sexta-feira, 31 de maio de 2013

BEM DE FAMÍLIA


Saiu no jornal Valor Econômico, do dia 28 deste mês, uma decisão, fantástica, do STJ, dando garantia do segundo bem imobiliário de uma família, caso nesse imóvel resida a filha, o filho, casados, ou a mãe, sogra do casal! Até recentemente o único bem imóvel garantido era onde morava a família!

Eu achei uma decisão fantástica, pois, como uma família pode ser responsabilizada pelos erros do marido, talvez, um viciado em jogos; bebidas, etc., onde, sem a presença da família, ele fazer compromissos colocando esse bem como garantia? Centenas e centenas de famílias foram colocadas para fora dos seus lares, de forma automática, face ao marido, viciado em jogo, ter colocado o bem imóvel em garantia por jogos de azar! Agora, os CACHOEIRAS DA VIDA TERÃO CUIDADO EM ACEITAR CERTOS BENS EM GARANTIA PELAS JOGATINAS QUE EXISTEM POR AI!
 
A terceira turma do STJ, indo de encontro a uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, reformou essa decisão, injusta e ilegal, ao considerar que a IMPENHORABILIDADE DO BEM DE FAMÍLIA TEM POR OBJETIVO RESGUARDAR NÃO SOMENTE O CASAL MAS O SENTIDO AMPLO DA ENTIDADE FAMILIAR.
 
Mas, falando em dívida, lembrei-me de uma historinha: um cara, um dos maiores maus pagadores que já existiram na cidade, devendo uma fortuna, faleceu! Foi um alvoroço na cidade, principalmente, perante os credores! Todos foram correndo falar com a viúva! A pobre, muito triste, chorando, pediu-lhes calma e que viesse assim que passasse o seu luto! Perguntaram-lhe: quantos dias, mais ou menos, o seu sentimento durará? E ela, muito chorosa, declarou: jamais passará, mas, venham dentro de oito dias. No oitavo dia, todos estavam lá, e ela, mostrando uma organização perfeita, entregou-lhes um endereço para que todos fossem lá para receberem os seus créditos, e assim foi feito: todos correram, com medo, até, do dinheiro faltar para alguns deles. E , ao chegarem no endereço, ah, que decepção: ERA O CEMITÉRIO DA CIDADE E O NÚMERO ERA DA COVA DO MAU PAGADOR! Foi um choque terrível! Voltaram para a viúva, ainda chorosa, revoltados, quase a agrediram, e, ela, na maior tranquilidade, disse-lhes: EU LHES DOU TOTAL RAZÃO! ISTO NÃO SE FAZ NEM COM UM INIMIGO. DOU-LHES UM CONSELHO: METAM ELE NA JUSTIÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário