quarta-feira, 8 de maio de 2013

ESTAVA VIAJANDO, PORTANTO, FORA DE SALVADOR, E NÃO FIZ QUALQUER HOMENAGEM A MINHA PESSOA, A VOCÊ, A TODOS NÓS, INCLUSIVE, OS NOSSOS FANTÁSTICOS ANTEPASSADOS, NESSA DATA .....



PRIMEIRO DE MAIO, DIA DO TRABALHADOR, QUE, COMO TODAS AS DEMAIS DATAS, TODOS DIAS SÃO NOSSO! Principalmente, para os heróis que saem de madrugada das suas casas, com tudo escuro, deixando as suas famílias, arriscando-se em ser assaltado, morto ou violentado, depois pegando o transporte coletivo em estado de miséria, cheios como uma lata de sardinha, como aqui, em Salvador, como os cariocas pegando aqueles miseráveis trens, que já deveriam ser umas excelências face ao longo tempo de privatização (se fosse o setor público, em cabamdas?) e outros e outros meios por ai! Aqui em Salvador, a situação é tão caótica, há anos, que hoje um trabalhador sai às 5 horas da manhã para percorrer 70 km em quase 3 horas, viajando em pé, como boi em caminhão! Eu não posso aceitar que Salvador, a primeira capital do Brasil, hoje, a terceira cidade do Brasil mais habitada, turística como é, não tenha o sistema de metrô! Por que? Porque, quando foi criada a empresa,colocaram nas mãos dela uma quadrilha de ladrões do dinheiro público, todos soltos e bilionários, além das brigas politiqueiras entre Governos do Estado da Bahia passados; Prefeitos de Salvador passados, e, Presidentes do Brasil passados, um jogo entre GATOS E RATOS onde o POVO DE SALVADOR, DA BAHIA E DO BRASIL SAIRAM COMIDOS, ATÉ HOJE! Fizeram, em doze anos, pasmem, SEIS KM DE METRÔ, onde os baianos, piadistas como são, o apelidaram de METRÔ DE CALÇAS CURTAS! Agora, por causa da copa, dizem que irão terminar um trecho de mais 12 km; até 2016 mais um trecho de uns 18 km; e, lá para 2020, o último passando pela lindissima orla marítima de Salvador até o bairro de Itapuã, onde haverá uma estação, que, também, interligará com o Aeroporto 2 de Julho!
 
Mas, abaixo, uma linda homenagem do fantástico compositor e cantor Zé Ramalho ao trabalhador brasileiro, principalmente, aquele que CONSTRUIU SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO, no início do século XX, tão humilhado e discriminado por esses Povos, especialmente, o paulista e paulistano:
 
"TÁ VENDO AQUELE EDIFICIO, MOÇO?"
 
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado: tu tá ai admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar prá o prédio
Que eu ajudei a fazer
 
TÁ VENDO AQUELE COLÉGIO, MOÇO?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Porque eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
TINHA DIREITO A COMER
 
TÁ VENDO AQUELA IGREJA, MOÇO?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse
Rapaz deixa de tolice
Não se deixe amedrontar
 
FUI EU QUE CRIEI A TERRA
ENCHI O RIO E FIZ A SERRA
NÃO DEIXEI NADA FALTAR
HOJE O HOMEM CRIOU ASAS
E NA MAIORIA DAS CASAS
EU NÃO POSSO NEM ENTRAR"
 
Essa é minha: QUEM JÁ VIU, LEU ALGUMA PLACA DE INAUGURAÇÃO DE UMA OBRA PÚBLICA OU PRIVADA COM ALGUMA HOMENAGEM A UM DESSES TRABALHADORES?
Mas, para o politiqueiro, o financiador do caixa dois, etc., não faltam!
 
Uma das cenas mais tristes que já vi, na minha vida, foi quando terminaram as obras das olímpíadas
de Pequim, pasmem, na China, onde milhares de trabalhadores, vindo da CHINA MISERÁVEL, rural, com suas malas velhas, verdadeiros caixões, sentados em cima, alguns, outros nas calçadas, maltrapilhos, esperando para receber míseros salários, cerca de 25 dólares por mês, para irem encontrar os seus familiares, depois de mais de dois anos sem vê-los, onde FORAM PROIBIDOS DE ASSISTIREM QUALQUER JOGO OLÍMPICO, EM QUALQUER DAQUELES ESTÁDIOS, GINÁSIOS E OUTROS EQUIPAMENTOS QUE CONSTRUIRAM COM SANGUE, SUOR E EM REGIME DE ESCRAVIDÃO, e ainda há as viúvas do comunismo chinês! Aqui, com as inaugurações dos estádios para a copa do mundo de 2014, que iremos perdê-la, infelizmente, e , muito bom para o novo futebol do Brasil, pois, arrancaremos essa máfia, da cbf, passando pelas federações, ligas, etc., monopólio da Rede Globo, etc, demagogicamente, estão fazendo pequenas homenagens a esses trabalhadores! Por exemplo, na inauguração da nova arena fonte nova, em salvador, uma mulher, especialista em ferragem, apelidada por todos como FLOR, por trabalhar rindo e sempre com uma flor em seu macacão, torcedora do Bahia fervorosa, por sinal, 90% dos 5.000 que lá trabalharam, resolveu fazer uma homenagem a Presidente Dilma, com uma Flor, feita do ferro do antigo estádio que foi implodido, portanto , uma homenagem muito inteligente e marcante, mas, ela, coitada, querendo homenagear, também,o Bahia, o maior campeão da velha f.nova, bi-campeão brasileiro, duas vezes bi-vice-campeão brasileiro e 43 vezes campeão da Bahia, todos nesse estádio, colocou um pequeno escudo do Bahia! Na hora que Ela iria entregar essa lembrança a Presidente, o imbecil secretário de esportes do governo do Estado da Bahia, que não irei dar o seu nome para não sujar este blog, conselheiro do VICETÓRIA DA BAHIA, arrancou-lhe essa lembrança, na presença de todos, deixando a Presidente sem nada entender! O Governador Wagner, torcedor declarado do Bahia, simplesmente, vendo tudo aquilo, ficou calado! Realmente, esse elemento é um daqueles que Zé Ramalho descreve nessa linda página musical que PROIBIU A SUA FILHA DE ESTUDAR NA ESCOLA QUE TINHA AJUDADO A CONSTRUIR OU AQUELE ELEMENTO QUE O CHAMOU DE LADRÃO QUANDO OLHAVA O PRÉDIO QUE, TAMBÉM,TINHA AJUDADO A CONSTRUIR!
 
 

Um comentário:

  1. Sr Redator

    O texto acima descrito é uma mesclagem de inteligência e sabedoria, que não tenha dúvida, é uma obra de DEUS! A associação com a música/poema do Grande compositor Zé Ramalho, mostra as mazelas da politicagem brasileira, e do desprezo ao trabalhador, tão comum neste país do "faz-de-conta". É comum nivelar o trabalhador ao alicerce, que segura, abaixo de DEUS, as maiores construções e não são vistos, com o trabalho calejado do(a) operário(a) que continua um eterno desconhecido. Muito bom! Parabéns. Abraços. Cleuza

    ResponderExcluir