quarta-feira, 8 de maio de 2013

PARA A MINHA, A SUA E DE TODOS NÓS, M Ã E, A BASE DE TUDO, ONTEM, HOJE E PARA SEMPRE!



Todos os dias são dias para comemorármos o DIA DAS NOSSAS MÃES, essa estrutura que nos mantém em pé, em todas as trovoadas que passamos ou passaremos em qualquer época das nossas vidas, até mesmo quando elas já estão em outro Plano de Deus! Como bem se diz: "MÃE É MÃE"!
 
Perguntaram ao grande Lula por quê os seus programas sociais tinham na MULHER a responsável pelo gerenciamento dos mesmos, inclusive, assinar contratos! E êle, fantasticamente, respondeu: "A MULHER PASSA FOME, FRIO E TODOS OS TIPOS DE DIFICULDADE PARA PROTEGER OS SEUS FILHOS; ALGUNS HOMENS, NA MAIORIA, FALHAM COM ESSA OBRIGAÇÃO TÃO IMPORTANTE", E, COMPLETOU: "MINHA MÃE PASSAVA FOME PARA EU E MEUS SEIS IRMÃOS COMERMOS, ALÉM DO AMOS QUE NOS DAVA, ENQUANTO ISTO MEU POBRE PAI NOS LARGOU E FOI EMBORA PARA SÃO PAULO"! Em outra oportunidade, ao ser perguntado por quê o programa MINHA CASA, MINHA VIDA tinha a mulher como a contratante, êle, novamente, respondeu: "O CARA PEDE PARA A MULHER CRIAR OS FILHOS A VIDA TODA; ELA FICA VELHA E CANSADA; ELE ARRANJA OUTRA,MAIS NOVA, E, DIZ PARA ELA: SAIA DE CASA COM AS CRIANÇAS QUE EU VOU MORAR COM OUTRA. NESSE PROGRAMA QUEM SAI É ELE"! Ai, eu me lembrei do programa LEITE PARA CRIANÇAS, LANÇADO NO GOVERNO DO SARNEY, onde o chefe de família recebia, diariamente, um VALE LEITE QUE CORRESPONDIA A UM LITRO DE LEITE. Meses depois, ao ser avaliado, mais de 70% desse leite não chegava para as famílias, pois, o "PAI DE FAMILIA" PASSAVA NO BOTECO, TROCAVA O VALE POR CACHAÇA E TOMAVA TODAS, e ainda chegava em casa dava porrada na pobre mulher e filhos!
 
Mas, como estamos comemorando essa HEROÍNA MUNDIAL, onde me lembro de milhares de mães sofredoras com as mortes dos seus filhos nas guerras que aconteceram e que acontecem, diariamente, inclusive, nessas periferias das cidades do Brasil, nas mulheres desesperadas por uma lata de água e comida causadas pela sêca, destruídora, todos os anos, desde quando foi formada a terra, do norte-nordeste; das mães que sofreram e sofrem, até hoje, pelas enchentes da região dos lagos do rio de janeiro, onde os politiqueiros roubaram tudo e quase nada repassaram para essas familias, portanto, PARA TODAS AS MÃES, inclusive, riquissimas mas que sofrem com filhos drogados, problemáticos, etc., passo-lhes duas mensagens:
 
Uma , do extraordinário compositor e cantor, um dos maiores do Brasil, ZÉ RAMALHO:
 
"DA MÃE"
 
Escrever para a mãe
 
Como quem escreve para o início
 
Para a origem do primeiro sopro
 
Para as carnes que me envolveram
 
Em meu corpo peno de plasma
 
Escudo, cama e o teto
 
Quando tudo era de cristal
 
Mulher de ferro derretida em fogo
 
Lava cuspida em dor e cor
 
Estaticamente parada de pé
 
Escorrega e espera-me
 
Que um vulto passe e lhe toque
 
Sua pele metálica e macia
 
Rígido olhar de procuras
 
Mordida de átomos
 
Alquímicas e nuas
 
Suas duras paixões
 
Movimentos quebraram
 
Dunas e aresas do estômago
 
Que a mim tão bem me cabiam..
 
O OUTRO TEXTO, DO EXTRAORDINÁRIO CARLOS DRUMOND DE ANDRADE:
 
Por que Deus permite
 
que as MÃES VÃO-SE EMBORA?
 
MÃE não tem limite,
 
é tempo sem hora,
 
luz que não apaga
 
quando sopra o vento
 
e chuva desaba,
 
veludo escondido
 
na pele enrugada,
 
água pura, ar puro,
 
puro pensamento.
 
Morrer acontece
 
com o que é breve e passa
 
sem deixar vestígio.
 
Mãe, na sua graça,
 
é eternidade.
 
Por que Deus se lembra
 
- mistério profundo -
 
de tirá-la um dia?
 
Fosse eu Rei do Mundo,
 
baixava uma lei:
 
MÃE NÃO MORRE NUNCA,
 
MÃE FICARÁ SEMPRE
 
JUNTO DE SEU FILHO
 
E ELE, VELHO EMBORA,
 
SERÁ PEQUENINO
 
FEITO GRÃO DE MILHO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário