terça-feira, 21 de maio de 2013

BÉLGICA E ANGOLA, DOIS ACESSOS VINDOS HOJE, DESSES PAÍSES!


Por falar em Angola, em outubro de 2012, estando no Aeroporto de Berlim para viajarmos para Lisboa e dai para Salvador, ficamos próximos a dois casais: um português e outro angolano, muito educados! Quando falamos que éramos do Brasil, todos adoraram, e esse casal angolano nos disse que já tinha morado no Brasil, por mais de vinte anos, em Brasília, onde trabalhavam na Embaixada desse País, onde o seu irmão era o Embaixador! Agora, moravam em Berlim, onde ele tinha sido transferido!

Para minha surpresa, Ela, muito falante, o marido quase não falava, disse-nos que o Brasil era lindo, maravilhoso mais que havia muita corrupção! Eu, apesar de saber que era verdade, mas, sabendo que o Pais dela é um dos mais corruptos do mundo, inclusive, o seu presidente, patrão dela, do marido e do irmão, embaixador, estava no poder há mais de 30 anos, na força, onde sua filha é uma das mais ricaças do mundo, morando em Londres, sendo uma das maiores importadoras de diamante desse pobre e quase miserável país africano, ah, não aguentei, e, sutilmente, disse-lhe: REALMENTE É UMA PRAGA DOS NOSSOS PAISES! E , ela, cinicamente, me respondeu: o nosso não, pois, lá é diferente! Ai, vocês não podem imaginar o que eu disse a essa senhora: mais ou menos assim: minha senhora, por que vocês lutaram, mais de 40 anos, após a independência de Portugal, com milhares de mortes e decepados? E ela pela consolidação da independência, e eu a respondi: pode até ter sido, mas, o que a imprensa do mundo dizia e diz que foi pelas trilionárias minas de diamantes e grandes potenciais de petróleo! E, ela, na maior cara-de-pau respondeu-me: "Eles,os terroristas, queriam explorar essa riqueza para eles"! Mas, sem entender tamanho cinismo dessa mamadeira do povo e do pais Angola,dois dias antes desse encontro, li uma reportagem do Financial Times, de Londres, em espanhol, numa entrevista com a filha do presidente Agostinho, onde a tratava como a maior riqueza de Angola, inclusive, que ela fez toda essa fortuna como contrabandista de diamantes para a Europa e EUA, além de ter uma importadora de petróleo, também, desse País! Ela, simplesmente, me disse que tudo aquilo era perseguição ao pai dela!
 
O casal português, ele professor universitário, assistindo tudo aquilo, perguntou-me: "O Brasil agora é a bola da vez, não é?" E eu; Mais ou menos, mas ainda temos muitas dificuldades, muita gente passando fome, e , como ela afirmou, há pouco, a impunidade é o nosso maior mal, com muita corrupção, em todos os órgãos do governo, tudo originado da iniciativa privada, com muitos maus empresários, grandes sonegadores de impostos, péssimos patrões, mas, temos muitas riquezas de água potável, talvez, a maior do mundo; somos o maior produtor de carne vermelha do mundo; o segundo maior de carne de frango; o terceiro maior de carne suína; o segundo maior plantador e exportador de soja; o terceiro maior de milho; etc., etc., e essa Angolana, na maior cara-de-pau, respondeu: "É, mais Angola está muito mais rica!", e, eu, simplesmente, a respondi: Não concordo, mas respeito o seu posicionamento!
 
Por sinal, esse simples casal português, de forma indignada, nos declarou: "EU NÃO ENTENDO O MEU PAÍS, ONDE FOI UM DOS MAIS PODEROSOS DO MUNDO, DESCOBRINDO TERRAS E MAIS TERRAS, COMO O BRASIL E ANGOLA, POR EXEMPLO, HOJE É UMA NAÇÃO POBRE, MUITO MAIS POBRE DO QUE OS PAISES DE VOCÊS, E COM UM FUTURO DUVIDOSO"! Pois é, um depoimento desse, sério, honesto, sem rancor, de pura verdade, faz a gente esquecer essa angolana!
 
Mas, esse cidadão português, que não é responsável por nada de errado do seu País, principalmente, no passado, deveria pensar que Portugal não sabia selecionar os aventureiros, como os que mandaram para o Brasil, a grande maioria de DEGREDADOS, OU SEJA, ASSASSINOS, LADRÕES, ETC., TODOS JULGADOS E PRESOS EM PENINTENCIÁRIAS, e, ai, D. Manoel, vendo que Pedro Álvares Cabral desejava fazer uma aventura, perigosíssima, como atravessar os oceanos para chegar às Indias, e, lá, naquela época, achavam que o mar era como se fosse uma bola, cujo limite era aquele que eles enxergavam da praia, que dá a impressão que o céu estava batendo no mar, e, a partir dai as naus se despencariam para o infinito do mar, simplesmente exigiu que D.Pedro Álvares Cabral levasse toda essa raça corrupta, com a esperança de que todos morressem no mar, e, ai, o que deu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário