terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI SERÁ A RENOVAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA EM TODO O MUNDO!


Enganan-se os que pensam que a sua renúncia foi um ato de fraqueza, mas, sim, de grandeza! É que em nossos tempos não enxergamos assim, principalmente, quando vimos os ditadores e politiqueiros agarrados, até à morte, ao poder!

Realmente, os problemas da Igreja Católica Apostólica Romana são imensos, muitos originados do início da sua formação!

A seguir, uma entrevista publicada no jornal O Globo, de 23.2.2013, com o padre Jesuíta, Hans Zollner, muito próximo ao Papa:

"ELE FOI O PRIMEIRO A PEDIR PERDÃO PELOS DELITOS SEXUAIS"

Diretor do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma acredita que a Igreja está sempre sendo reformada, mais até do que se pensa.

Berlim: Para o padre jusuíta Hans Zollner, uma das maiores frutrações do Papa Bento XVI foi não ter conseguido criar um processo de funcionamento transparente da cúria romana. Aos 46 anos, ele dirige o Instituto de Psicologogia da Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) de Roma. Sob seu comando, a Instituição fez uma investigação científica de casos de pedofilia na Igreja. E revelou novas - e polêmicas conclusões, como a de que padres homossexuais seriam mais reincidentes nesse tipo de crime do que os heterosssexuais.

Suas respostas as perguntas feitas pela jornalista Graça Magalhães - Ruether, correspondente desse jornal em Roma:

. É chegada a hora de o Vaticano fazer uma nova reforma?

. A Igreja está sempre sendo reformada e há mais movimento do que pensamos. O próximo Papa vai com certeza abordar o problema da Cúria romana, sobre como poderá funcionar de forma mais controlada, por meio de uma estrutura mais transparente. Há na Cúria uma estrutura arcaica criada há vários séculos que funcionou bem no passado mas não é adequada à época de hoje. Acho que Bento XVI já começou a atacar o prolbema, ao indicar um novo chefe para o Banco do vaticano, exatamente para ter mais transparência.

. Bento XVI também teria tentado, sem sucesso, reformar a Cúria, mais poderosa do que o próprio Papa...

. A Cúria não é um poder único, mas formada por vários ministérios. Um grande problema enfrenado pelo Papa foi falta de transparência, encontros regulares, uma forma de reunião de babinete, onde os vários ministros pudessem relatar, para que todos soubessem o que os outros estavam fazendo. Ele enfrentou dificuldades enão conseguiu impor transparência, porque havia representantes da cúria que não estavam interessados em mudanças.

. O que o senhor espera do próximo Papa?

. Acho que não deve ser europeu, precisa abordar a questão da Cúria e do abuso sexual de forma tão veemente quanto Bento XVI, e também as questões morais e teológicas, a relação da Igreja com a Ciência e a modernidade.

. O Senhor chefiou a investigação de casos de pedofilia e as conclusões foram apresentadas ao vaticano. esses escândalos tiveram influência na renúncia do Papa?

. Os casos o desgastaram bastante, mas não acredito que tenham influenciado na sua decisão de abdicar. Além disso, isso não era uma novidade, pois já a partir de 1995, como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o então cardeal Joseph Ratzinger mandava investigar e acusar internamente os casos de pedofilia. Ele foi o primeiro Papa a pedir perdão em nome da Igreja pelos delitos sexuais cometidos por padres. Ele foi também o primeiro a olhar nos olhos das vítimas e o primeiro a decidir que a Igreja deveria indenizar materialmente as vítimas. Em busca de uma resposta teológica para o problema, ele resolveu centralizar o combate aos casos de abuso na própria congregação da fé.

. O senhor acredita que o celibato é uma das causas dos delitos sexuais?

. Naturalmente, não. Uma pesquisa sobre os casos de abuso na Alemanha por três psiquiatras forenses revela que não há nenhuma relação causal entre a vida celibatária dos padres e os casos de abuso sexual. Outra conclusão surpreendente é que 99% dos casos investigado mostram que os autores dos abusos não viviam de forma celibatária. Quando se trata de pedofilia, no conceito psiquiátrico, quer dizer, abuso sexual de crianças, uma pessoa adquire essa tendência por volta dos 15 anos. Não é o celibato que faz um padre se tornar um delinquente. Essa tendencia patológica está em todos os setores da sociedade, também nos seminários.

. Como o senhor explica que exatamente pessoas que sofrem desse distúrbio sexual resolvam ser padres?

. Há dois tipos de motivação. Uma delas é que essas pessoas acreditam que na Igreja teriam mais condições de controlar a tendência. Outra é que elas procuram o poder sobre as crianças. Esse aspecto é o que mais choca a opinião pública e é também, para nós, o mais difícil de explicar.

. Certa vez o senhor disse aum jornal polonês que padres homossexuais são mais vulneráveis à pratica de abuso sexual de crianças e adolescentes. Por que?

. Não é isso. O que eu disse foi que, entre os padres autores de abuso, os homossexuais repetem o delito com muito mais frequênica que os hetresosexuais. Foi uma conclusão tirada de estudos psiquiátricos"

Essa é minha: Na antiguidade uma pessoa ser homossexual era um choque para a família e para a sociedade! A família conseguia que essa pessoa fôsse internada em um Convento, de Padre ou Freira, para o resto da vida, longe da sociedade e dos seus parentes e amigos! Portanto, esse problema da Igreja já é velho! Outros, com receio da Sociedade, virava padre ou freira! E para a Igreja seria dificil fazer testes para saber se o cidadão ou cidadã era homossexual, pois, já pensaram em pegar um desse para fazer sexo como teste antes de ser ordenado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário