terça-feira, 7 de agosto de 2012

"EXTRAÍDO DE CORAÇÃO DE PAI - HISTÓRIAS SOBRE A ARTE DE CRIAR FILHOS", UM LIVRO EXTRAORDINÁRIO, PORÉM, COM HISTÓRIAS TRISTES, DE AUTORIA DO JORNALISTA JOSÉ RUY GRANDRA!


Saiu na edição da revista ÉPOCA,  de 30 de julho de 2012. Leiam, partes dessa reportagem, uma verdadeira aula de vida:

"TELEFONES JAMAIS DEVERIAM TOCAR CERTAS HORAS. MAS TOCAM. FILHOS JAMAIS DEVERIAM PARTIR ANTES QUE JÁ ESTIVÉSSEMOS A POSTOS, Á ESPERA DELES, NO LUGAR DEMARCADO POR NOSSA FÉ OU ESPERANÇA. MESMO ASSIM, ELES PARTEM. Essas duas verdades me colheram feito uma avalanche de tristeza enquanto eu caminhava, num fim de tarde de sábado e sol ralo, pelas ruas do centro de Belo Horizonte. O Celular tocou; do outro lado da linha, a voz chorosa de Geni, minha mulher, abriu as comportas do pesadelo: 'ZÉ, VOCÊ PRECISA VOLTAR PRA SÃO PAULO"; ela disse, tentando, desesperada e inutilmente, manter uma nesga de calma. Sua frase seguinte, no entanto, me atingiu com o impacto de um meteoro. " O PAULINHO MORREU, MEU AMOR, E VOCÊ VAI TER DE IR A LONDRES BUSCÁ-LO". Uma sombra gigantesca encapsulou o meu espírito!

Desabei no choro, sentado ao meio-fio. Senti-me ludibriado pelo destino. POR QUE ELE CONSENTIRA QUE UM AMOR DE 28 ANOS, VIVIDO E INTENSO, FOSSE GUILHOTINADO ASSIM, JUSTAMENTE QUANDO EU E PAULO PARECÍAMOS ESTAR FINALMENTE ACERTANDO NOSSOS RELÓGIOS AFETIVOS?

Regressei a São Paulo nessa mesma noite, no carro de Val, tio querido de Paulo, meu ex-cunhado e morador em Belo Horizonte..... ao longe do trajeto, fui aos poucos me recompondo. Apesar da tristeza, uma lucidez e uma serenidade consistentes foram me envolvendo feito um manto suave (essa é minha: É A PRESENÇA DE DEUS, NOS MELHORES MOMENTOS DAS NOSSAS VIDAS, COMO, TAMBÉM, NOS PIORES MOMENTOS DELAS, POR SINAL, HÁ UMA PASSAGEM NA BIBLIA, MAIS OU MENOS ASSIM: "POR QUE, NOS PIORES MOMENTOS DA MINHA VIDA, O SENHOR ME ABANDONOU? "POR QUE, MEU FILHO, FIZESTE ESTA INDAGAÇÃO?" "PORQUE, DEUS, NA HORA DA MINHA PARTIDA, OLHEI PARA TRÁS, E SOMENTE ENXERGUEI, NA PRAIA, AS MINHAS PEGADAS"; "NÃO, FILHO, AQUELAS PEGADAS ERAM MINHAS, POIS, QUANDO MAIS VOCÊ PRECISOU DE MIM, EU O APANHEI E O COLOQUEI EM MEU COLO")!.

Foi no trajeto para o aeroporto que um pensamento luminoso me fisgou (DEUS, presente!). Percebi que havia naquela viagem um senso de missão quase sagrado: trazer meu filho de volta aos braços da família e de todos que o amavam. Era a derradeira homenagem que eu poderia lhe prestar........Após matar Heitor, príncipe e herói troiano, o grego Aquiles arrastou o seu corpo diante das muralhas da cidade e recusou-se a devolvê-lo à família. Foi então que Príamo, o rei de Troia e pai de Heitor, trocou o seu manto real pelos trajes de um mendigo, deixou a segurança das muralhas e foi sozinho ao acampamento grego em busca dos despojos de Heitor. "Vim aqui, humildemente, implorar-lhe que devolva o corpo de meu filho", disse Príamo a Aquiles. "Sua humildade me comove", respondeu-lhe o grego. "Pode levá-lo, pois uem tem um pai com essa coragem merece todo o seu respeito"!

Esse jovem morreu, como seu avô e seu tio, de isquemia coronariana, um mal de família, aos 28 anos de idade, deixando o irmão caçula, na faixa de 15 anos! Leiam, na integra, essa linda história, de muita dor, porém, de muitos exemplos positivos para a nossa caminhada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário