quinta-feira, 16 de agosto de 2012

"HIPOCRISIA AMERICANA", pelo escritor Heitor Ferraz Mello.


Heitor Ferraz Mello faz um estudo sobre o grande dramaturgo norteamericano Arthur Miller, onde esse escritor Brasileiro o homenageia, escrevendo sobre suas obras literárias.

Em 1945, Arthur Miller, publicou, ainda no calor da hora, fim da segunda guerra mundial, um livro que tratava do ANTISSEMITISMO, pondo a descoberto uma das facetas terríveis da vida pacata e burguesa do seu país. O livro, denominado FOCO, uma obra de andamento quase teatral, segundo esse escritor brasileiro, com poucos personagens em cena numa construção limpida, contando a sua história sem floreios.

Segundo A. MILLER, a contradição estava no fato de que enquanto os EUA lutavam na guerra contra os alemães, responsáveis por um verdadeiro "pogrom", dentro do país os judeus eram hostilizaados de maneira cruel. E declarou: "Pelo que eu saiba na época, o antissemitismo nos EUA era um assunto vedado, senão proibido , à ficção - sem dúvida, nenhum romane o havia abordado como tema principal, e muito menos a existencia, entre o clero católico, de militantes cujo dever e prazer era alimentar o ódio aos judeus".

E nos conta outras passagens mostrando o antissemitismo do norteamericano: "É o que acontece com uma tal Gertrude, pela qual ele se sente atraído, era a mulher de seus sonhos, mas se parecia com uma judia"; "No entanto, há um elemento de humor corrosivo na narrativa e o feitiço vira contra o feiticeiro: newmann, por um problema na vista, precisa usar óculos. Numa visita à sua seção, o chefe da companhia repara na sua aparência. Logo depois, ele é convidado a mudar de lugar - que vá para um canto obscuro da repartição. O motivo: com aquela armação nova no rosto, ele estava parecendo um judeu"...."É o ponto de virada da narrativa: Newmann passa a ser perseguido por causa de sua aparência judaica"...."Seu vizinho Fred, integrante de uma Frente Católica que pretende 'limpar o bairro', ou seja, evitar que os judeus se mudem para a vizinhança"

E, por fim, H.F.M.., nos trás uma radiografia da sociedade americana, daquela época, que, talvez, continue assim: ......."a força do romance está, claramente, na crítica que Miller faz à sociedade ameriana, ao estilo de vida que se parece com uma fotografia colorida, com tudo em ordem e brilhando, porém ocultando uma "disputa silenciosa, mas terrivel"

Mas, para completar este texto, ainda sobre a problemática sociedade americana, lembrei-me de duas citações: UMA, DO PAPA JOÃO PAULO II, esse extraordinário homem de fé, chegando aos EUA, ao descer do avião; beijar o chão como fazia em todos os países que visitava, fez essa declaração: "QUE PAÍS É ESTE QUE POSSUI AS MAIORES FORTUNAS MATERAIS DO MUNDO; QUE POSSUI AS MELHORES TECNOLOGIAS DO MUNDO, MAS, QUANDO SE TRATA DA FAMÍLIA, DEIXA A DESEJAR, POIS, NÃO POSSO ENTENDER QUE UMA FAMILIA NÃO SAIBA ONDE SE ENCONTRAM OS SEUS FILHOS; A INEXISTENCIA DE DIÁLOGOS; PORTANTO, PARA QUE VOCÊS POSSUIREM BENS E MAIS BENS, COMO COMPUTADORES ATÉ EM SANITÁRIOS, E, FALTAR O AMOR?". Esperava-se uma reação, terrivel, da mídia e da sociedade americana, mas, não se ouviu uma só nota! Para provar o que esse Santo Padre afirmara, quando da derrubada das torres gêmeas, um dos maiores problemas para as Autoridades desse País , foi identificar os endereços e telefones de centenas de jovens que moravam em Nova York, para que atender o desespero dos seus pais e parentes, pois, segundo eles há meses não tinham contato, inclusive, via telefone! Recentemente, esse assassino que se vestiu de Robin e matou várias pessoas em um cinema, já quase formado em médico, com tese de doutorado, simplesmente, morava sòzinho, em um dos edificios da universidade, onde não mantinha contato com os seus pais há mais de dois anos; quando o xerife procurou a sua mãe para comunicar-lhe o ocorrido, ela, de pronto, respondeu: "eu já esperava isto! Ele é capaz de coisas mais perversas"! A outra citação, ontem, pela Globonews, um comentarista da política desse País, respondendo a uma pergunta, como: por que Barack Obama foi tão criticado por parte da sociedade, principalmente, os trilionários; bilionários;e, parte da classe média? E ele o respondeu: "O americano, normalmente, acha que não possui nenhum compromisso com o seu próximo; cada um vença na vida da sua maneira, e, se você não conseguiu vencer, problema seu, mas, jamais, pedir ajuda ao govêrno ou ao vizinho, parente; etc. para conseguir algo. No caso do B.O. ele conseguiu um feito, extraordinário, onde nenhum outro presidente conseguiu, inclusive, muitos tentaram, como Kennedy e B.Clinton, para a criação do seguro médico para desempregados, pois, quem estar trabalhando possui todo apoio na área de saúde, mas, quando perde o emprego deixa de ter qualquer direito de assistência médica, mesmo que seja de urgência".E concluiu: "Para o Americano quem sofre é porque Deus o abandonou, então, não é ele ou o govêrno, sustentado com o seu dinheiro, que irá ajudar ao necessitado!

Mas, graças à Deus, a maioria da classe média; os assalariados; desempregados; estão com B.Obama, onde deverá ser reeleito, para a felicidade do MUNDO DEMOCRÁTICO, mais uma vez, na faixa de 5% na frente dos radicais, verdadeiros bins ladens da vida, dos republicanos! Uma das bandeiras do candidato republicano é cortar toda ajuda médica para esse povo que B.O. conseguiur, inclusive, ganhando uma ação, na Suprema Côrte desse País, cujo voto da vitória, dado pelo Presidente, um JUIZ INDICADO POR BUSH, de família republicana! Ao ser perguntado porque decidiu pela vitória dos democrátas, ele respondeu: "não, decidir pelo Povo necessitado desse País. Temos que dividir, um pouco, do que temos"! Veja que pensamento fantástico! Se fosse o nosso STF, ah, estaríamos roubados, pois, jamais um indicado por FHC, como esse Gilmar Mendes, votaria assim! Vejam que estão usando todos os pontos favoráveis para agilização do processo do MENSALÃO, PARA QUE O PELUZO, EX-PRESIDENTE, QUE JÁ DECLARARA O SEU VOTO PELA PENA DOS RÉUS, ANTES, MUITO ANTES DAS APRESENTAÇÕES DE DEFESA DOS ACUSADOS, VOTE ANTES DO DIA 3 DE SETEMBRO, DATA DA SUA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA! Por sinal, Graças à Deus que se pique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário