDÁPIO DAS COMIDAS PREFERIDAS POR JORGE E A ESPOSA, ZÉLIA! E ainda se diz escritora!

Mas, pelo conjunto da obra, merece as nossas homenagens!

Veja a nota que saiu no jornal O GLOBO, de sábado passado: "obá do PCB" : Ainda sobre Jorge Amado, cujo centenário foi celebrado ontem e que , como deputado pelo PCB, fez, como se sabe, a LEI DA LIBERDADE RELIGIOSA, CONTRARIANDO O ATEÍSMO MARAXISTA.

Ana Maria Machado, autora de livro sobre o escritor ('Romântico, sedutor e anarquista'), conta que, num recente seminário da ABL, em Londres, o brasilianista Kenneth Maxwell sugeriu aos gringos que entendessem Amado como um 'comunista tropical'.

Ou seja...

Talvez abençoado por Deus e bonito por natureza.

Seguramente, ateu e frequentador do candomblé, do qual foi obá".

Nenhum comentário:

Postar um comentário