quarta-feira, 16 de agosto de 2017

'EMENDAS PARLAMENTARES', UM DOS MAIORES RALOS DO DINHEIRO PÚBLICO DESTE PAIS, EM TODOS OS NIVEIS DE GOVERNO! UM ESCÂNDALO, SEM DÚVIDA, DUAS A TRÊS VEZES MAIS DO QUE A LAVA-JATO!



Aprendi na Escola de Administração Pública da Universidade Federal da Bahia, onde sou Administrador Público, que o PARLAMENTAR NÃO PODE CRIAR DESPESAS PARA O ORÇAMENTO, E, SIM, NO MÁXIMO, INDICAR PROJETOS E ATIVIDADES PARA AS SUAS BASES POLITICAS! Até ai, um dever parlamentar com seus eleitores e os seus municípios representados!
 
Mas, com a nova CONSTITUIÇÃO FEDERAL, onde tudo pode, depois de anos de terror militar, criaram essa MARACUTAIA, um escândalo em termos orçamentários, financeiros e contábeis!
 
Permitam-me relatar-lhe o seu andamento:
 
. o Deputado Estadual, o Federal e o Senador pedem aos titulares dos poderes executivos para que incluam no orçamento as suas emendas parlamentares, onde sugerem obras e serviços, todas estipulando valores, e ai começa o crime, pois, sem nenhum critério técnico e financeiro, por exemplo, UMA PONTE PARA SER CONSTRUIDA EM UM DETERMINADO MUNICIPIO POR , DIGAMOS, 1 MILHÃO DE REAIS; UMA ESCOLA, COM TANTAS SALAS DE AULA, POR 500 MIL REAIS; e , assim, sucessivamente!
 
. Antes, por serem de um ORÇAMENTO DELIBERATIVO, ONDE O TITULAR DO EXECUTIVO ALTERAVA, OU, ATÉ O CANCELAVA ALGUMAS EMENDAS, PRINCIPALMENTE, QUANDO O PARLAMENTAR ROMPIA COM O GOVERNO, agora, com AS EMENDAS IMPOSITIVAS, OU SEJA, NÃO PODEM SER MODIFICADAS, estão fazendo a 'festa'!
 
Eles dizem que essas 'EMENDAS SÃO ESSENCIAIS PARA O MUNICIPIO E SEU POVO', verdade, pois, quem não quer uma ponte, pedida há décadas, ou a escola, também, mas, ai começa o crime: O DINHEIRO SAI DO TESOURO E VAI PARA O TESOURO MUNICIPAL; a ponte, que, na honestidade custaria uns 400 mil reais, mas, como a EMENDA FOI DE 1.000.000,00, o prefeito e sua turma, em comum acordo com o Parlamentar, autor da emenda, faz uma maquiagem para que a ponte custe 1.000.000,00. Ai, até o 'empresário' é obrigado a emitir notas fiscais de que foi esse valor, claro, a diferença do imposto entre o valor real e esse roubado, o é reembolsado, e ai, qual o TCM, DA UNIÃO irão descobrir esse assalto aos cofres públicos? Os vereadores da 'situação', todos, também, mamam! Vejam, senhores homens de bem, a diferença entre 1.000.000,00 para o verdadeiro valor da construção que é de 400 mil reais, 600 mil reais, é roubado de todos nós! Não quero afirmar que todas essas EMENDAS SÃO LADRONAS, mas, não tenham dúvidas, umas 90% é! POR ISTO BRIGAM, ATÉ VÃO AOS TAPAS, para fazerem parte das comissões de orçamento de cada parlamento!
 
Sem dúvida, e ai falo como AUDITOR ECONÕMICO E FINANCEIRO, PÚBLICO, o rombo dessas emendas é tão assustador que a LAVA-JATO SE TORNARIA UMA GOTINHA LENTA!
 
Temos que voltar ao passado, onde existiam SUGESTÕES NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA OBRAS E SERVIÇOS, JAMAIS SEREM OBRIGATÓRIAS COMO SÃO HOJE, ALÉM DO PODER EXECUTIVO SER OBRIGADO A COLOCA-LAS NO PLANEJAMENTO ECONÕMICO E FINANCEIRO DO PRÓXIMO EXERCÍCIO, MESMO QUE CAIA UMA BOMBA ATÔMICA SOBRE O PAIS, por isto, exigiram e conseguiram que elas fossem IMPOSITIVAS, AS ÚNICAS DO ORÇAMENTO, JUNTAMENTE COM SAÚDE E EDUCAÇÃO!
 
TEMOS QUE EXTINGUI-LAS, PARA O BEM DA MORALIDADE PÚBLICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário