quinta-feira, 9 de maio de 2013

AINDA NO MÊS MARIANO, ONDE LEMBRAMOS DE MULHERES FANTÁSTICAS, COMO: A MINHA MÃE, A SUA , A DE TODOS NÓS, MARIA, A IRMÃ DULCE, A TODAS AS MULHERES, MAIS UMA, A CIGANA CEIJA STOJKA!



Uma cigana que sobreviveu ao Holocausto, onde morreu em 29 de janeiro deste ano, em um hospital em Viena, Aústria! Aos 79 anos de idade!

Stojka escreveu um dos primeiros relatos autobiográficos de ciganos (ou "romanis") sobre a perseguição nazista em um livro de memórias de 1988 denominado de "Wir leben im Verborgenen. Erinneurunger einer Rom-Zigeuneris" ("VIVEMOS EM RECLUSÃO: MEMÓRIAS DE UMA CIGANA"), inédito no Brasil.

Os ciganos, como os judeus, foram enviadospara campos de concentração pelo regime nazista alemão durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), onde se calculam em 1,5 milhão deles foram assassinados! Quase o Hither e seus demais assassinos acabavam com esse Povo, em toda a Europa, e, o mais grave, não eram ouvidos e nem respeitados,como também, diferentemente dos Judeus, eram nômades e com poucos recursos, e, o mais grave, por serem nômades não tinham pátria, portanto, não tinham representantes formais! NEM A O.N.U. ligava para os mesmos!

Nascida na Áustria, Stojka sobrviveu a passagens pelos campos de Auschwitz (um dos maiores infernos do nazismo!), Beergen-Belsen e ravensbrueck. Apenas cinco outros membros de sua família,composta de 200 membros, sobreviveram!

"BUSQUEI A CANETA PORQUE PRECISVA ME ABRIR, GRITAR", disse a ativista numa exibição de 2004, no Museu Judaico de Viena.

Ela começou a pintar quadros aos 56 anos, muitas vezes usando os dedos ou palitos em vez de pincéis, pois, nos campos não existiam esse instrumento, ou melhor, eram proibidos. Muitas das suas obras aludem à experiência nos campos de concentração, e, eram descritas como "assustadoras" e "infantis" por visitantes em exposições dela mundo afora.

Uma de suas mostras mais recentes, em 2009, percorreu galerias nos Estados de Oregon e da Califórnia.

Portanto, minha gente, se fala tanto no extermínio de 6.000.000 de judeus pelos nazistas, mas, também, temos que falar no quase extermínio do povo cigano, de homossexuais, inclusive, alemães, e, de opositores desse louco assassino Hither e sua trupe, onde esse monstro se safou de mais de SESSENTA ATENTADOS PERPETRADOS POR ALEMÃES, PADRES CATÓLICOS E OUTROS MOVIMENTOS, mas, como se dizia naquela época, na Alemanha, que esse MONSTRO ERA "PROTEGIDO PELO DIABO", se isto é proteção, pois, tudo era muito bem preparado para matá-lo, mas, sempre, algo não funcionava, como, por exemplo, bombas colocadas em seu QG, distante 2 metros onde ficava para reuniões, e, nesse dia, pela primeira vez, esse cão resolveu sentar-se em outra posição, quase dez metros das bombas, onde todos que estavam onde ele sentava, morreram, e ele teve pequenos ferimentos! Inclusive, há um ano, um filme teve grande sucesso, denominado OPERAÇÃO VALKIRIA, assim denominada essa tentativa de assassinato! Assistam, pois, é um grande filme, apesar da decepção que tivemos pelo insucesso! Por sinal, todos os envolvidos foram caçados por esse assassino e seus seguidores, onde foram mortos, ainda com vida, pendurados, nús, em ganchos de açougues, filmados, por ordem do Hither!

Nenhum comentário:

Postar um comentário